Registrar banco no Interbase 6.5 e criar usuário pelo Delphi

Firebird

07/07/2004

Existe alguma forma de eu registrar um banco de dados no Interbase e criar um usuário através de uma aplicação em Delphi 7 , ou seja, sem que eu tenha que ir no IB Console e utilizar os procedimentos de registro de banco de dados e inclusão de usuário ?

Desde já agradeço!

Rudnick

Rudnick

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

07/07/2004

|Existe alguma forma de eu registrar um banco de dados no Interbase e
|criar um usuário através de uma aplicação em Delphi 7 ,

Não existe essa operação de ´registrar o banco de dados´ -- esse ´registro´ é apenas do IBConsole

Para criar usuários a partir de sua aplicação, vc pode usar a ferramenta de linha de comando GSEC ou usar a Services API do Interbase -- neste último caso, existem componentes q implementam o acesso a esta API e são de fácil uso, como é o caso do IBSecurityService da paleta Interbase Admin (IBX)

T+

GOSTEI 0
Rudnick

Rudnick

07/07/2004

Ok! Acho q eu entendi. Mas na verdade minha dificuldade é a seguinte: Eu quero criar um disco de instalação para a aplicação e nele quero inserir meu arquivo.gdb, no caso o banco será local em cada máquina instalada. Só que eu ñ quero que meus clientes tenham que instalar o Interbase Server e registrar o banco dizendo seu caminho. Essa é uma tarefa que eles ñ conseguirão fazer. No entanto é necessário para que a aplicação rode ñ é ? A idéia é que eu entregue apenas o cd e eles instalem por si próprio!

Desde já agradeço!

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

07/07/2004

Como seu sistema faz acesso apenas local, vc faria melhor usando o Firebird 1.5 Embedded Server -- pq ai não tem usuários e nem serviço rodando. É só copiar uns arquivos junto com seu executável e a base de dados e pronto.

Fazer com as versões ´normais´ do IB ou FB tb dá... só com um pouquinho mais de ´parâmetros´

Uma ótima ferramenta de produção de instaladores é o InnoSetup ... é um produto de qualidade superior e é Open Source.

T+

GOSTEI 0
POSTAR