Select três tabelas - Column Unknown
:?: Olá a todos.
Uso Delphi 7, Firebird e DBExpress.
Tenho um cadastro de PEDIDOS, nele tenho o código do Cliente (CLI_COD), código da Fábrica (FBR_COD) e o código do Vendedor (VND_COD).
Gostaria de saber qual a melhor forma de se montar a instrução select para este caso. Eu estou fazendo:
V_Sql := ´SELECT * FROM PEDIDOMESTRE A, CLIENTES B, VENDEDOR C ´, quando executo o OPEN no ClientDataSet retorna mensagem de erro:
CLI_COD_1 , Column Unknown
Abraços e muito obrigado a todos.
Neto
Uso Delphi 7, Firebird e DBExpress.
Tenho um cadastro de PEDIDOS, nele tenho o código do Cliente (CLI_COD), código da Fábrica (FBR_COD) e o código do Vendedor (VND_COD).
Gostaria de saber qual a melhor forma de se montar a instrução select para este caso. Eu estou fazendo:
V_Sql := ´SELECT * FROM PEDIDOMESTRE A, CLIENTES B, VENDEDOR C ´, quando executo o OPEN no ClientDataSet retorna mensagem de erro:
CLI_COD_1 , Column Unknown
Abraços e muito obrigado a todos.
Neto
Neto
Curtidas 0
Respostas
Powerlog Tecnologia
20/06/2007
Select p.*, c.razao, v.nome from pedidomestre p inner join clientes c on p.CLI_COD = c.CLI_COD inner join vendedor v on p.VND_COD = v.VND_COD
Aconteceu o erro porque tem o campo CLI_COD nas duas tabelas e ele não sabe de qual pegar, pois você dá o select * em tudo.
Outra dica: use o alias da tabela que identifique a mesma: ou seja: V de vendedor, P de pedido, C de cliente. Quando começar a repetir aí vc usa a imaginação ...
Espero ter ajudado
GOSTEI 0
Neto
20/06/2007
:D Grande powerlog
Dica 100¬
Muito obrigado
Abraços
Neto
Dica 100¬
Muito obrigado
Abraços