Registrar movimentação de produto no estoque.
Não estou conseguindo resolver isto. :?
No estoque, tenho Entrada, Saída de produtos e Correção de estoque. Entrada é o produto acabado (aqui é indústria), Saída do estoque pode ser por venda (NF) ou baixa manual (Prod c/ defeito, por exemplo) e Correção de Estoque é qdo a qtdade no estoque está diferente do programa. Então tenho que acertar a qtdade correta no programa.
Mas a movimentação tem que seguir uma sequencia (Correção, Entrada e Saída) e pode ser alterado em qualquer data. Ex.:
Camisa
Saldo anterior...........[b:1870070851]15[/b:1870070851]
Data....tipo....Qtde....Saldo
02/07...Ent......10.......25
02/07...Saida....5.......20
03/07...Saida....2.......18
Mas no dia 03/07 quero corrigir o estoque para 22, então ficaria assim:
Camisa
Saldo anterior...........[b:1870070851]22[/b:1870070851]
02/07...Ent......10.......32
02/07...Saida....5.......27
03/07...Saida....2.......25
Gravar as informações da movimentação do produto é fácil. O problema é que não sei como arrumar (manipular) o saldo do produto. :evil:
Vocês podem me dar uma sugestão?
[ ]´s
No estoque, tenho Entrada, Saída de produtos e Correção de estoque. Entrada é o produto acabado (aqui é indústria), Saída do estoque pode ser por venda (NF) ou baixa manual (Prod c/ defeito, por exemplo) e Correção de Estoque é qdo a qtdade no estoque está diferente do programa. Então tenho que acertar a qtdade correta no programa.
Mas a movimentação tem que seguir uma sequencia (Correção, Entrada e Saída) e pode ser alterado em qualquer data. Ex.:
Camisa
Saldo anterior...........[b:1870070851]15[/b:1870070851]
02/07...Ent......10.......25
02/07...Saida....5.......20
03/07...Saida....2.......18
Mas no dia 03/07 quero corrigir o estoque para 22, então ficaria assim:
Camisa
Saldo anterior...........[b:1870070851]22[/b:1870070851]
Gravar as informações da movimentação do produto é fácil. O problema é que não sei como arrumar (manipular) o saldo do produto. :evil:
Vocês podem me dar uma sugestão?
[ ]´s
Ivonei
Curtidas 0
Respostas
J_gus
15/07/2004
Grande Ivonei....
não sei se entendi direito mas...
quando vc faz o acerto de estoque vc nao grava nenhum documento para registrar que o acerto foi feito?? se grava poe ele discriminado la na sua tab. de movimentacao, se nao como vc vai justificar que um dia vc tinha x qtde de pecas e no outro y sem ter sido registrado nenhuma saida ou entrada???
espero que tenha te ajudado
quando vc faz o acerto de estoque vc nao grava nenhum documento para registrar que o acerto foi feito?? se grava poe ele discriminado la na sua tab. de movimentacao, se nao como vc vai justificar que um dia vc tinha x qtde de pecas e no outro y sem ter sido registrado nenhuma saida ou entrada???
espero que tenha te ajudado
GOSTEI 0
Ivonei
15/07/2004
Grande Ivonei....
Desculpe. Falha minha.
Para corrigir o saldo, eu faço um documento de correção.
No dia 03/07 quero corrigir o estoque para 22, então ficaria assim:
Camisa
Saldo anterior...........[b:6cceabd3c1]15[/b:6cceabd3c1]
02/07...Corr....22.......[b:6cceabd3c1]22[/b:6cceabd3c1]
Veja que eu estou no dia 03/07 e tenho que fazer a correção com data 02/07. Até aí não tem problema. Basta informar a data como 02/07 e qtde 22. O problema é que tenho de alterar todo o saldo deste produto do ponto da correção em diante. É nisto que estou apanhando. :?
GOSTEI 0
Leonardoffsilva
15/07/2004
Em um sistema que montei, usei como critério que somente entradas e saídas podiam alterar o estoque.
Portanto, eu posso qualificar uma entrada ou uma saida como correção de estoque, e assim possuo rastreabilidade para poder garantir uma consistência do estoque.
Acho que dessa forma, simplifica-se o processo.
Portanto, eu posso qualificar uma entrada ou uma saida como correção de estoque, e assim possuo rastreabilidade para poder garantir uma consistência do estoque.
