Salvar configs dentro do .exe (não .res!!)
Boa noite!
Estou bolando uns esquemas em um software, mas gostaria de salvar as preferencias do usuário dentro do próprio .exe!
Detalhe: sei que isso é possível, um amigo até me sugeriu umas formas pelo OFFSET do campo edit, (editando o hexa do exe) mas achei que teria uma forma mais simples, alguem ajuda?
muito obrigado pela atenção!
Estou bolando uns esquemas em um software, mas gostaria de salvar as preferencias do usuário dentro do próprio .exe!
Detalhe: sei que isso é possível, um amigo até me sugeriu umas formas pelo OFFSET do campo edit, (editando o hexa do exe) mas achei que teria uma forma mais simples, alguem ajuda?
Chapolin
Curtidas 0
Respostas
Adriano Santos
21/05/2006
Boa noite!
Sinceramente não vejo porque não armazenar dentro do .EXE via .RES. É a melhor e mais rápida forma de gravar e acessar os dados depois.
[b:4bb7127595][url=http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=65476&highlight=resource&sid=0e1ae3d3da7c7ba4f4486f56c1a68dd5]Neste tópico[/url][/b:4bb7127595] eu explico como embutir um executável dentro do outro. É muito fácil de fazer. Caso não saiba como compilar o arquivo .RES, basta você procurar o programa Simple Resource do Gustavo Chaurais, eu não sei o link de cór, mas na segunda-feira eu te passo se quiser. Com o plug-in fica muito mais fácil vc criar os resources.
GOSTEI 0
Chapolin
21/05/2006
ok, desculpe acho que me espressei mal!!!
poderia ser dentro de um .res, inclusive eu trabalho com .res, mas eu gostaria de gravar em run time de volta o arquivo, não sei se isso é possível com os .res!!
mas aguardo seu retorno de qualquer maneira!!
muito obrigado!
poderia ser dentro de um .res, inclusive eu trabalho com .res, mas eu gostaria de gravar em run time de volta o arquivo, não sei se isso é possível com os .res!!
mas aguardo seu retorno de qualquer maneira!!
muito obrigado!
GOSTEI 0
Massuda
21/05/2006
Acho que isso não é possível... o Windows (e praticamente todos os SOs) não permite que um arquivo de um programa em execução seja aberto para escrita, de modo que não seria possível você ´escrever de volta´ as preferências do usuário.
GOSTEI 0
Adriano Santos
21/05/2006
Acho que isso não é possível... o Windows (e praticamente todos os SOs) não permite que um arquivo de um programa em execução seja aberto para escrita, de modo que não seria possível você ´escrever de volta´ as preferências do usuário.
Na mosca [b:37c95ab374]Massuda[/b:37c95ab374]. Até onde eu saiba os executáveis no Windows são ´protegidos´ contra escrita/gravação. Ainda mais em se tratando de um executável gerado pelo Delphi.
O ideal mesmo é gravar estas ´configurações´ externas, arquivo INI por exemplo, ou trabalhar com resorces.
GOSTEI 0
Chapolin
21/05/2006
concordo com vc´s!
porém, pretendo fazer um utilitário que configure esse .exe e gere ele novamente, um amigo me passou um exemplo que uma dll faz isso, mas é bem complicado, tem que pegar o endereço do valor hexa, no caso do conteúdo do edit e alterar e gerar outro .exe. Funciona, mas a cada recompilação no delphi é necessário procurar o endereço offset novamente.
a pergunta persiste: É possível salvar um .res de volta pro .exe depois de compilado?
porém, pretendo fazer um utilitário que configure esse .exe e gere ele novamente, um amigo me passou um exemplo que uma dll faz isso, mas é bem complicado, tem que pegar o endereço do valor hexa, no caso do conteúdo do edit e alterar e gerar outro .exe. Funciona, mas a cada recompilação no delphi é necessário procurar o endereço offset novamente.
a pergunta persiste: É possível salvar um .res de volta pro .exe depois de compilado?
GOSTEI 0
Leitorbinario
21/05/2006
Cara, se ele tiver sendo execudado acho dificil de fazer.
GOSTEI 0
Chapolin
21/05/2006
Um amigo me passou um DLL (sem o codigo affff), mas que cumpre o que promete!!!
Vc passa o .exe de origem (obviamente não pode ser o e.exe utilizado no momento), passa o endereço ´offset´ do valor a ser substituido, o valor pretendido e ele gerará outro .exe com o valor no edit alterado.
eu agora estou com o problema de apenas pegar o endereço offset do valor com um editor hexadecimal, alguem tem alguma dica?
Vc passa o .exe de origem (obviamente não pode ser o e.exe utilizado no momento), passa o endereço ´offset´ do valor a ser substituido, o valor pretendido e ele gerará outro .exe com o valor no edit alterado.
eu agora estou com o problema de apenas pegar o endereço offset do valor com um editor hexadecimal, alguem tem alguma dica?
GOSTEI 0
Kroki
21/05/2006
Não fique bravo,mas tem certeza que isso é realmente útil?
GOSTEI 0
Chapolin
21/05/2006
hehehe que é isso (bravo)
sempre tem uns maluco com idéias loca q nem eu!!
respondendo: SIM!
sempre tem uns maluco com idéias loca q nem eu!!
respondendo: SIM!
GOSTEI 0