Ranking dos SGBD´s

Off Topic

28/10/2013

interessante a lista dos banco de dados, achei estranho Oracle está em primeiro

[url]http://db-engines.com/en/ranking/relational+dbms[/url]
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Curtidas 0

Respostas

Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

28/10/2013

legal o ranking, eu sei que o Oracle é para empresas gigantes, mas não sei se seria para tanto.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

28/10/2013

o que chama a atenção são os bancos novos subindo.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/10/2013

Oi Galera, bom dia!!

O Ranking eh de popularidade e nao de uso... rsrsr

De fato o Oracle eh mais popular que SQL Server e de fato os bancos gratuitos vem tomando lugar, em especial o MySQL por ser alem de gratuito tambem eh robusto e tal, e muitas empresas que trabalham com ambiente web optam por utiliza-lo e como esse mercado web vem crescendo grandemente natualmente esse banco cresce junto.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

suspeitei desde o principio, hehehe
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/10/2013

kkkkkkkk
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

28/10/2013

Oi Galera, bom dia!!

O Ranking eh de popularidade e nao de uso... rsrsr

De fato o Oracle eh mais popular que SQL Server e de fato os bancos gratuitos vem tomando lugar, em especial o MySQL por ser alem de gratuito tambem eh robusto e tal, e muitas empresas que trabalham com ambiente web optam por utiliza-lo e como esse mercado web vem crescendo grandemente natualmente esse banco cresce junto.

Abraco.

Alex - Lekao

não sabia.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

28/10/2013

por isso tambem achei estranho esse negocio.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/10/2013

propagando....

alma do negocio... rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

propagando....

alma do negocio... rsrsr

querendo discordar um pouco, eu acho a Oracle bastante fechada quanto a isso(popularidade, facilidade de encontrar material de apoio, cursos e certificações caros...etc).
pra mim, a minha lista seria

1 - SQL Server - em contra partida da oracle, do que eu escrevi acima.
2 - MySQL - por ser o mais difundido por ser free(cursos de PHP e Java abordam ele)
3 - PostGree
4 - Oracle

hehehehe
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

28/10/2013

concordo com sua lista, está bem melhor.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

28/10/2013

colocaria o mysql e o postgree nas primeiras colocações. mas a sua lista foi boa.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

28/10/2013

colocaria o mysql e o postgree nas primeiras colocações. mas a sua lista foi boa.

cada um com seu cada qual, rsrsrsrs
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/10/2013

Opa...

atrasado para variar um pouco... rssr

Entao, as discordancias sao normais.

Eu particularmente ouvi falar de Oracle antes de SQL, ate firebird ouvi falar antes de SQL... rsrsr

Se bem que qdo comecei era DBF, acho que db2, ou dbase, sei la.. nao me lembro mais... tem certas coisas que eh melhor esquecer... rsrr

Agora se formos montar o banco por acessibilidade x popularidade acredito que o Ranking do Roniere estaria muito bom sim; embora alguns sao bancos mais novos, se nao me engano. rsrsr

Abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

eu pelo menos achei a minha mais logica. hehehe
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

28/10/2013

Alex, esses bancos que você citou ainda existem?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/10/2013

dbf, db2, dbase?

dbf acredito que sim, embora praticamente nao tenho visto.

db2 acho que a ibm utiliza.

dbase, era coisa de programacao muito antiga, usava se nao me engano com base, se eh que era esse o nome da "linguagem" e com cobol eu acho.

dbf nao seria um banco especificamente, seria um arquivo "texto" com uma estrutura de linhas e colunas salvo neste formato que alguns programas utilizavam, programas para msdos, eles tinham uma certa limitacao, em alguns casos se nao me engano era um milhao ou 3 milhos de linhas, nao me lembro, e constantemente acontecia corrupcao de tabelas, elas eram truncadas, a gravacao andava um registro ou mais por exemplo, e ai dava pau, era uma loucura...r srsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

são historias em esses bancos.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

28/10/2013

dbf, db2, dbase?

dbf acredito que sim, embora praticamente nao tenho visto.

db2 acho que a ibm utiliza.

dbase, era coisa de programacao muito antiga, usava se nao me engano com base, se eh que era esse o nome da "linguagem" e com cobol eu acho.

dbf nao seria um banco especificamente, seria um arquivo "texto" com uma estrutura de linhas e colunas salvo neste formato que alguns programas utilizavam, programas para msdos, eles tinham uma certa limitacao, em alguns casos se nao me engano era um milhao ou 3 milhos de linhas, nao me lembro, e constantemente acontecia corrupcao de tabelas, elas eram truncadas, a gravacao andava um registro ou mais por exemplo, e ai dava pau, era uma loucura...r srsr

esse db2 é um pouco conhecido, dificil encontrar alguma coisa dele.
GOSTEI 0
Jefferson Santos

