Relatório de três tabelas...
Saudações.
Uso Delphi 7 e Firebird 1.5.
Tenho o seguinte problema:
1. No meu aplicativo criei um módulo de vendas e este módulo consiste de um formulário que ´escreve´ em três tabelas: venda, vendaprodutos e parcelas.
2. Na tabela de vendas armazeno o número da venda, código do cliente, data, tipo, valor total e código do vendedor. Na tabela vendaprodutos armazeno o código da veda, código do produto, quantidade, valor, valortotal. Na tabela de parcelas armazeno o código da venda, valor da parcela, data de vencimento, data de pagamento e situação.
3. Preciso criar um relatório de cada venda feita. Lembrando que uma venda pode ter mais de um produto e mais de uma parcela.
Desde já agradeço a sua ajuda.
Uso Delphi 7 e Firebird 1.5.
Tenho o seguinte problema:
1. No meu aplicativo criei um módulo de vendas e este módulo consiste de um formulário que ´escreve´ em três tabelas: venda, vendaprodutos e parcelas.
2. Na tabela de vendas armazeno o número da venda, código do cliente, data, tipo, valor total e código do vendedor. Na tabela vendaprodutos armazeno o código da veda, código do produto, quantidade, valor, valortotal. Na tabela de parcelas armazeno o código da venda, valor da parcela, data de vencimento, data de pagamento e situação.
3. Preciso criar um relatório de cada venda feita. Lembrando que uma venda pode ter mais de um produto e mais de uma parcela.
Desde já agradeço a sua ajuda.
Horus
Curtidas 0
Respostas
Gandalf.nho
12/11/2004
Qual o relatório que você usa?
GOSTEI 0
Horus
12/11/2004
Geralmente uso o Quick Report, mas, posso fazer em Rave.
Obrigado.
Obrigado.
GOSTEI 0
Gandalf.nho
12/11/2004
No QuickReport, você usa uma banda Detail para a tabela principal (tabela mãe) e bandas QrSubDetail para as tabelas filhas. Basta relacionar as tabelas corretamente e pronto. Isso vale tb para uma tabela filha dependende de outra tabela filha, como o seu caso.
GOSTEI 0
Horus
12/11/2004
Oi, Gandalf.nho.
Quer dizer então que tenho que criar o relatório baseado em tabelas?
Não posso fazê-lo baseado em Queries?
Pode dar um exemplo levando em consideração os dados das tabelas que eu postei?
Fico muito agradecido pela sua colaboração.
Mais uma vez obrigado.
Quer dizer então que tenho que criar o relatório baseado em tabelas?
Não posso fazê-lo baseado em Queries?
Pode dar um exemplo levando em consideração os dados das tabelas que eu postei?
Fico muito agradecido pela sua colaboração.
Mais uma vez obrigado.
GOSTEI 0
Gandalf.nho
12/11/2004
Tabela é modo de dizer, leia-se datasets...
No seu caso, coloque os datasets com os vínculos relacionais setados.
O dataset principal (Vendas) será colocado na banda Detail normalmente. Coloque 2 QRSubdetails e sete sua propriedade DataSet para cada um dos outros 2 datasets (vendaprodutos e parcelas). Sete a propriedade Master do primeiro QrSubdetail (vendaprodutos) para o próprio QuickReport (cujo dataset é o principal) e o Master do segundo Subdetail para o primeiro Subdetail (reproduzindo o vínculo entre os datasets). Se você optar por fazer uma query juntando as 2 tabelas filhas num só dataset, daí use apenas um Subdetail.
No seu caso, coloque os datasets com os vínculos relacionais setados.
O dataset principal (Vendas) será colocado na banda Detail normalmente. Coloque 2 QRSubdetails e sete sua propriedade DataSet para cada um dos outros 2 datasets (vendaprodutos e parcelas). Sete a propriedade Master do primeiro QrSubdetail (vendaprodutos) para o próprio QuickReport (cujo dataset é o principal) e o Master do segundo Subdetail para o primeiro Subdetail (reproduzindo o vínculo entre os datasets). Se você optar por fazer uma query juntando as 2 tabelas filhas num só dataset, daí use apenas um Subdetail.
GOSTEI 0
Horus
12/11/2004
Oi, Gandalf.nho.
Fiz um teste improvisado em um projeto novo e funcionou.
Vou implementar agora no meu sistema.
Muito obrigado pela sua ajuda.
É que as vezes os problemas nos parecem tão complicados que esquecemos de procurar soluções simples para eles.
Você é 1000!!!
Valeu.
Fiz um teste improvisado em um projeto novo e funcionou.
Vou implementar agora no meu sistema.
Muito obrigado pela sua ajuda.
É que as vezes os problemas nos parecem tão complicados que esquecemos de procurar soluções simples para eles.
Você é 1000!!!
Valeu.
GOSTEI 0
Alan Azevedo
12/11/2004
E aí horus blz, estou com o mesmo problema que o seu. Estou desenvolvendo um trabalho de conclusão de curso, e preciso gerar uma nota referente a venda, que tenha os dados da venda (tabela venda), os itens (vendaproduto) e as parcelas (tabela parcelas). Como você conseguiu fazer isso no quick report.
GOSTEI 0
Luis Godinho
12/11/2004
Olá Alan!
O usuário "Gandalf.nho" passou alguns detalhes nas respostas acima que irá funcionar perfeitamente, utilizando as bandas Detail e SubDetail. Caso não consiga resolver seguindo as dicas, volte a postar um comentário que eu adiciono um tutorial indicando.
Abs.!
O usuário "Gandalf.nho" passou alguns detalhes nas respostas acima que irá funcionar perfeitamente, utilizando as bandas Detail e SubDetail. Caso não consiga resolver seguindo as dicas, volte a postar um comentário que eu adiciono um tutorial indicando.
Abs.!
GOSTEI 0