Remoção de Componentes

Delphi

08/09/2005

Como faço para remover um componente e instalar uma versão nova?
Criei uma tela que usa um componente QMonthCalendar e precisei fazer algumas alterações no arquivo QMonthCalendar.pas (traduzir mensagens, mudar algumas cores...). O problema é que, mesmo depois de mudar o arquivo .pas e reinstalar o componente modificado, na minha tela o componente continua aparecendo em inglês e com cores erradas.

Como faço para remover o componente antigo e instalar o componente novo atualizado?

Mordred

Mordred

Curtidas 0

Respostas

Yallebr

Yallebr

08/09/2005

Remover e instalar basta vc ir nos Pacotes Instalados e Remover.

Depois compila novamente o pacote e instala.

Agora acho que o erro não é esse, pois se vc tivesse feito certo bastava compilar o pacote e estaria tudo pronto, sem precisa Re instalar.

GOSTEI 0
Mordred

Mordred

08/09/2005

É aí que tá o problema... este componente QMonthCalendar não tem arquivo DPK nem BPL, só tem arquivo PAS. Eu instalei ele usando o comando Install Component, do menu Component. Foi só escolher o arquivo PAS e mandar compilar que ele se exportou pra dentro do pacote padrão do Delphi DCLUSR.DPK e apareceu na paleta Additional. Daí eu comecei a usar.

Mas agora precisei mexer no arquivo PAS e quando repito este mesmo processo de instalação pra tentar atualizar o componente, dá um erro falando que já existe um arquivo com o mesmo nome registrado e o componente não atualiza. Este é o problema. O componente não aparece no Install Packages do menu Component (já procurei várias vezes lá).

Já removi os arquivos PAS do componente que estavam na pasta LIB do Delphi e apaguei os botões da palheta, mas ainda assim o Delphi continua me falando que aquele componente já existe... Será que vou ter que reinstalar o Delphi? :roll:

GOSTEI 0
Mordred

Mordred

08/09/2005

A mensagem de erro é a seguinte:

[i:a525eefcd8]Another file with the same base name (c:\arquivos de programas\borland\delphi7\Lib\QMonthCalendar.pas) is already on the search path.[/i:a525eefcd8]

Será mesmo que ninguém aqui sabe?

GOSTEI 0
Mordred

Mordred

08/09/2005

Abri o arquivo DCLUSR.DPK, removi o componente antigo, adicionei o novo e mandei compilar. Criei uma nova aplicação CLX pra testar. Maravilha, funcionou. Só que quando abro o projeto no qual eu estava trabalhando antes, o componente some da paleta! Reparei que na opção Configure Pallete do Delphi tem um botão Hide pra vc esconder componentes que não vai usar mais.

Mas o que fazer quando você quer que o componente apareça de novo?

GOSTEI 0
Mordred

Mordred

08/09/2005

Pois é, descobri que se você selecionar a page [All] no Configure Palette e clicar em Default Pages, as paletas voltam à configuração padrão de instalação. MAS no meu projeto a paleta continua sem o componente que eu tanto preciso.

GOSTEI 0
Mordred

Mordred

08/09/2005

Simples, esse drama todo de instalar o componente e ele não aparecer poderia facilmente ser resolvido se eu excluísse os arquivos .RES e os arquivos temporários da pasta do projeto. Daí o motivo de o componente aparecer quando eu iniciava um novo projeto, mas no antigo não.
Além disso, para instalar ou remover os componentes é necessário editar o arquivo DPK no qual ele está armazenado.

Belo monólogo aqui neste tópico, não? :roll:

GOSTEI 0
Fábio Valente

Fábio Valente

08/09/2005

Não sou coveiro naum... soh queria agradecer ao ´monólogo´ de nosso amigo aqui que me ajudou com um probleminha simples e que eu não me lembrava como resolver! Obrigado.

Tudo de bom.

Abs,

GOSTEI 0
POSTAR