Select de Tabelas

Delphi

26/11/2003

E ai..... todo beleza????

Sou aluno do ultimo semestre do curço técnico em Processamento de Dados, tenho que desenvolver um sistema qualquer em qualquer linguagem, para entregar como conclusão do curço.

Escolhe o Delphi por que tenho mais facilidade para programar. Estou desenvolvendo um Sistema para locadoras, já fiz todas a telas de cadastro e de consulta, está tudo rodadndo perfeitamente, mas na tela de locação eu estou com um tremendo problema.....já coloquei todas as tabelas que preciso usar para ligar um banco de dados em outro.
Tenho uma tabela chamada TItens, nela tenho os seguintes ítens:
Codigo(Codigo da locação, tem um comando expecífico para preencher este campo), CodFilm(Codigo do Filme), NmFilm(Título do Filme), Preco( valor de locação), Devolucao(Data de Devolução).

A dúvida é a seguinte.!

Eu mandei aparecer tudo num DbGrid, mas quando eu acabo de alugar um filme para um cliente e aperto adcionar(No caso do cliente locar outra fita no mesmo boleto), a grid me traz todos os regidtros da tabela TItens, eu gostaria que ela só me mostrasse os ítens referentes ao código de locação,( quer dizer só quero listar os ítens cojo o código de locação da tabela de TItens seja igual ao código do boleto)

COMO EU FASSO ISSO ????????????????//

Agradeceria muito se alguém pudesse me ajudar pos dessa ajuda depende o meu projeto.

Muito obrigado!

Edu@rdão

Edu@rdão

Curtidas 0

Respostas

Luineumann

Luineumann

26/11/2003

você deve antes de abrir as tabelas fazer

imagine o seguite

tabela de locacao - tab1
datasource da tabela de locacao - dstab1
campo codigo da locacao - tab1codlotacao

tabela de itens - tab2
datasource da tabela de locacao - dstab2
campo codigo da locacao - tab2codlotacao

tab2.mastersource := dstab1;
tab2.masterfields := ´tab1codlotacao´;

o índice selecionado para as duas tabelas deve conter na chave o campo codlotacao;

ao abrir as duas tabelas

ao ler a tab1 serão exibidos apenas os registros de tab2 cujo tab2codlotacao = tab1codlotacao

para desfazer, se necessário, a ligação das duas tabelas

tab2.mastersource := nil;
tab2.masterfields := ´´;

GOSTEI 0
Anderh

Anderh

26/11/2003

Acredito que esteja utilizando o componente ttable.
Nesse cason certamente você tem um edit ou um label que contém o código da locação.
VOcê precisa filtrar a tabela para que o dbgrid apresente somente o que deseja.
No botão que você configurou para lançar, ao final do código, acrescente algo do tipo:

Table1.Filter := ´codigo=´+QuotedStr(edit1.text);
Table1.Filtered:= true;

//Não esqueça de verificar o tipo de dados (numérico ou string) para eventual tratamento.

Obs.: Talvez, não me recordo agora, deva ser utilizado apóstrofe: QuotedStr(´edit1.text´); // por favor, verifique.

GOSTEI 0
POSTAR