Relacionamento de dados !

Delphi

13/07/2004

Olá Amigos Programadores !

Minha dúvida é ardua e meio complicada ! Vou tentar ser o mais esclarecido possível ! Eu trabalho em um despachante , que tem o um sistema feito em Delphi ! É o seguinte , ele tem uma tabela paradox para cadastrar os clientes , que tem varios campos , tentre eles , Placa , Chassi , Nome do Cliente, Marca / Modelo , Ano , Cor ... etc . Bom ; neste programa , tem um form pra cadastro de registros nessa tabela chamada autosdp . Mas nesse sistema há um Segundo Form , que contem um edit , um dbgrid , dois checks . O que eles fazem :

Quando eu digito no edit um uma placa cadastrada na autosdp , ele procura essa placa na tabela , e se ela existir , lista ela e os outros dados da placa no db grid , se eu quiser digitar mais placas eu consigo , ai ele lista tudo nesse db grid , depois que selecionei os clientes desejados , eu seleciono em um dos checks , daqueles de ´bolinha´ , um relatório , como : Carta de Aviso ou Aviso de Devolução , depois que eu selecionei um desses relatórios , ele imprime esse relatório selecionado um para cada cliente , como se fosse uma mala direta ! Eu gostaria de saber como fazer isso ?

Sou iniciante em delphi , e preciso de algum explicado em detalhes , pois estou começando.... a desvendar alguns mistérios que vcs com certeza sabem !

Valeuuuuuu

Tiagojmilam

Tiagojmilam

Curtidas 0

Respostas

Cabelo

Cabelo

13/07/2004

Colega..

este check ´bolinha´ é chamado de radio buttom..

É o seguinte, na verdade vc teria que fazer dois relatórios diferente, um para cada opção . de acordo com o registro selecionado, vc deve selecionar os dados pertinentes a este ´Label´, que seria o master, trazendo assim todos os dados dele Detail..

abra dois componentes Query..

nos relatórios, vc deve ligar esta query Detail na propriedade do report, para ele trazer os dados, e colocar uma band detail.. certo?

na band title, vc pode colocar componentes QRDBText, e ligar a query Master..

dependendo do form selecionado : Carta de Aviso ou Aviso de Devolução

vc chama um ou outro relatório..

espero ter ajudado..

sem mais

Cabelo

GOSTEI 0
POSTAR