senha com nivel de acesso
fala Galeraaa....
Eu presciso fazer um programa em delphi e esse programa vai ter que conter login e senha com niveis
ex:
ADM - com todo o controle do programa assim podendo add informações e excluir.
User - com limitações tipo somente leitura das informações.
Eu queria saber como faz isso antes de começar o programa.
Alguem poderia me ajudar.
Obrigado
Eu presciso fazer um programa em delphi e esse programa vai ter que conter login e senha com niveis
ex:
ADM - com todo o controle do programa assim podendo add informações e excluir.
User - com limitações tipo somente leitura das informações.
Eu queria saber como faz isso antes de começar o programa.
Alguem poderia me ajudar.
Obrigado
Cleiflavio
Curtidas 0
Respostas
Paulo_amorim
13/10/2008
Olá
Antes de tudo, vale lembrar que os níveis de acesso (e os usuários e respectivas senhas) precisam estar em algum lugar, é claro. BD, arquivo, próprio código (cuidado...), veja o que melhor lhe parece.
Quanto às restrições de acesso a determinadas funções, após sua tela de login você pode gravar em variável o nível de acesso conseguido (ou não) com aquela senha.
Antes de fazer os processos a que o usuário não tem acesso, você deve fazer a checagem do seu nivel de acesso (seria bom criar uma função para isso). Se for ok, executa. Se não, tchau, tchau.
Essa função de checagem poderia ser assim (se seu caso é só adm/user, talvez nem seja necessário tudo isso): a função chama a sua checagem passando o nível que ela exige. A função de checagem compara o nível conseguido no login (que está numa variável) com o necessário para rodar aquele processo. Se for igual/superior, manda ok, senão manda rejeição.
Espero que ajude
Até+
Antes de tudo, vale lembrar que os níveis de acesso (e os usuários e respectivas senhas) precisam estar em algum lugar, é claro. BD, arquivo, próprio código (cuidado...), veja o que melhor lhe parece.
Quanto às restrições de acesso a determinadas funções, após sua tela de login você pode gravar em variável o nível de acesso conseguido (ou não) com aquela senha.
Antes de fazer os processos a que o usuário não tem acesso, você deve fazer a checagem do seu nivel de acesso (seria bom criar uma função para isso). Se for ok, executa. Se não, tchau, tchau.
Essa função de checagem poderia ser assim (se seu caso é só adm/user, talvez nem seja necessário tudo isso): a função chama a sua checagem passando o nível que ela exige. A função de checagem compara o nível conseguido no login (que está numa variável) com o necessário para rodar aquele processo. Se for igual/superior, manda ok, senão manda rejeição.
Espero que ajude
Até+
GOSTEI 0
Cleiflavio
13/10/2008
Agora deu para entender melhor, vou tentar fazer como vc me falou e vamos ver oq vai virar.
Valeu por esclarecer minha duvida.
Valeu por esclarecer minha duvida.
GOSTEI 0
Paullsoftware
13/10/2008
Só pra complementar no site da www.devmedia.com.br existem vários exemplos e artigos inclusive com Niveis de acesso e tals... dá uma olhada lá depois blz! :wink:
GOSTEI 0
Facc
13/10/2008
Existe tbm o UserControl, é Free e muito bom.
Implementa isso que vc precisa e muito mais.
[url]http://www.usercontrol.net/[/url]
Implementa isso que vc precisa e muito mais.
[url]http://www.usercontrol.net/[/url]
GOSTEI 0
Kroki
13/10/2008
Nossa Paul...vc ta muito ´Bad Boy´ nessa sua foto...não teria coragem de tirar uma dúvida sobre Delphi pessoalmente com voce.....eheheh
GOSTEI 0