Relatório em GridView
Olá Pessoal,
estou precisando de uma ajuda para fazer um relatorio em gridview via programação usando databound (Eval) com somatorio. O que e necessario para voces me ajudatem nesse relatorio? Onde posso encontrar material de apoio, tenho uma certa pressa nesse relatorio pois vou ter que apresentar ate sexta-feira para homologação, então conto com apoio aqui do pessoa da consultoria.
Att., Alencar Porto
Att., Alencar Porto
Alencar Porto
Curtidas 0
Respostas
Luiz Maia
03/12/2008
Olá Alencar,
É necessário você especificar com maior detalhes o que você está precisando.
Você deseja exibir dados em um GridView em forma de relatorio?
E quanto á somatória? VocÊ deseja que estes dados sejam exibidos num rodapé no GridView com as soma dos registros acima?
Aguardo seu retorno
Att,
Luiz Maia
GOSTEI 0
Luiz Maia
03/12/2008
Alencar,
Para relatórios é aconselhável usar o ReportViewer, não DataGrid, pois é ReportViewer é um controle nativo do VS 2005/08 desenvolvido justamente para fazer relatorios robustos de de forma simples.
Faça o seguinte:
Adicione um ReportViewer em sua pág aspx, como abaixo:
Clicando em "Design a ner report" você consegue manipular o relatorio com os dados pertinentes:
Bastas setar o DataSet que você criou com os dados que precisa nas propriedades do Report1 ao lado direito da tela.
Clique nos campos e sete os valores, os registros serão gerados automaticamente.
Para gerar os valores totais vc deve usar a seguinte expressão:
=Sum(Fields!NomeDoSeuCampo.Value)
Usando ReportViewer é possível você criar cabeçalhos, rodapés, gerar pdfs e mais.
Dê uma olhada no link:
https://www.devmedia.com.br/articles/listcomp.asp?txtsearch=reportviewer&tipo=0&vis=-1&site=-1
Aqui existem vários videos e artigos sobre o mesmo.
Caso necessite que permissão para ver algum, pode entrar em contato comigo que providencio para você.
Estou a sua disposição para dúvidas.
Aguardo seu feedback.
Abraços
Att,
Luiz Maia
GOSTEI 0
Alencar Porto
03/12/2008
Certo Luiz,
Bacana a ideia proposta de usar o reportView, so que eu tenho um esboço de tela autorizado que não contempla aquela parte superior de paginação export entre outros, teria como tirar aquela exibição, pois caso contrario eu vou ter que voltar por gridview, pois com ele tenho a possibilidade de fazer a tela em si.
Mesmo assim gostaria de saber se existe algum material que contemple usando gridview via programação.
att.,
Alencar Porto
GOSTEI 0
Luiz Maia
03/12/2008
Alencar,
Ainda acho bem melhor a solução usando o ReportViewer, basta desabilitar a opção:
ShowTollBar = false; do ReportViewer, para sumir o cabeçalho.
Mas caso queira fazer usando a GridView terá que fazer os cálculos a mão mesmo, e jogar os valores no rodapé da grid, segue um exemplo de método que você pode usar:
private void SomarColunas()
{
int SomaColunaValor_Total;
if (object.ReferenceEquals(this.TeuDataSet.Tables(0).Compute("SUM(ValorTotal)", ""), DBNull.Value)) {
SomaColunaValor_Total = "0";
}
else {
SomaColunaValor_Total = this.TeuDataSet.Tables(0).Compute("SUM(ValorTotal)", "");
}
this.aTuaTextBox.Text = SomaColunaValor_Total;
}
Joguei o valor num label, pode manipulá-lo de acordo com suas necessidades.
Aguardo seu retorno e continuo a disposição de você.
Abraços
Att,
Luiz Maia
GOSTEI 0
Luiz Maia
03/12/2008
Olá Alencar,
Considerando que não obtivemos retorno, estamos considerando o chamado encerrado.
De qualquer forma continuamos a sua disposição para eventuais dúvidas.
Abraços
Att,
Luiz Maia
Considerando que não obtivemos retorno, estamos considerando o chamado encerrado.
De qualquer forma continuamos a sua disposição para eventuais dúvidas.
Abraços
Att,
Luiz Maia
GOSTEI 0