GOSTEI 0
Ivonei
15/07/2004
Em um sistema que montei, usei como critério que somente entradas e saídas podiam alterar o estoque.
O problema é que o funcionário pode dar entrada do produto no estoque dia 02/07, mas só tem tempo de alimentar o sistema no outro dia, ou seja, 03/07. Então ele tem que ter a opção de lançar com data de 02/07. Mas de 02/07 à 03/07 teve produto que foi movimentado (vendido). Aí é que está o problema. Como vou incluir uma entrada no dia anterior e acertar todo o saldo até a data atual?
Saldo anterior...........15
[b:45f334bc47]02/07..Ent......7[/b:45f334bc47]........[b:45f334bc47]??[/b:45f334bc47] (Posso usar isto no lugar de Corr., mas e o saldo, como acerto?)
02/07...Ent......10.......[b:45f334bc47]25[/b:45f334bc47]
02/07...Saida....5.......[b:45f334bc47]20[/b:45f334bc47]
03/07...Saida....2.......[b:45f334bc47]18[/b:45f334bc47]
GOSTEI 0
J_gus
15/07/2004
1ª crie uma flag nessa tabela onde vc soh ira marcar ela quando for a operacao de acerto no estoque. Ai vc pode fazer um script onde vc pegara todos os registros feitos a partir do acerto e vim calculando e gravando o saldo um a um até o dia que tiver o ultimo lancamento de movimentacao. Qualquer coisa... se quiser ajuda podemos montar esse script juntos ok???
jgsantini@hotmail.com
jgsantini@hotmail.com
GOSTEI 0
Leonardoffsilva
15/07/2004
Deixa eu tentar ser mais claro. Na verdade o controle de estoque que criei tem o conceito de mercadoria disponivel e mercadoria em inspeção.
Ele funciona da seguinte forma:
1 - A mercadoria chega, é conferida e criada uma entrada:
2 - Os produtos desta entrada são alocados para estoque de inspeção.
3 - Quando ao término da inspeção, se ok, os produtos são alocados para estoque disponível. Por isso não tenho problema de ajusta de estoque, pois mesmo que a mercadoria tenha chegado no dia anterior, ela só foi liberada da inspeção hoje, ela só entra no estoque hoje, através de uma rotina simples. Neste caso uso duas tabelas, uma para estoque disponível e outra para estoque em inspeção.
Tento proibir a inserção de dados anteriores, pois um das regras de consistência do estoque é não poder alterar nada para trás que envolva modificação da quantidade de itens de qualquer produto no estoque. A única resalva é cancelar uma entrada por completo ou uma venda por completo.
E lembre-se sempre que criar uma rotina de consistência, pois fica mais fácil posteriormente criar inventários de estoque!
Abraços!
Ele funciona da seguinte forma:
1 - A mercadoria chega, é conferida e criada uma entrada:
2 - Os produtos desta entrada são alocados para estoque de inspeção.
3 - Quando ao término da inspeção, se ok, os produtos são alocados para estoque disponível. Por isso não tenho problema de ajusta de estoque, pois mesmo que a mercadoria tenha chegado no dia anterior, ela só foi liberada da inspeção hoje, ela só entra no estoque hoje, através de uma rotina simples. Neste caso uso duas tabelas, uma para estoque disponível e outra para estoque em inspeção.
Tento proibir a inserção de dados anteriores, pois um das regras de consistência do estoque é não poder alterar nada para trás que envolva modificação da quantidade de itens de qualquer produto no estoque. A única resalva é cancelar uma entrada por completo ou uma venda por completo.
E lembre-se sempre que criar uma rotina de consistência, pois fica mais fácil posteriormente criar inventários de estoque!
Abraços!
GOSTEI 0
Ivonei
15/07/2004
Com base na resposta de vocês, propus à empresa, que proibisse a inserção de dados com datas anteriores. Como disse o leonardoffsilva, para poder garantir uma consistência do estoque. Além de mais segurança, pois ninguém poderia manipular o estoque. Como a empresa aceitou a proposta, ficou mais fácil. Agora, entrou ou saiu do estoque, tem que ser lançado na hora. Nada de laçtos retroativos. 8)
Agradeço a atenção dos amigos. :)
[ ]´s
Agradeço a atenção dos amigos. :)
[ ]´s
GOSTEI 0