Jefferson Santos

28/10/2013

A Oracle cresceu demais ultimamente, não que o SQL fique muito atras mais a Oracle é utilizada na maioria das empresas de grande porte
pelo mundo, com a compra do MySQL cresceu mais ainda.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/10/2013

Sim... cresceu sim.

se nao me engano hj eles ate tem solucoes para pequenos, e com isso acaba-se ganhando mercado.

acredito que a briga principal hj seja entre SQL Server e Oracle, ficando muito dificil definir qual dos dois seja o melhor, pq tem muitos detalhes de cada um que sao melhores que o outro.

embora eu fique com SQL Server pela facilidade de conteudo e acessibilidade. =.D... rsrs
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

A Oracle cresceu demais ultimamente, não que o SQL fique muito atras mais a Oracle é utilizada na maioria das empresas de grande porte
pelo mundo, com a compra do MySQL cresceu mais ainda.

tambem concordo com o fato.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

Sim... cresceu sim.

se nao me engano hj eles ate tem solucoes para pequenos, e com isso acaba-se ganhando mercado.

acredito que a briga principal hj seja entre SQL Server e Oracle, ficando muito dificil definir qual dos dois seja o melhor, pq tem muitos detalhes de cada um que sao melhores que o outro.

embora eu fique com SQL Server pela facilidade de conteudo e acessibilidade. =.D... rsrs

são, são os dois maiores, uma coisa deve ser dita...tem funcionalidades e vacilidade que existem no SQL Server e no Oracle não, porem, tambem existem funcionalidades no Oracle que não tem no SQL Server.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

28/10/2013

eu tambem Alex, SQL Server é muito bom com relação a facilidade de se achar conteudo.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/10/2013

eu tambem Alex, SQL Server é muito bom com relação a facilidade de se achar conteudo.

sim ate mesmo no proprio site da microsoft tem muita coisa.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

28/10/2013

Alem da docuumentação, artigos, forum e principalmente video aulas.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/10/2013

Alem da docuumentação, artigos, forum e principalmente video aulas.

isso mesmo.
GOSTEI 0
Jefferson Santos

Jefferson Santos

28/10/2013

O Oracle tem um custo mais alto que o SQL Server e é mais difícil de administrar,
porém é um produto que possui mais recursos de segurança e performance,
que podem ser muito importantes e cruciais para empresas que possuem aplicações
críticas e que possuem muitos dados e muitos usuários concorrentes, em geral.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

O Oracle tem um custo mais alto que o SQL Server e é mais difícil de administrar,

concordo com boa parte que escreveu, porem não é tão complicado administrar com o SQL Server.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

28/10/2013

verdade, li um pouco mais sobre a Oracle, mas até onde sei, ela se restringe a empresas realmente grandes.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/10/2013

sim... esse era um estigma que a Oracle carregava.

Mas hoje eles tem ganhando mercado entre as empresas menores, tem disponibilizado solucoes para empresas menores.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

28/10/2013

sim... esse era um estigma que a Oracle carregava.

Mas hoje eles tem ganhando mercado entre as empresas menores, tem disponibilizado solucoes para empresas menores.

pra mim isso é novidade, mas a unica seria aquela express? eu acho que é esse nome.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

desconhecia essa novidade tambem.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/10/2013

nao sei o nome da distribuicao... rsrsr

mas que estao todos fazendo isso estao... rsrsr

inclusive o MySql eh da Oracle, um banco de dados gratuito. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

MySQL é da Oracle mas não é Oracle!!! entendeu a gigante diferença? kkkkkkkkkkkk
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

28/10/2013

tb acho, rsrsrs
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/10/2013

acredito que isso seja uma jogada de "marketing"....

vc baixa o workbench no site da oracle, vc baixa o mysql e ferramentas, no site da oracle, vc baixa o java e o netbeens por exemplo no site da oracle e nenhum deles eh da oracle.... rsrsr

eh claro que a oracle deve ter algum tipo de participacao nos projetos, e com isso a torna ainda mais conhecida que ja eh um bom passo para ganho de mercado, afinal so eh lembrado quem eh visto, e isso vale para nos tambem como profissionais, precisamos ser vistos para sermos lembrados... rssr

GOSTEI 0
Elter Teodoro

Elter Teodoro

28/10/2013

Achei a lista sensata,apenas algumas considerações:

1-Curioso a colocação do Hive ,Netezza,Vertica e FileMaker,que a maioria
nunca leu ou ouviu falar sobre eles.

2-O Sysbase que foi o projeto que deu origem ao SQL-Server,acabou se distanciando do SQL-Server.

3-Achei que o Apache Derby iria crescer junto com java

4-senti a falta do DataFlex e do Caché(Orientado a Objeto)
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

Elter, tudo bem?

1- Hive ,Netezza,Vertica e FileMaker, eu particularmente nunca ouvi falar(como você escreveu).
.

