Segurança no firebird .. é falha ou não?

Firebird

12/09/2005

Amigos,
se eu criar um banco de dados no firebird, ´banco.fdb´, com o login ´teste´ e senha ´testando´.
depois vier alguém e copiar o arquivo e colar em um computador com o firebird instalado ele consegue acessar o banco usando o login ´SYSDBA´.

não sei se existe como bloquear esse tipo de acesso, mas se não tiver acho que ele é falho.

[color=green:a8e7c09bd4]Movido de Delphi para Interbase/Firebird[/color:a8e7c09bd4]

Orlando Frade

Orlando Frade

Curtidas 0

Respostas

Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

12/09/2005

existe um modo de dificultar essa abertura via sysdba, mas a maior falha de todo esse processo é alguém ter acesso ao seu arquivo de banco de dados para poder copiá-lo.
a pasta onde fica o banco de dados deve ter proteção máxima, sendo acessada somente pelo servidor FB a partir do IP:Porta. essa pasta também não deve ser compartilhada e nem ter qualquer tipo de acesso externo.

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

12/09/2005

Como geralmente ocorre em sistemas c/s a segurança do FB é baseada no SO. Apenas proteja o acesso ao arquivo de dados. Nada além do fbserver precisa ter acesso ao arquivo.

T+

GOSTEI 0
Orlando Frade

Orlando Frade

12/09/2005

Como faço essa proteção no windows xp?

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

12/09/2005

|Como faço essa proteção no windows xp?

1) nunca compartilhe a pasta onde está o arquivo

2) se for WindowsXP Pro (usando NTFS) configure a pasta onde está o arquivo de dados para q apenas ´Administradores´ e o ´Sistema´ terem acesso a pasta e arquivos contidos por ela -- clique na pasta com o botão direito do mouse, selecione a opção ´compartilhamento e segurança´ no menu, selecione a guia ´Segurança´ e então configure o nível de acesso.

Veja q a não ser q vc tenha alterado, quando se instala o serviço do IB/FB o usuário q roda esses processos é o SISTEMA, esse usuário é o único q precisa ter acesso a base (além do administrador, por questões administrativas, claro)

Outro ponto de segurança é q NINGUEM além do responsável pela administração do servidor IB/FB deve conhecer a senha do SYSDBA.

Apenas o SYSDBA e o OWNER da base podem realizar backup da mesma (e assim ter acesso remoto ao arquivo)

T+

GOSTEI 0
Rodolpho123

Rodolpho123

12/09/2005

O Firebird, assim como TODOS os outros bd´s, usa a segurança do S.O. caso vc queira segurança extrema no seu banco. Vc diz que se no FB um usuário apenas reinstalar o FB e depois se logar usando SYSDBA: masterkey, é uma falha do FB, discordo plenamente de vc. Se o usuário em acesso ao seu servidor, considere isso como uma GRANDE falha. Ele pode não reinstalar o FB para poder acessar seus dados, mas ele pode simplesmente teclar SHIT+DEL e mandar todo o seu bd para o espaço. Coisa que se pode fazer com Oracle, Informix, SQLServer, etc...
Se vc procura realmente segurança no bd, verifique os conceitos do seu servidor...

GOSTEI 0
Weber

Weber

12/09/2005

Se vc procura realmente segurança no bd, verifique os conceitos do seu servidor...

Em poucas palavras Rodolpho disse tudo sobre segurança em servidores SGDB. :wink:

GOSTEI 0
Orlando Frade

Orlando Frade

12/09/2005

|Como faço essa proteção no windows xp? 2) se for WindowsXP Pro (usando NTFS) configure a pasta onde está o arquivo de dados para q apenas ´Administradores´ e o ´Sistema´ terem acesso a pasta e arquivos contidos por ela -- clique na pasta com o botão direito do mouse, selecione a opção ´compartilhamento e segurança´ no menu, selecione a guia ´Segurança´ e então configure o nível de acesso.

Tenho o windows xp professional (NTFS) sp2.
no meu não aparece a aba segurança, só aparece Geral, Compartilhamento, Compartilhamento da web e Personalizar.

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

12/09/2005

Bom, eu não uso SP2 e WindowsXP não é propriamente um bom servidor. Ao q me parece no SP2 a compartilhamento e segurança são juntos, sendo assim pastas do ADMINISTRADOR não compartilhadas não podem ser acessadas mesmo por outros usuários logando na máquina.

:-)

T+

GOSTEI 0
Rodolpho123

Rodolpho123

12/09/2005

Orlando, experimente utilizar o Linux. Eu uso o a distribuição Conectiva 10 e me atende pefeitamente no quesito segurança.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

12/09/2005

Colega,

Para atribuir permissões ´ao estilo NT Server´ para pastas e arquivos no Windows XP, vá até ´Opções de pasta -> Modo de exibição´ e em ´Configurações avançadas´ desabilite a caixa ´Usar compatilhamento simples de arquivo´.

Feito isto a guia ´Segurança´ irá aparecer sempre que vc pedir propriedades de um arquivo ou pasta, desde que o sistema de arquivos seja NTFS. Então, dê acesso apenas à ´Administradores´ e ´SYSTEM´ para a pasta aonde se encontra o seu Banco de Dados.

Como já foi dito, ´servidor é servidor´. Segurança totalmente garantida só com Windows Server ou Linux. Mas segurança básica, toda a plataforma NT provê.

T+

GOSTEI 0
POSTAR