Registro grava no banco valores diferentes do Informado

Delphi

25/05/2006

Temos uma aplicação que tem aproximadamente 800 usuarios, e algum tempo para cá, estamos enfrentando um problema grave, pois esse erro numca tinha ocorrido e com é possível: O seguinte gravamos os movimentos que é passado por parametros para uma função:

Quantidade, valor, lote, item etc. ocorre onde no campo item recebe o valor da quantidade, notamos que alugmas vezes esta gravando caracteres como ´, . ;´ ou o campo recebe valor nulo. já verificamos que os parâmetros estam corretos. observação também que quando a rede esta congestionada ocorre este erro com maior frequência.

No sistema esta em Delphi 4, banco de dados: Oracle 8i, usa BDE, e as sqls: são utilzadas com componentes Querys e o componente UpdateSql.

Se alguem puder nos ajudar agradecemos.

Obrigado
Vanilson

Vanilsonvjm

Vanilsonvjm

Curtidas 0

Respostas

Catunda

Catunda

25/05/2006

oi colega,
Eu particularmente não confio em BDE para gerenciar banco de dados em sistemas multiusuários, já peguei computadores que nem mesmo consegui instalar o dito cujo funcionando adequadamente, acho ele uma coisa nojenta, mas, enfim, como se diz, cada um com a sua cruz.
Acredito que o problema esteja no tratamento das informações em momentos criticos de uso do sistema, ou seja, muitos usuários ao mesmo tempo, e muitos deles usando os mesmos registros, isso tudo aliado à possiveis problemas de memoria e/ou processador nas diversas estações de trabalho inclusive verifique as condições do servidor e o espaço disponivel nele, verifique integridade do banco de dados.
Resumindo, meu caro, voce está com um problema que para encontrar a causa só mesmo fazendo vários testes de hardware e software, uma vez que, segundo voce mesmo diz, o sistema funcionava normalmente e só agora apresentou esse problema. Mas será que ele realmente já não fazia isso desde o inicio mas somente agora foi percebido.
Faça uma cópia do sistema e teste durante algum tempo com, digamos, ums três usuário no máximo. Quando possivel migre desse BDE para o DBExpress que acho mais seguro, tem um melhor tratamento dos dados e diminui bastante o tráfego da rede.
Obs: em 15 anos de programação já passei por duas situações parecidas, onde o sistema estava correto e repentinamente começava a perder registros e gravar dados incompletos, e em ambos foi constatado que o problema era de hardware no servidor, que infelizmente deu pau na máquina e em ambas perdeu-se tudo.

Espero ter ajudado, e não desencorajado ( rsrsrsrsrs..... )
Boa sorte.... e bom trabalho.

GOSTEI 0
POSTAR