renomear o valor de um campo no dbgrid
blz amigos,
queria saber como faço para o campo de uma dbgrid exiber outro valor? ex.: tenho a tabela cliente que contenha o campo sexo, neste campo contém valores ´M´ ou ´F´, momento de uma consulta o campo sexo no dbgrid exibiria ´Masculino´ ou ´Feminino´ em vez de exibir ´M´ ou ´F´
já tentei de varias formas de resolver este problema, mas não estou conseguindo, alguém podereia me ajudar?
agradeço
Pestana.
queria saber como faço para o campo de uma dbgrid exiber outro valor? ex.: tenho a tabela cliente que contenha o campo sexo, neste campo contém valores ´M´ ou ´F´, momento de uma consulta o campo sexo no dbgrid exibiria ´Masculino´ ou ´Feminino´ em vez de exibir ´M´ ou ´F´
já tentei de varias formas de resolver este problema, mas não estou conseguindo, alguém podereia me ajudar?
agradeço
Pestana.
Pestana
Curtidas 0
Respostas
Tnaires
18/08/2006
Olá
Use o evento OnGetText do campo correspondente à coluna do DBGrid
Abraços
Use o evento OnGetText do campo correspondente à coluna do DBGrid
procedure TForm1.Query1SexoGetText(Sender: TField; var Text: String; DisplayText: Boolean); begin if Sender.AsString = ´M´ then Text := ´Masculino´ else Text := ´Feminino´; end;
Abraços
GOSTEI 0
Pestana
18/08/2006
está query está sendo criado em run-time, como utilizo este evento OnGetText?
GOSTEI 0
Tnaires
18/08/2006
Vc pode criar uma procedure em tempo de desenvolvimento na região do código que fica entre o cabeçalho da classe e a palavra [b:c66f3eefaf]private[/b:c66f3eefaf]. Essa procedure precisa ter o mesmo cabeçalho do evento GetText.
Exemplo:
Dê um Ctrl + Shift + C e escreva o corpo da procedure.
Depois que vc criar a query e os seus campos, vc aponta a procedure q vc criou pro evento GetText do campo:
Abraços
Exemplo:
type
TForm1 = class(TForm)
...
...
// Aqui vc escreve a procedure
procedure OnGetTextSexo(Sender: TField; var Text: String; DisplayText: Boolean);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;Dê um Ctrl + Shift + C e escreva o corpo da procedure.
Depois que vc criar a query e os seus campos, vc aponta a procedure q vc criou pro evento GetText do campo:
Query1Campo.OnGetText := OnGetTextSexo;
Abraços
GOSTEI 0