Relacionamento ....1 para varios

Delphi

03/10/2003

Ola pessoal.. bom... eu consegui criar o relacionamento pra tabela.. onde eu tenho os dados pessoais do cliente num formulario e os dados de sua compra num dbgrid, mas o problema é que só consigo cadastrar uma compra do cliente.. como faço pra ter um cliente, com varios produtos ??? espero ter sido claro.. obrigado!

Betodeveloper

Betodeveloper

Curtidas 0

Respostas

Edineidaniel

Edineidaniel

03/10/2003

Olá,

vc tem que ter uma tabela de cadastro de clientes de produtos e outra de compras...

Onde q na tabela compras, vc vai chamar ou relacionar com a tabela clientes e produtos...

e vai cadastrando...

Depois vc pode listas todos os produtos da compra do cliente..
Por SQL... é fácil...

mais informações me mande um e-mail...edinei@setrem.com.br

t+

Edinei

GOSTEI 0
Betodeveloper

Betodeveloper

03/10/2003

ok.... mas... foi isso que eu fiz.... mas só permite o cadastro de uma compra por cliente.. e eu to querendo cadastrar varias compras pra um cliente...
nao sei usar sql...

estou fazendo com componente Table, datasource e dbgrid... usando tecnologia bde.... tem como utilizar esses mesmos componentes e montar o que eu preciso ??? obrigado ...

GOSTEI 0
Marlon Spiess

Marlon Spiess

03/10/2003

Olá, pelo q parece, vc está com erro na definição de chaves das tabelas, responda mandando a definição das tabelas, ai fica mais fácil resolver, pois com table, datasource e dbgrid dá perfeitamente para fazer.

GOSTEI 0
Betodeveloper

Betodeveloper

03/10/2003

ok.... entaum é o seguinte

eu tenho 2 tabelas paradox

- clientes:

Codigo, nome, endereco, telefone, cidade, estado....

- compras:

Codigo, nome, data da compra, produto, preço.....

Criei chave primaria no codigo das tuas tabelas e defini nome como indice secundario.....

deixei a tabela clientes como mestre e a compras como detalhe....

como deveria fazer pra que a tabela permita a inclusao de varios produtos para um so cliente ???

GOSTEI 0
Marlon Spiess

Marlon Spiess

03/10/2003

Olá, o erro está justamente na definição da chave, a tabela de compras tem q ter como chave, cod do cliente e cod do produto, pois se tiver somente cod do cliente, só permite um produto seja ele qual for, ma somente um.

Espero ter ajudado
boa sorte

GOSTEI 0
Betodeveloper

Betodeveloper

03/10/2003

eita.... entao eu preciso colocar mais um campo na minha tabela de compras , tipo:

Clientes:

codigo, nome, endereco, etc...

Compras:
codigo do cliente, codigo do produto, produto, preço??

aí eu relacionoo código do cliente(clientes) com o codigo do produto (compras) ???

desculpe mas estou meio perdido ainda

GOSTEI 0
POSTAR