2-O Sysbase ainda existe?.

3-Apache Derby, esse seria o banco feito em java? não lembro.

4-DataFlex e do Caché(Orientado a Objeto), conheci apenas o Caché, mas academicamente.

GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

28/10/2013

Essa matéria é do ano passado, mas eu não acredito que tenha mudado tanto assim de lá pra cá, pelo menos o Oracle não deve ter perdido o posto dele.
[url]http://imasters.com.br/banco-de-dados/db2/o-mito-do-melhor-desempenho-em-banco-de-dados/[/url]
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/262490-20140429-182031.jpg[/img]

Reparem a diferença do Oracle para os demais bancos.
Não é a toa que o Oracle é considerado um dos bancos mais robustos e melhor em relação a todos os outros.
Eu não conheço todos os bancos de dados então não posso julgar nenhum.
Mas já trabalhei com Oracle e, quando mudei de empresa, passei a trabalhar com o PostgreSQL. A diferença de um pra outro em performance é enorme.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

28/10/2013

Complemento minha idéia com as palavras do Jefferson:

Ele pode ser mais díficil de administrar mas se ele for bem administrado, ele se torna imbatível.
Não tem o que não se possa programar com ele, pois ele possui uma infinidade de funções e recursos que favorecem o trabalho.
Quando eu trabalhava com Oracle, tinhamos como regra deixar todo processamento que envolvesse SQL armazenados no banco de dados, isso deixava as aplicações muito mais leves e reduzia linhas e linhas de códigos programados em PHP, Delphi, Java. Sem contar no reaproveitamento de código...

GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

eu tinha uma visão de que o SQL Server fosso mais bem parecido com o Oracle.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

28/10/2013

Talvez você tenha essa visão porque vc trabalha com SQLServer. Eu não conheço o SQLServer, então não posso fazer nenhum comparativo entre eles.
Eu não lembro como era o MySQL antes da Oracle comprar a Sun, mas tive a oportunidade de conhecer o MySQL Workbench e percebi que a forma de criar os bancos e de se trabalhar com ele está bem parecida com a do Oracle 11g.
Além disso, o PostgreSQL possui a linguagem PGPLSQL que tem grande semelhança com o PL/SQL do Oracle 11g.
A partir disso, eu vejo Oracle como referência para os demais bancos.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

eu não trabalho, ttinha/tenho mais contato com ele, um detalhe, Oracle por aqui(Fortaleza), não merece a devida atenção pelos cursos, sejam eles tecnico ou superior.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

28/10/2013

Oracle não é muito divulgado, deveria ser mais, por ser um dos maiores.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

eu não sei agora, mas ha alguns anos, apenas cita o banco e nunca mais.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

28/10/2013

Talvez não seja na região de vcs....
Aqui no Sul é bem conhecido por ser utilizado por empresas grandes...
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

pode até ser, mas aqui a gente só sabe que existe, nenhuma faculdade oferece em suas disciplinas, parece algo extremamente elitizado, e os cursos, geralmente uma foturna, hehehe, ostenção da tecnologia.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

28/10/2013

Mas aqui, até onde sei, também não são utilizados nas universidades. Só sei de um professor que já utilizou o Oracle em aulas nas graduações.
Mas tem muito material bom sobre Oracle na Web, sabendo SQL não tem como não aprender a programar em PL/SQL.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

verdade, bem que a Oracle poderia investir em material, como a Microsoft faz.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

28/10/2013

Mas eles tem, tem uma coleção de livros inteira sobre o Oracle 11g com conteúdos que caem nos exames de certificações, sem contar no Manual do DBA que é completo, porém esse é mais dificil de conseguir comprar. Além disso eles tem uma biblioteca online que contém todo o conteúdo que vc precisar...
Sem contar na infinidade de links que surgem quando vc pesquisa na web.
Eu já vi conteúdos da Microsoft, realmente são muito bons e bem acessíveis. A IBM também segue essa linha disponibilizando conteúdos completos.
Eu acho que, por exemplo no meu caso, quando estou acostumada a pesquisar sobre um determinado assunto eu tenho mais facilidade de encontrar as respostas que eu preciso.
Não sei se isso ocorre com vcs tbm, talvez seja por hábito.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

28/10/2013

Compartilhando o link da documentação online da Oracle: [url]http://docs.oracle.com/cd/E11882_01/index.htm[/url]
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

Marisiana, aproveitando que este post está ativo, queria questionar sobre outros bancos, os bancos NoSQL, voltando aos bancos tradicionais, o MariaDB, que parece que foi apenas fogo de palha.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/10/2013

muito obrigado pelas informações passadas sobre o Oracle e seu conteudo, acredito que seja mais cultural mesmo, Oracle todos nós sabemos que é forte e muito, porem não é muito difundido.
GOSTEI 0
POSTAR