Referenciar o valor da chave primaria na secundária

Banco de Dados

06/02/2018

Bom dia a todos.
Preciso de ajuda na resolução de um problema, meu cenário é o seguinte
Tenho duas tabelas (FUNCIONARIO e CLIENTE ) ambas com chave primária auto incremento a tabela CLIENTE faz referencia com a tabela FUNCIONARIO através da chave estrangeira.
Condição da regra de negocio
Para inserir um cliente primeiro tenho que possuir um cliente cadastrado "óbvio"
Minha dúvida é como levar o IDFUNCIONARIO que uma chave primaria para a chave estrangeira que esta na tabela CLIENTE, pois a chave estrangeira nÃo aceita valores nulos na tabela CLIENTE.
Esse procedimento pode ser feito como exemplifique por favor obrigado
Lucilio Gomes

Lucilio Gomes

Curtidas 0

Melhor post

Pablo Carvalho

Pablo Carvalho

07/02/2018

Opa, tudo bem?

Eu não exatamente qual será o relacionamento entre cliente e funcionário na sua aplicação, porém, pelo que você explicou existe uma relação entre elas, no caso vamos tomar por base o que eu entendi desse relacionamento, sendo "Um funcionário é responsável por um determinado cliente".

Nesse caso, a identificação do funcionário (idfuncionario) deve estar vinculado ao campo (FK_idfuncionario) da tabela cliente, sendo assim, você só consegue cadastrar um cliente, se já existir um funcionário cadastrado.

Quando puder explique melhor o seu cenário, talvez a tua modelagem pode não estar na melhor forma para expressar esse relacionamento.
GOSTEI 3

Mais Respostas

Lucilio Gomes

Lucilio Gomes

06/02/2018

Correto só será possível cadastrar uma cliente se existir um funcionário cadastrado no sistema, você poderia dar algumas dicas caso minha modelagem não esteja dentro do cenário que eu esteja construindo obrigado
GOSTEI 0
Douglas Sousa

Douglas Sousa

06/02/2018

Mas relacionar Cliente com funcionário ? um pouco sem logica quais controles quer fazer ?

posta a estrutura das suas tabelas.
GOSTEI 0
Douglas Sousa

Douglas Sousa

06/02/2018

Mas relacionar Cliente com funcionário ? um pouco sem logica quais controles quer fazer ?

posta a estrutura das suas tabelas.

a não ser que queira saber quem cadastrou ai é outra coisa
GOSTEI 0
Lucilio Gomes

Lucilio Gomes

06/02/2018

Olá bom dia!

Estou com uma grande dúvida em construir o relacionamento deste banco.

Cenário

A empresa possui vários funcionários, onde será necessário saber que fez as operações no sistema ex: cadastro de veículos, clientes e outros

Minha dúvida é como preencher o valor da chave estrangeiras nos relacionamentos par que os campos não fiquem vazios

por exemplo a tabela Cliente possui um cliente cadastrado "01 José" o mesmo cliente está cadastrado na tabela endereço 01 São Paulo.

Detalhes

Onde a tabela cliente 01 seria a chave primaria auto incremento e José um campo normal.

A tabela endereço teria a chave primaria "idEndereco" auto incremento, e o codCLiente que seria a chave estrangeira que seria o mesmo número do cliente cadastrado

Dúvida como deixar o codcliente da tabela cliente, na chave estrangeira da tabela endereço igual

OBG
GOSTEI 0
Douglas Sousa

Douglas Sousa

06/02/2018

Boa tarde,

Amigão seguinte, essa chave que vc esta falando não seria um relacionamento nem uma chave estrangeira pois se será um campo que vai preencher em um determinado momento não pode ser uma chave estrangeira essa seria praticamente obrigatório informar no ato!

essa parte de preencher o campo com o código do cliente vc pode controlar isso via aplicação, tipo o usuario do login seria o campo da pessoa que vai cadastrar ai é so guardar ele e na hora do insert pegar ele como parâmetro.

não sei se é bem isso mais foi o q consegui entender caso não seja suficiente a informação osta a estrutura das tabelas para que possa ficar mais claro e como pretende preencher esse campo
GOSTEI 1
Lucilio Gomes

Lucilio Gomes

06/02/2018

Não conseguir enviar a imagem. Entendi, esse procedimento não seria possível via sql, e sim na aplicação através de parâmetro.
GOSTEI 0
POSTAR