Reformulando a Aplicação

Delphi

27/07/2013

Boa noite a Todos,

Surgiu uma duvida sobre uma aplicação e gostaria da Orientação de todos, pois acredito que muito já passaram ou irão passar em relação ao mesmo.

A questão é a seguinte:

Desenvolvi uma aplicação para um cliente, a o mesmo já esta sendo usado. Porem, surgiu a necessidade, de reformular os form, mudar o visual da interface, incluir novas funcionalidades, sem mexer no usado atualmente pelo cliente.

Meu intuito é repaginar totalmente a aplicação(redesenhar), dando um visual mais moderno. Então, como procedo? Começo a desenvolver tudo novamente, começando do zero e abandonando a versão anterior? ou devo começar a desenvolver outros forms em paralelos dentro dos fontes da aplicação original.

Caso o ideal seja a opção 2, como faria na questão do novo forms e por fim como descartar os antigos?

Para o caso de não ter conseguido expressar o meu pensamento de forma clara, cito como o exemplo o Windows 7 e o Windows 8. Comparando ambos, o 8 mudou totalmente, principalmente no visual.

E isso a principio que intenciono a fazer com o meu projeto.

Se alguem puder me ajuda, da dica, de como estrutura ou algo parecido ficarei imensamente, grato, pois preciso começar a pensar em algo mais não sei nem por onde ou como começar.

Obrigado.
Flavio Silva

Flavio Silva

Curtidas 0

Respostas

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

27/07/2013

Cara, depende muito do que você vai fazer nessa nova versão. Vai ser algo completamente novo? Então acho que vale a pena recomeçar do zero. Até por que assim você poderia aplicar novos métodos, não cometer erros que cometeu na primeira versão, aplicar novos padrões de projeto, etc.
MAS... se a questão é só mudar o visual, eu mesmo faço isso diariamente onde trabalho e geralmente eu vou migrando um form por vez. Assim eu troco apenas os controle visuais e na medida do possível dou uma refatorada no código. Porém, essa forma é válida quando você não tem um prazo para entrega e quando o fato de alguns forms ficarem diferentes por algum tempo não ser um problema, pois até que você migre toda a aplicação para uma interface nova, você pode precisar liberar uma versão pro cliente com uns forms com cara nova e uns com cara antiga.
Abraço.
GOSTEI 0
POSTAR