Rafael Costa, Programador de apenas 13 anos - entrevista
[url]https://www.youtube.com/watch?v=71YPBe0JCjU[/url]
Eduardo Pessoa
Melhor post
Ronaldo Lanhellas
16/09/2014
tem inumeras outras questoes que implicam, principalmente no que se refira a relacionamento.
Por esse motivo, relacionamento, alguns profissionais escolhem rumos de carreiras distintos, tecnicos e analistas por exemplo.
Sim, a inteligência é só um ponto (muito importante é claro) mas não é o único.
Mais Respostas
Fernanda Acacia
13/09/2014
Roniere Almeida
13/09/2014
Marcelo Pastore
13/09/2014
Janaina Mendes
13/09/2014
Roniere Almeida
13/09/2014
esses já tem a possibilidade arrumar um estagio com "EXPERIENCIA" kkkkk
Aluisio Cavalcante
13/09/2014
Alex Lekao
13/09/2014
Nao sei se eu seja a pessoa ideia para comentar alguma coisa a respeito disso, mas nos dias de hoje eh cada vez mais comum encontrarmos jovens extremamente inteligentes e precoces.
Muito provavelmente os pais, ou o pai, lida com a area ou trabalha com a area, sendo assim seria muito natural ele ter uma boa desenvoltura, e se pensarmos nisso, aliarmos a sua grande inteligencia, se torna praticamente imbativel.
Falo por experiencia, sou autodidata em praticamente tudo que sei fazer hoje e um curioso por natureza, muito do que sei que nao aprendi sozinho busquei o basico inicial e o resto depois evolui com dicas e tentativas autonomas, hoje o meu filho tem habilidades para tecnologia e se sai muito bem.
Isso se pensarmos que eu nao incentivava-o para ingressar na area, ate o desincentivava(se eh que existe essa palavra rsrsr), mas ele quis partir para isso, hoje sem muito(quase nenhum) apoio meu ele com 15 anos usa Linux e Windows, sabe formatar instalar(coisas basicas) nos dois sistemas operacionais, ja passou por duas versoes windows(XP e 7) e uma 5 ou 6 de Linux.
Aprendeu sozinho a mexer num software chamado Blend que eh utilizado para designer de jogos, fazer graficos para jogos e animacoes para jogos, aprendeu a mexer no gimp, o basico mas ja sabe fazer alguma coisa, tudo vendo tutoriais na internet e fazendo seus testes, fala e entendo muita coisa em ingles sem nunca ter feito um curso.
Ele(meu filho) tem um nivel de inteligencia muito superior ao meu(que nao sou dos mais burros, mas nao sou um genio. rsrsr) e ele ja me superou e muito nos seus conhecimentos em tecnologia e cultura diversa.
Agora imaginem os filhos destes que hoje sao extremamente inteligentes, ou serao genios completos ou completos idiotas. rsrsr
Espero ter contribuido no "debate". rsrsr
Abraco.
Roniere Almeida
13/09/2014
Alex Lekao
13/09/2014
Obrigado Roniere!!!
Acredito que o minimo como pai, seja incentiva-lo, apiar em suas decisoes e orientar no caminho certo.
Nao consigo falar sobre meus filhos sem ficar com o coracao apertado e os olhos marejados, por que eles sao o meu principal projeto de vida, o resto que faco eh secundario.
Quero que eles(filho e filha) sejam boas pessoas, integras, honestas, dedicadas, fortes e que cumprem o seu papel na sociedade e nao sejam apenas mais um no meio da multidao, mas sim um alguem que faz diferenca no meio da multidao.
Como nunca tive dinheiro de sobra para coloca-los em escolas que os ajudasse a ser melhores em sua cultura e aprendizado diverso, tive que fazer eu mesmo, eles estudando em uma escola publica com qualidade muito inferior, eles aprenderam na escola o "beaba" mas o que tinha peso foi ensinado em casa, se eles sabem ler, foi porque eu lia com eles e os colacava para ler e ensinava como deveria ser a postura ou forma de ler, sentar com eles para ensinar a somar, subtrair, multiplicar etc, etc.
Incentivo a que eles procurem conteudo na internet para aprenderem, quer seja tecnologia, idiomas, conhecimentos gerais, e discutirem comigo a respeito, aquilo que houvem na escola falarem comigo, aquilo que conversam com os amigos falarem comigo, quero que antes de tudo, eu possa tambem ser amigos deles.
Quero ouvi-lo, entende-los, chorar com eles qdo estiverem tristes e gargalhar com eles quando estiverem felizes, porque somente rir eh meio chato, gargalhar eh mais divertido. rsrsr
Sempre procurei incentiva-los a serem um pouco mais independentes, sem deixar a familia de lado e sem desvalorizar a familia e os amigos, tratar as pessoas com respeito e educacao, ter prestatividade.
Espero que qdo eu me for, eu tenha conseguido deixar algo muito valor para eles.
Exemplo de hombridade e civilidade.
Um legado que eles possam se orgulhar e dizer sem medo, sem restricao e sem sentir vergonha.
Eu sou filho(a) de Alexandro Rauta, que foi conhecido por muitos como Lekao.
Desculpe, preciso sair para chorar agora. rsrsr
Abraco.
