relacionamento adoquery

Delphi

18/09/2006

ola pessoal estou aqui mais uma vez pois sou novato na area
uso delphi 7 com ADO tenho duas tabelas

TabAnimais= Mestre
DEtaFina=detalhes

como faço relacionamento Mestre/detalhes entre essas duas tabelas suando o componente ADOQuery?

agradeço a qualquer resposta

Keliniciante

Keliniciante

Curtidas 0

Respostas

Paullsoftware

Paullsoftware

18/09/2006

Você não prefereria usar o componente AdoDataSet??? ele tem as mesmas funcionabilidades da AdoQuery..

mais vamos lá...
Supondo que Minha Master possua os seguintes Campos:
CodMaster, Nome, Endereco, Fone, Etc...

E que Minha Detalhe possua esses:
CodDetalhe, CodMaster, Nome, DataNasc, Sexo, Etc...

:arrow: Adicione dois componentes AdoQuery
:arrow: Adicione dois componentes DataSource
:arrow: Relacione o DataSource1 ao AdoQuery1
:arrow: na propriedade Sql do Meu AdoQuery1(Master) insiro a seguinte instrução SQL:
select * from Master

:arrow: E na propriedade Sql do meu AdoQuery2(Detalhe) insiro a seguinte instrução SQL:
select * from Detalhe where CodMaster=:CodMaster
veja que criei um parametro que possui o mesmo nome do campo Chave da tabela Master, isso é necessário pois, vamos vincular a propriedade DataSource do AdoQuery2 para o DataSource1 que está ligado a AdoQuery1(Master) para que aja o relacionamento...
:!: É preciso agora selecionar o AdoQuery2 ir até a propriedade [b:23bfd00e67]Paramesters[/b:23bfd00e67] e setar o parametro como do Tipo(DataType) [b:23bfd00e67]Inteiro[/b:23bfd00e67] e Direction como [b:23bfd00e67]pdInput[/b:23bfd00e67].
Obs.: Sempre que você mudar a instrução sql dessa Query será necessário reconfigurar o parametro da mesma.

Essa é uma forma simples de fazer o relacionamento, poste os campos das suas tabelas, pois, assim fica mais fácil de te ajudar...
Espero ter ajudado... :wink:

GOSTEI 0
POSTAR