Salvando Resultados Calculados no BANCO, certo ou errado
Bom, a um tempo atrás eu tinha por exemplo os seguinte campos :-valor do Item-quantidade distribuida para o vendedor-quantidade vendida de itens
com esses dados eu gerava esses outros dados através de campos calculados:-valor total vendido-valor total distribuido-quantidade devolvida-valor total devolvido
Então parei e pensei.. "poxa toda vez que abrir este registro ele vai realizar o mesmo calculo para gerar esses novos valores para os campos calculados, mais e se eu fizesse apenas uma vez os calculos e armazenasse logo no banco os resultado, para quando precisar, só consultar sem precisar calcular nada, até no relatório ficaria mais fácil, pois não teria que realizar calculo nenhum, já tenho tudo armazenado".
Agora precisa da opnião de vocês, o que vocês acham sobre isso ? Armazenar logo o resultado ou calcular toda vez que tiver que abrir o registro.
Porque imagine comigo, se eu tiver um "documento" com 2000 mil itens, vou ter que realizar estes calculos nos 2000 itens toda vez que abrir o "documento" .
com esses dados eu gerava esses outros dados através de campos calculados:-valor total vendido-valor total distribuido-quantidade devolvida-valor total devolvido
Então parei e pensei.. "poxa toda vez que abrir este registro ele vai realizar o mesmo calculo para gerar esses novos valores para os campos calculados, mais e se eu fizesse apenas uma vez os calculos e armazenasse logo no banco os resultado, para quando precisar, só consultar sem precisar calcular nada, até no relatório ficaria mais fácil, pois não teria que realizar calculo nenhum, já tenho tudo armazenado".
Agora precisa da opnião de vocês, o que vocês acham sobre isso ? Armazenar logo o resultado ou calcular toda vez que tiver que abrir o registro.
Porque imagine comigo, se eu tiver um "documento" com 2000 mil itens, vou ter que realizar estes calculos nos 2000 itens toda vez que abrir o "documento" .
Ronaldo Lanhellas
Curtidas 0
Respostas
Marco Salles
30/01/2011
Nen tudo que parece é . Vc tem duas opçoões . Pensou como pessoa ( fazer calculo em dois mil registros ???)
Mas esses dados Ja estão carregados na memória e operaçoes de memória são muito mais eficaz do que operaçoes
em HD ( supondo que seu banco esteja em Hd) e muito mais rápido do que se o banco tiver em Rede
Com o InternalCalc o processo ficou ainda mais otimizado e com melhor performance . Entre consumir recurso de rede
fazendo o acesso numa base de dados em fico com a primeira opção
obs) "poxa toda vez que abrir este registro ele vai realizar o mesmo calculo"
com o internalCal não é assim que funciona , ele so vai fazer os calculos se for mecessário . caso ele ja tenha feito
ele não ira repetir o processo
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
30/01/2011
Concerteza, o hd é milhões de vezes mais lentos do que a memórias, mais vamos pensar que esses dados só serão carregados apenas 1 vez na aplicação e o código ficará muito mais limpo e claro.
GOSTEI 0
José
30/01/2011
Este tópico esta sendo fechado por inatividade. Se necessário, sinalizar para que seja reaberto ou abrir um novo.
GOSTEI 0