Roniere Almeida
13/09/2014
Ronaldo Lanhellas
13/09/2014
É ótimo que ele seja tão inteligente, podemos dizer até um gênio para sua idade e provavelmente terá uma ótima carreira profissional. Mas vale ressaltar que ser inteligente/gênio não basta, você precisa de muito mais hoje em dia:
1 - Profissionalismo;
2 - Maturidade;
3 - Organização;
4 - Pontualidade;
5 - Qualificações;
e etc. Esses são só alguns pontos que eu vejo que um profissional deve ter além da sua genialidade. De que adianta ter um gênio na minha equipe se ele é imaturo ? Age como criança e não tem o mínimo de profissionalismo.
Alex Lekao
13/09/2014
Bem lembrado.
Ronaldo Lanhellas
13/09/2014
Bem lembrado.
Obrigado :D
Eduardo Pessoa
13/09/2014
Roniere Almeida
13/09/2014
Alex Lekao
13/09/2014
tem inumeras outras questoes que implicam, principalmente no que se refira a relacionamento.
Por esse motivo, relacionamento, alguns profissionais escolhem rumos de carreiras distintos, tecnicos e analistas por exemplo.
Roniere Almeida
13/09/2014
Alex Lekao
13/09/2014
levando em conta que os sistemas comerciais, temos inumeras funcoes envolvidas para se entregar o sistema, analistas de sistemas, analistas de testes, analistas de suporte, etc, etc.
Entao um analista de testes, ou um testador, tem um nivel de isolamento muito maior que um analista de requisitos(nem lembro se existe mesmo essa funcao. rsrsr) por exemplo. rsrsr
Abraco.
Roniere Almeida
13/09/2014
Fernanda Acacia
13/09/2014
Alex Lekao
13/09/2014
Eh claro que existem casos e casos, e todo profissional tem um nivel de contato que eh necessario.
Alguns perfis tendem para uma area com menor contato, nao havera isolamento total, eh impossivel.
E claro que a nivel de carreira, o profissional que opta por uma linha mais reclusa a curva de carreira dele eh mais longa que o que trabalho com contato diario com varias pessoas.
Isso se nao levarmos em conta que as vezes as promocoes so acontecem se tivermos um pouco mais de ousadia que a maioria.
No meu caso eu puchei a responsabilidade para mim e pedi o cargo, fui aceito.
Eu corria o risco de nao ser aceito, mas o nao era garantido e o sim uma possibilidade. rsrs
Abraco.
Fernanda Acacia
13/09/2014
Eduardo Pessoa
13/09/2014
Alex Lekao
13/09/2014
Cheguei a ver sobre isso em um treinamento de Coaching que recebi.
Eh impossivel, lidamos com pessoas o tempo todo, quer seja com o gerente de projetos, analista de requisitos, seja la o que for, o cara vai ter que lidar com alguem, uns terao menos contato outros terao mais, sempre. rsrs
Eduardo Pessoa
13/09/2014
Alex Lekao
13/09/2014
Sei das questoes com relacao ao menor aprendiz.
Sempre aparecem vagas em empresas como IBM para menores aprendizes.
La em casa eu tentei fazer com que meu filho fosse para outra area, mas ele quiz se envolver com tecnologia. rsrsrsr, mas no caso dele ele quer algo voltado para jogos. srsrsr
Eduardo Pessoa
13/09/2014
Eduardo Pessoa
13/09/2014
Alex Lekao
13/09/2014
Nao me lembro exatamente quais foram as vagas, mas ja sairam varias para menores aprendizes.
Ate falei para o meu filho se inscrever.
Eduardo Pessoa
13/09/2014
Alex Lekao
13/09/2014
Eles nao vao pegar mulekes totalmente sem conhecimento. kkk
Eduardo Pessoa
13/09/2014
Alex Lekao
13/09/2014
nao dao, isso eh fato.
Mas para quem eh "pobre" eh sempre mais dificil, tem que correr atraz.
O meu filho fez o primeiro curso de informatica com 10 anos mais ou menos, na sequencia comecamos a "liberar" o uso de computador e tal, e explicar algumas coisas.
Algumas coisas que ele sabe, teve iniciacao por mim, que sou da area, outras aprendeu sozinho.
Na regiao que moramos tem escolas que sao gratuitas e dao formacao em TI e sao referencia na regiao para essa molecada, tem dois colegios Tecnicos da Unicamp e um outro colegio que tambem eh referencia, forma bastante garato(a) na area de TI e eh gratuito.
So que todos para entrar o muleke tem que se dedicar, tem que estudar, e o estudo eh puchadissimo.
O meu filho nao conseguiu entrar em duas que tentou, a filha de um amigo conseguiu entrar em um CT da Unicamp, esta com um projeto de estrutura de Rede completa, desde custos iniciais, materiais, profissionais, etc etc, para apresentar para o professor.
Essa escola, eles pucham, e pucham com forca, a coisa mais dificil eh alguem ficar com todas as materias acima da media, sempre tem alguem com materias abaixo, no minimo uma. rsrsr
E parece que todo final de semana tem um simulado para o vestibular.
a escola eh de periodo integral.
Abraco.
Eduardo Pessoa
13/09/2014
Roniere Almeida
13/09/2014
Eduardo Pessoa
13/09/2014
Sim, notei isso tambem, varios cursos tecnicos gratuitos e em instituições boas de ensino.