Salvar em uma Query, como??
Queria uma pequena ajuda se fosse possível, pois estou inciando, como todo mundo um dia iniciou, do Zero. Então, qualquer ajuda, qualquer luz é bem vinda.
Tenho 4 tabelas, em Delphi 6, Paradox 7.
Duas delas são somente pra guardar dados. Uma tem chave primária Codigo_Cliente e outra Codigo_Item.
As outras duas eu tenho que anotar um pedido, constando Codigo_Cliente, Codigo_Item, e Codigo_Pedido, com suas devidas características.
Tenho que criar um relacionamento entre essas tabelas, tipo: Um pedido 004 pertence ao cliente João, que pediu X itens...
Se eu coloco uma Query, ela diz que nao grava em arquivos só de leitura, sendo que o requestLive tá toda hora como true.[/b]
Tenho 4 tabelas, em Delphi 6, Paradox 7.
Duas delas são somente pra guardar dados. Uma tem chave primária Codigo_Cliente e outra Codigo_Item.
As outras duas eu tenho que anotar um pedido, constando Codigo_Cliente, Codigo_Item, e Codigo_Pedido, com suas devidas características.
Tenho que criar um relacionamento entre essas tabelas, tipo: Um pedido 004 pertence ao cliente João, que pediu X itens...
Se eu coloco uma Query, ela diz que nao grava em arquivos só de leitura, sendo que o requestLive tá toda hora como true.[/b]
Pretinha
Curtidas 0
Respostas
Ronanz
02/08/2003
Cara Colega,
Porque vc não simplifica criando um código para relacionar as tabelas tipo:
Quando vc inserir um registro na tabela pedido ele cria uma código, certo vamos dizer que este código é 004. Então para cada item deste pedido você tem que armazenar em um campo o código 004 para vc ter um relacionamento, depois é só filtrar os registros que tem o mesmo valor do código do pedido. Para os clientes é a mesma coisa;
Não sei se ajudei muito, mas é assim que eu faço;
Boa Sorte;
Porque vc não simplifica criando um código para relacionar as tabelas tipo:
Quando vc inserir um registro na tabela pedido ele cria uma código, certo vamos dizer que este código é 004. Então para cada item deste pedido você tem que armazenar em um campo o código 004 para vc ter um relacionamento, depois é só filtrar os registros que tem o mesmo valor do código do pedido. Para os clientes é a mesma coisa;
Não sei se ajudei muito, mas é assim que eu faço;
Boa Sorte;
GOSTEI 0
Pretinha
02/08/2003
É mais ou menos essa a intenção...
Mas como eu iria salvar? Na prática?
Assim como pra todo pedido, tem que haver o código do cliente....
É nessa parte de salvar que eu tô em dúvida, como fazer na prática...
Obrigadinha...
:)
Obrigadinha...
GOSTEI 0
Pretinha
02/08/2003
É mais ou menos essa a intenção...
Obrigadinha...
Obrigadinha...
GOSTEI 0
Ronanz
02/08/2003
Vamos lá
Para incluir um pedido você deve Fazer o seguinte
TablePedido.insert; // Abre tabela para inserir os dados
Automaticamente vai ser criado um código na tabela pedidos, isto é se você tem uma campo autoincremento, prosseguindo.
Então você tem que escolher o cliente não é então salve o código do cliente em campo por exemplo CodCliente;
TablePedidoCodcliente.asinteger:=1; // O número 1 aqui seria o código do cliente.
Depois você terá que inserir os items do pedido não é então é o seguinte;
TableItensPedido.insert;
TableItensPedidoCodPedido.asinteger:=TablePedidoCodPedido.asinteger; //Aqui está você irá colocar para cada item do pedido o código do pedido;
Depois é só salvar as Duas tabelas:
TablePedido.post;
TableItensPedido.post;
Espero ter ajudado
Qualquer coisa Mande um e-mail detalhando mais;
rzampier@fwg.com.br
Para incluir um pedido você deve Fazer o seguinte
TablePedido.insert; // Abre tabela para inserir os dados
Automaticamente vai ser criado um código na tabela pedidos, isto é se você tem uma campo autoincremento, prosseguindo.
Então você tem que escolher o cliente não é então salve o código do cliente em campo por exemplo CodCliente;
TablePedidoCodcliente.asinteger:=1; // O número 1 aqui seria o código do cliente.
Depois você terá que inserir os items do pedido não é então é o seguinte;
TableItensPedido.insert;
TableItensPedidoCodPedido.asinteger:=TablePedidoCodPedido.asinteger; //Aqui está você irá colocar para cada item do pedido o código do pedido;
Depois é só salvar as Duas tabelas:
TablePedido.post;
TableItensPedido.post;
Espero ter ajudado
Qualquer coisa Mande um e-mail detalhando mais;
rzampier@fwg.com.br
GOSTEI 0
Daaneto
02/08/2003
Algo que deve ser levado em conta é que uma query só poderá ser atualizável se não contiver joins em suas instrução SQL.
De acordo com o exemplo que você descreveu este aparenta ser seu caso.
De acordo com o exemplo que você descreveu este aparenta ser seu caso.
GOSTEI 0