Rich Edit estilo Code Editor Delphi
[b:2a8606b9d2] Por motivos de problemas no mesmo post que já havia enviado no fo´rum estou tentando enviá-lo novamente [/b:2a8606b9d2]
Olá amigos delphianos !
Estou com uma dúvida ´cabeluda´ ! Não faço nem idéia de como resolver isso ! Tenho um Bloco de Notas feito no delphi, só que meu sócio me deu uma tarefa para aprimorar esse Editor. E uma delas é horrível , ele quer que eu coloque um procedimento no Rich Edit que funcione assim :
O que o usuário digitar dentro de colchetes fica o texto digitado, incluindo os colchetes em verde , por exemplo :
[ TIAGO ] - os colchetes e o texto TIAGO vão ficar na cor verde
O que o usuário digitar dentro das chaves vão ficar em azul , incluindo as chaves :
{ TIAGO } - chave + TIAGO em azul
É como se fosse o Code Editor do Delphi , conforme vai digitando se é uma palavra reservada , por exemplo case, if , end , var, begin , function, procedure etc... fica em negrito .
Ha ! Outra coisa , ele quer também , tudo o que tiver depois do sinal de igual = fique em vermelho
Detalhe : Vai mudando de cor conforme digita por exemplo comecei a digitar [ T , ainda fica normal quando eu digitar [ TIAGO ] e fechar os colchetes ele já coloca a cor definida !
Valeu Galera ! Conto c/ vc s !
Abraços[/b]
Olá amigos delphianos !
Estou com uma dúvida ´cabeluda´ ! Não faço nem idéia de como resolver isso ! Tenho um Bloco de Notas feito no delphi, só que meu sócio me deu uma tarefa para aprimorar esse Editor. E uma delas é horrível , ele quer que eu coloque um procedimento no Rich Edit que funcione assim :
O que o usuário digitar dentro de colchetes fica o texto digitado, incluindo os colchetes em verde , por exemplo :
[ TIAGO ] - os colchetes e o texto TIAGO vão ficar na cor verde
O que o usuário digitar dentro das chaves vão ficar em azul , incluindo as chaves :
{ TIAGO } - chave + TIAGO em azul
É como se fosse o Code Editor do Delphi , conforme vai digitando se é uma palavra reservada , por exemplo case, if , end , var, begin , function, procedure etc... fica em negrito .
Ha ! Outra coisa , ele quer também , tudo o que tiver depois do sinal de igual = fique em vermelho
Detalhe : Vai mudando de cor conforme digita por exemplo comecei a digitar [ T , ainda fica normal quando eu digitar [ TIAGO ] e fechar os colchetes ele já coloca a cor definida !
Valeu Galera ! Conto c/ vc s !
Abraços[/b]
Tiagojmilam
Curtidas 0
Respostas
Tiagojmilam
10/12/2004
Se alguém puder montar um exemplinho e me mandar no e-mail :
cjetransportes@bol.com.br
Agradeço imensamente .
cjetransportes@bol.com.br
Agradeço imensamente .
GOSTEI 0
Gandalf.nho
10/12/2004
Existe um pacote de componentes chamado SynEdit, pode ser que te ajude. Pegue-o em [url]http://synedit.sourceforge.net[/url]
GOSTEI 0
Tiagojmilam
10/12/2004
O problema é que gostaria de fazer isso na raça !
Teria que ser no codigo mesmo , não posso usar comp de terceiros .
Se alguém puder me mandar um exmeplo com essas funções , eu agradeceria muito : cjetransportes@bol.com.br
Teria que ser no codigo mesmo , não posso usar comp de terceiros .
Se alguém puder me mandar um exmeplo com essas funções , eu agradeceria muito : cjetransportes@bol.com.br
GOSTEI 0
Jonnymarques
10/12/2004
Para fazer na raça você terá que fazer a análise léxica, ou seja separar todas as palavras. Depois fazer uma análise sintática usando uma gramática (feita em delphi) e colocar dentro desta condição o que vc quer e no caso seria mudar a cor de uma palavra sobre certa condição.
Em suma vc teria que criar um pequeno interpretador e se aprende isso na faculdade e é uma das matérias mais difíceis.
Por isso aconselho esar um componente.
Em suma vc teria que criar um pequeno interpretador e se aprende isso na faculdade e é uma das matérias mais difíceis.
Por isso aconselho esar um componente.
GOSTEI 0