Redimensionar Form

Delphi

20/05/2004

Sei que é besteira mais não estou encontrando a propriedade que bloqueia o redimensionamento da tela.

Que impedir que o usuarios chegue com o mouse nos cantos da tela e aumente, qual é a propriedade que tira este direiro?

Wgm8

Wgm8

Curtidas 0

Respostas

Cebikyn

Cebikyn

20/05/2004

É a propriedade BorderStyle.

BorderStyle = bsSingle ou bsToolWindow

Tem tb uma outra que controla o tamanho máximo e mínimo do form, que é a Constraints.

GOSTEI 0
Henry

Henry

20/05/2004

Eu nem ia posta por que sei que quando o Cebis fala ta falado, mas eu uso a propiedade AutoSize....Form1.autosize:= true. Num e melhor Cebis?

GOSTEI 0
Cebikyn

Cebikyn

20/05/2004

Não. Autosize=true ainda exibe as setas de redimensionamento, apesar de realmente bloquear o redimensionamento do form (se o usuário tentar usar as setas que aparecem, o form se move, e para usuários inesperientes, isso vai parecer um comportamento anormal). E se o programa precisar redimensionar via código (tipo Width := 100;), o Autosize vai barrar, sem contar que Autosize não permite que vc deixe espaços em branco nas bordas do form (eu por ex deixo sempre uns 8px), podendo dar uma impressão de que os componentes estão todos amontoados.

GOSTEI 0
Cabelo

Cabelo

20/05/2004

Caros Colegas, quando vc muda a propriedade border style, vc perde alguns recursos bons para o seu form, o que vc pode usar é uma função que limita o tamanho do form, usando a propriedade contraints (trava o tamanho máximo ou mínimo do Form) :

procedure P_Constraints(l_form : TForm; l_heigth, l_width : integer);
begin
l_form.BorderIcons := [biSystemMenu];
l_form.Constraints.MaxHeight := l_heigth;
l_form.Constraints.MinHeight := l_heigth;
l_form.Constraints.MaxWidth := l_width;
l_form.Constraints.MinWidth := l_width;
end;

onde : l_form = form que vc quer controlar o tamanho;
l_heigth =altura inicial do form;
l_width = largura Inicial do Form;

Espero ter ajudado..