Rodar o sistema sem instalar firebird

Firebird

07/03/2008

Oi colegas,
Preciso enviar, via email, uma cópia de avaliação de um sistema. Tenho duas versões: uma mais antiga com delphi 7+Interbase 6+conexão BDE e outra sendo atualizada agora com delphi 7+firebird 2.0 +Dbexpress.
Sei que com o Innosetup posso criar o instalador que se encarregará de td.
Até ai td bem.
Minhas dúvidas são as seguintes:
1 - se no cliente já existirem versões de interbase ou firebird ou BDE instalados não dará problema? principalmente com a porta de acesso do firebird ou interbase.
2 - já vi algo sobre rodar o aplicativo com o firebird embebed. Aplicativo+bd+firebird, td dentro de um cd, rodando sem instalação na máquina. Seria possivel fazer isso mas td dentro de um arquivo (pois vou enviar por email) ao inves de um cd?

Catunda

Catunda

Curtidas 0

Respostas

Kroki

Kroki

07/03/2008

Eu uso desse jeito com firebird embarcado,é apenas uma DLL.

GOSTEI 0
Rodc

Rodc

07/03/2008

Eu uso desse jeito com firebird embarcado,é apenas uma DLL.

Me diz uma coisa, esse firebird embedded tem controle de acesso ao banco através de senha? Para que o usuário não consiga alterar o banco sem ser pelo meu programa?

GOSTEI 0
Kroki

Kroki

07/03/2008

Sim,é igual oa Firebird normal,só não trabalha em rede diretamente,vc tem que implementar atravez do seu programa o meio de comunicação via rede.

GOSTEI 0
Asales

Asales

07/03/2008

Kroki,
aproveitando a deixa:
como faço para implementar esta função em rede para o firebird embedded?

GOSTEI 0
Kroki

Kroki

07/03/2008

E não implemetei,mas seria algo como em LanHouse,o programa cliente mandam um comando via string e o programa principal acessa o banco e envia o resultado para o cliente.Desse modo o programa cliente apenas recebe informação do programa servidor sem acessar o banco diretamente.

GOSTEI 0
Catunda

Catunda

07/03/2008

Bom.... posso concluir então que não há problema em gerar o arquivo de instalação do aplicativo com o firebird 2.0 junto mesmo que já exista uma versão qualquer de firebird ou interbase já instalada no cliente?

GOSTEI 0
Kroki

Kroki

07/03/2008

Se voce usar o FireBird embarcado num CD ou outro meio voce não terá problemas com outras versões instaladas pois o FireBird Embarcado só se comunica Localmente com sua Dll local na pasta do executavel.

GOSTEI 0
Catunda

Catunda

07/03/2008

Onde eu pego a versão do firebird embedded?
Procurei no www.firebirdsql.org mas não encontrei.

GOSTEI 0
Kroki

Kroki

07/03/2008

Não lembro mais porque testei ele em 2006 e não usei mais banco de dados,me passa o email(tem que ser hoje porque vou viajar)e eu te mando um exemplo completo de um cadastro e deletronica que fiz para um amigo na época.
Eu uso o zeos para acessar o banco,não lembro a versão mas acho que é a zeosdbo-6.1.5-stable ou foi a zeosdbo-6.5.1-alpha_cvs_13-10-2005.
Analise o código para ver como se seta o firebird embarcado.
Com o exemplo vc utiliza a Dll FBCLIENT.DLL e FIREBIRD.MSG,não precisa instalar.

GOSTEI 0
Catunda

Catunda

07/03/2008

robsoncatunda@ig.com.br

GOSTEI 0
Rodc

Rodc

07/03/2008

Sim,é igual oa Firebird normal,só não trabalha em rede diretamente,vc tem que implementar atravez do seu programa o meio de comunicação via rede.

Kroki, você disse que é implementado a validação de senha através do Embedded, mas o artigo http://www.firebird.com.br/articles.php?id=8 diz que não é. Apesar de ter usuário e senha, você pode colocar qualquer senha que ele permite o acesso.

GOSTEI 0
POSTAR