Referencias com o Parent

Delphi

20/04/2006

Crio varios Labels em um Form. O Parent dos Labels é Form1.
Constantemente preciso alterar as propriedades da fonte desses Labels.
Então altero a fonte do Form (ja que ele é o parent) para não precisar ir rodando todos os labels um por um. Até aí tudo certo. Algumas vezes preciso alterar a cor da fonte de apenas um dos labels. A cor é alterada normalmente. Isso é apenas para mostrar qual label o usuario clicou. Depois faço Label1.Font.Color := Form1.Font.Color para voltar a cor normal. O problema é que depois se eu mudar a cor da fonte do Form1, todos os labels vão mudar de cor menos o que eu mexi anteriormente.
Pelo que percebi ele para de referenciar o parent depois que foi alterada diretamente sua fonte.
Como eu faço para depois de alterar essa propriedade, ela voltar a ser referenciada pelo Form1?

Valeu ...

M@gnun

M@gnun

Curtidas 0

Respostas

Massuda

Massuda

20/04/2006

Então altero a fonte do Form (ja que ele é o parent) para não precisar ir rodando todos os labels um por um.
Muitos componentes da VCL possuem as propriedades ParentFont e ParentColor (entre outras) que ajustam esse comportamente. Quando, por exemplo, ParentFont é True, basta ajustar o fonte do Parent (no caso, o form) que os fontes dos componentes usarão o mesmo ajuste.

Algumas vezes preciso alterar a cor da fonte de apenas um dos labels... O problema é que depois se eu mudar a cor da fonte do Form1, todos os labels vão mudar de cor menos o que eu mexi anteriormente.
Quando você ajusta o fonte do label, automaticamente o ParentFont vai para False e continua False mesmo quando você restaura os ajustes iniciais. Neste caso, a melhor forma de você restaurar os ajustes iniciais é fazer ParentFont = True.

GOSTEI 0
M@gnun

M@gnun

20/04/2006

Valeu massuda, não tinha percebido que o parentfont mudava para false.

Outra: O color de um label altera sua cor de fundo certo? Estou colocando alguns labels em cima de TImages. O Efeito fica meio estanho, tem como eu setar esta cor para tranparente, ja que eu nao sei qual é a cor da imagem que vai ser colocada lá?

Valeu dnovo ...

GOSTEI 0
M@gnun

M@gnun

20/04/2006

Corrigindo, jah achei o Transparent ali ... aff

GOSTEI 0
POSTAR