Salvar e Carregar imagem de um BD Access

Delphi

22/11/2004

Olá!

Numa tabela de meu banco de dados Access, tenho um campo do tipo Objeto OLE. Nele pretendo salvar imagens e depois carregar estas imagens num DBImage.

Para salvar estou fazendo da seguinte maneira:
ADOTable1.FieldByName(´Imagem´).Assign(Image1.Picture);

Para ler, apenas ligo o campo DBImage ao campo ´Imagem´ da tabela e pronto.

Porém, mesmo [u:af48034b12]não [/u:af48034b12]ocorrendo nenhum erro ao salvar a imagem na tabela do BD, ela não aparece no DBImage quando tento visualiza-la.

Alguém pode me dar uma ajudinha?

wbb


Wbb

Wbb

Curtidas 0

Respostas

Gandalf.nho

Gandalf.nho

22/11/2004

Que tipo de imagem é? Não sei se TDBImage é compatível com esse tipo de campo, que aceita tudo que é tipo de arquivo. Talvez seja necessário usar um TImage comum e mostrar a imagem via código.


GOSTEI 0
Wbb

Wbb

22/11/2004

Já tentei usar BMP e JPG, que são formatos aceitos tanto no Image quanto no DBImage. Nenhum deu certo. Já fiz até o seguinte: Carreguei um Image e fiz o DBImage igualá-lo (DBImage.Picture := Image1.Picture). A imagem é exibida nos dois componentes e eu mando então salvar na tabela do BD. Ao que parece salva normal e sem erros. Porém, quando tento exibir a imagem no DBImage novamente, nada aparece.

Tem idéia do que pode ser?

wbb


GOSTEI 0
Reginaldo174

Reginaldo174

22/11/2004

Para salvar utilize o código abaixo:

adicione as uses:jpeg,Clipbrd 

if OpenPictureDialog1.Execute then 
begin 
jpg := TJpegImage.Create; 
jpg.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName); 
clipboard.Assign(jpg); 
DBImage1.PasteFromClipboard; 
jpg.Free;


Para ler pode continuar utilizando o metódo que descreveu:

ligo o campo DBImage ao campo ´Imagem´ da tabela e pronto


[b:3e7b0b13cb]DICA :[/b:3e7b0b13cb] Este tema já foi debatido diversas vezes no forúm. Se precisar utilizar a ferramenta Pesquisar. vc vai encontrar diversos tópicos abordando este assunto.


GOSTEI 0
POSTAR