Restrições de Usuários

Delphi

18/07/2003

Pessoal alguém conhece algum componente ou alguma idéia para controlar acesso dos usuários. Os menus do meu sistema tudo bem eu consigo, o problema é que o cliente agora quer direitos para os botões que existem nos formulários de manutenção, onde existe o botão
Incluir, Alterar, Consultar, Excluir, todas as telas de cadastro tem estes botões, é que todos os sistemas que desenvolvo tem estas telas como padrão gostaria de algo que servisse para todas ou alguma idéia.

Já tentei usar o Usercontrol mas só dá erro.

Obrigado.

Só para ressaltar utilizo o Delphi 6 com Interbase 6 / DBExpress

César.

Cesarpir

Cesarpir

Curtidas 0

Respostas

R3yz0r

R3yz0r

18/07/2003

que tal fazer o seguinte:

Fazer uma senha de acesso completa e outra com as restrições desejadas
assim quando o usuario logar o programa carrega somente oq for nescessario.

Falow e boas compilações!! :)

GOSTEI 0
Macario

Macario

18/07/2003

Uma opção seria vc usar o ActionList assim vc contrala todos os comandos atraves dele em vez de ficar habilitando/habilitando menus e botoes vc faz isso actionlist, vc tendo as telas iguais fica facil

GOSTEI 0
Agaraujo

Agaraujo

18/07/2003

Amigo eu fiz o seguinte criei 2 tabelas uma e de usuario e a outra de permissoes do usuario no sistema, Exemplo:

Cadastro de Usuario
codigo Nome senha
1 Jose 1234
2 Antonio 5678
3 Manuel 2344

Cadastro de Permissoes
Usuario Codigo Acesso Inclui Altera Excluir Imprime
1 1 S S S S S
2 1 S S S N N
3 1 S N N N N

é o seguinte suponhamos q o jose logue o seu programa ok, ai ele clica no seu cadastro de cliente que tem o codigo 1 entao o jose pode fazer de tudo no cadastro acessar, incluir, alterar, excluir e imprimir; e ja o antonio podera acessar o cadastro de cliente mas nao podera excluir e nem imprimir ja o manuel so podera acessar o cadastro e nao poderar fazer inclusao, alteracao, exclusao e nem imprimir.
entao a cada clique para entrar no menu vc tera q buscar as permissoes do usuario, espero q te ajudei.

Fiz e deu certo..

sds
Anderson Araujo

GOSTEI 0
Rscrj

Rscrj

18/07/2003

Caro ´cesarpir´.
Primeiro, você tem que criar um banco de dados aonde você vai armazenar os valores referentes a sua consulta Ex.: ´0´ para OK ou ´1´ para NO, vc me entende, o segundo passo é colocar algumas restrições dentro do seu sistema para que somente o usuário Master tenha acesso e possa dar acesso aos demais usuários. Uma coisa que uso é o seguinte.
Isso funciona com MailMenu.

mailmenu1.items[0].visible:=true / false //dependendo se vc que ou não que o usuário tenha acesso e por ai vai.

P.S.: Os SubÍtems, vc coloca após o Items mais um Items e denomina qual sera esse [0],[1]...

Abraços

GOSTEI 0
POSTAR