Relacionamento ....1 para varios
Ola pessoal.. bom... eu consegui criar o relacionamento pra tabela.. onde eu tenho os dados pessoais do cliente num formulario e os dados de sua compra num dbgrid, mas o problema é que só consigo cadastrar uma compra do cliente.. como faço pra ter um cliente, com varios produtos ??? espero ter sido claro.. obrigado!
Betodeveloper
Curtidas 0
Respostas
Edineidaniel
03/10/2003
Olá,
vc tem que ter uma tabela de cadastro de clientes de produtos e outra de compras...
Onde q na tabela compras, vc vai chamar ou relacionar com a tabela clientes e produtos...
e vai cadastrando...
Depois vc pode listas todos os produtos da compra do cliente..
Por SQL... é fácil...
mais informações me mande um e-mail...edinei@setrem.com.br
t+
Edinei
vc tem que ter uma tabela de cadastro de clientes de produtos e outra de compras...
Onde q na tabela compras, vc vai chamar ou relacionar com a tabela clientes e produtos...
e vai cadastrando...
Depois vc pode listas todos os produtos da compra do cliente..
Por SQL... é fácil...
mais informações me mande um e-mail...edinei@setrem.com.br
t+
Edinei
GOSTEI 0
Betodeveloper
03/10/2003
ok.... mas... foi isso que eu fiz.... mas só permite o cadastro de uma compra por cliente.. e eu to querendo cadastrar varias compras pra um cliente...
nao sei usar sql...
estou fazendo com componente Table, datasource e dbgrid... usando tecnologia bde.... tem como utilizar esses mesmos componentes e montar o que eu preciso ??? obrigado ...
nao sei usar sql...
estou fazendo com componente Table, datasource e dbgrid... usando tecnologia bde.... tem como utilizar esses mesmos componentes e montar o que eu preciso ??? obrigado ...
GOSTEI 0
Marlon Spiess
03/10/2003
Olá, pelo q parece, vc está com erro na definição de chaves das tabelas, responda mandando a definição das tabelas, ai fica mais fácil resolver, pois com table, datasource e dbgrid dá perfeitamente para fazer.
GOSTEI 0
Betodeveloper
03/10/2003
ok.... entaum é o seguinte
eu tenho 2 tabelas paradox
- clientes:
Codigo, nome, endereco, telefone, cidade, estado....
- compras:
Codigo, nome, data da compra, produto, preço.....
Criei chave primaria no codigo das tuas tabelas e defini nome como indice secundario.....
deixei a tabela clientes como mestre e a compras como detalhe....
como deveria fazer pra que a tabela permita a inclusao de varios produtos para um so cliente ???
eu tenho 2 tabelas paradox
- clientes:
Codigo, nome, endereco, telefone, cidade, estado....
- compras:
Codigo, nome, data da compra, produto, preço.....
Criei chave primaria no codigo das tuas tabelas e defini nome como indice secundario.....
deixei a tabela clientes como mestre e a compras como detalhe....
como deveria fazer pra que a tabela permita a inclusao de varios produtos para um so cliente ???
GOSTEI 0
Marlon Spiess
03/10/2003
Olá, o erro está justamente na definição da chave, a tabela de compras tem q ter como chave, cod do cliente e cod do produto, pois se tiver somente cod do cliente, só permite um produto seja ele qual for, ma somente um.
Espero ter ajudado
boa sorte
Espero ter ajudado
boa sorte
GOSTEI 0
Betodeveloper
03/10/2003
eita.... entao eu preciso colocar mais um campo na minha tabela de compras , tipo:
Clientes:
codigo, nome, endereco, etc...
Compras:
codigo do cliente, codigo do produto, produto, preço??
aí eu relacionoo código do cliente(clientes) com o codigo do produto (compras) ???
desculpe mas estou meio perdido ainda
Clientes:
codigo, nome, endereco, etc...
Compras:
codigo do cliente, codigo do produto, produto, preço??
aí eu relacionoo código do cliente(clientes) com o codigo do produto (compras) ???
desculpe mas estou meio perdido ainda
GOSTEI 0