Selecionar Registro com Maior Valor CXGRID

Delphi

17/12/2013

Olá, sou novo no Forum e Iniciante em Delphi
tenho um cxgrid que me mostra todos os pedidos nao finalizados, ele fica em uma das duas abas que existem no form.. quando clico na aba referente a ele
é mostrado entao o grid, com os dados, mas preciso que a linha de seleção, fique em cima do ultimo registro, ou seja.. o registro de maior codigo, ja que
a seleção é aleatoria.. nao fica sempre em um registro especifico, mas meu cliente necessita disso para saber qual foi o ultimo que fez só para verificar se
foi concluido o pedido..

preciso de ajuda, alguem tem alguma ideia de como posso fazer?
agradeço desde ja, Obrigado :)
Vitor Fornazieri

Vitor Fornazieri

Curtidas 0

Respostas

Vitor Fornazieri

Vitor Fornazieri

17/12/2013

ninguem? :s
GOSTEI 0
Vitor Fornazieri

Vitor Fornazieri

17/12/2013

Bom ninguém soube responder mas conseguir e irei postar a solução para quem precisar
lembrando TÓPICO RESOLVIDO

consegui da seguinte forma,
criei um campo agregatte no cds com a expressão MAX(CODIGO) // que no caso o código vem do CDS
depois de abrir o clientdataset fiz o seguinte código

var
V_MAXCODPEDIDO: integer;
begin
 V_MAXCODPEDIDO := CDS_PedidosULTIMO_PEDIDO.Value; //recebe o maior registro do CODIGO no caso o ULTIMO_PEDIDO é meu campo agregatte
  CDS_Pedidos.First; // salta para o primeiro registro do CDS
  while not CDS_Pedidos.Eof do // enquanto não for o fim do CDS então
   begin
    if V_MAXCODPEDIDO = CDS_PedidosCODIGO.Value then //verifica se a linha cuja célula da coluna código contem o mesmo valor que a variável
    begin
      Break; // se tiver ele da um break, automaticamente a linha selecionada no CXGRID fica com o focus
    end else
    begin
    CDS_Pedidos.Next; // se não for igual os dois campos então da um Next no CDS para o próximo registro passar no IF..
    end;
   end;
end;

Obrigado espero ter ajudado.
GOSTEI 0
POSTAR