Relacionamento precisa de FK
Pessoal estou montando um novo banco de dados e estava lendo algo sobre chave estrangeira (FK) e pelo que entendi ele serve para validar um valor, ou seja uma tabela so aceita valores contidos em outras, mas ao meu ver isso não é algo necessário para um máster / details a não ser por criar um índice junto, mas em termos de relacionamento ele não cria, apenas valida dados !!! Não sei se entendi errado e se tbm consegui expor minha duvida aqui. Mas resumindo ela seria
Em relacionamento 1 para N é necessário o FK? Ajuda em alguma coisa criar o FK ?
E qual a melhor maneira de fazer um relacionamento 1 para N ?
Para fazer um relacionamento 1 para N eu pego e crio um campo LIGAÇÃO, e faço uma consulta SQL com a condição desse campo, mais ou menos assim
Select * from Item_Pedido
Where CodProd_Ligacao = (Tal numero)
Deste modo que to fazendo esta correto ou existe algo mais pratico ou recomendado para C/S
Renato :lol:
Em relacionamento 1 para N é necessário o FK? Ajuda em alguma coisa criar o FK ?
E qual a melhor maneira de fazer um relacionamento 1 para N ?
Para fazer um relacionamento 1 para N eu pego e crio um campo LIGAÇÃO, e faço uma consulta SQL com a condição desse campo, mais ou menos assim
Select * from Item_Pedido
Where CodProd_Ligacao = (Tal numero)
Deste modo que to fazendo esta correto ou existe algo mais pratico ou recomendado para C/S
Renato :lol:
Renato_sp
Curtidas 0
Respostas
Afarias
19/08/2004
|mas ao meu ver isso não é algo necessário para um máster / details a
|não ser por criar um índice junto, mas em termos de relacionamento ele
|não cria, apenas valida dados !!! {...}
PKs e FKs são a essência dos relacionamentos em SGBDs
|Em relacionamento 1 para N é necessário o FK? Ajuda em alguma coisa
|criar o FK ?
FKs são apenas um recurso dos SGBDs... elas mantém a consistência dos dados não apenas validando a entrada como tb definindo ações para exclusão e atualização dos registros ´mestre´
Necessário seu uso? NÃO -- cada um decide se e quando cada ferramenta do SGBD é ou não importante ser usada.
Muitos desenvolvedores por exemplo preferem aplicar integridade referencial por triggers e não FKs (declarativa) -- outros simplesmente descartam a necessidade de haver integridade (mas NUNCA os índices devem ser esquecidos)
|Deste modo que to fazendo esta correto ou existe algo mais pratico ou
|recomendado para C/S
A consulta me parece OK
T+
|não ser por criar um índice junto, mas em termos de relacionamento ele
|não cria, apenas valida dados !!! {...}
PKs e FKs são a essência dos relacionamentos em SGBDs
|Em relacionamento 1 para N é necessário o FK? Ajuda em alguma coisa
|criar o FK ?
FKs são apenas um recurso dos SGBDs... elas mantém a consistência dos dados não apenas validando a entrada como tb definindo ações para exclusão e atualização dos registros ´mestre´
Necessário seu uso? NÃO -- cada um decide se e quando cada ferramenta do SGBD é ou não importante ser usada.
Muitos desenvolvedores por exemplo preferem aplicar integridade referencial por triggers e não FKs (declarativa) -- outros simplesmente descartam a necessidade de haver integridade (mas NUNCA os índices devem ser esquecidos)
|Deste modo que to fazendo esta correto ou existe algo mais pratico ou
|recomendado para C/S
A consulta me parece OK
T+
GOSTEI 0
Ipc$
19/08/2004
Pelo pouco que sei e utilizo de FK é um tipo de segurança que o banco oferece. Por ex:
Vc tem 2 tabelas, Empresas e Filiais das Empresas.
Na tabela de Filiais vc cria uma FK p/ o código da empresa.
Feito isso, vc não consegue inserir uma Filial sem que sua empresa esteja cadastrada, assim como vc não consegue excluir uma empresa que tenha filiais cadastradas.
Particularmente é só isso que utilizo quanto às FKs.
Vc tem 2 tabelas, Empresas e Filiais das Empresas.
Na tabela de Filiais vc cria uma FK p/ o código da empresa.
Feito isso, vc não consegue inserir uma Filial sem que sua empresa esteja cadastrada, assim como vc não consegue excluir uma empresa que tenha filiais cadastradas.
Particularmente é só isso que utilizo quanto às FKs.
GOSTEI 0
Renato_sp
19/08/2004
A sim verdade isso é muito util o FKs, mas fiz a pergunta pq um amigo meu que ta fazendo um curso e precisava entrar um sistema , levou em casa ver se conseguia mexer... Consegui mas tava uma confusao os FKs que ele criou que tive que ir removendo para arrumar, sendo que era apenas um Master / Details, foi ai que surgiu a duvida quanto ao uso de FKs para master / details ( 1 para n )...
Valeu por terem me ajudado !!!! :D
Valeu por terem me ajudado !!!! :D
GOSTEI 0