SERÁ QUE NINGUEM SABE?? --gt; Somar campos da tabela

Delphi

10/03/2003

Ola amigos, tenho 2 tabelas:

Produtos.db
Vendas.db

Produtos.db tem os campos: PRODUTO, VALOR

Vendas.db tem os campos: PRODUTO, VALOR, TOTAL

Na DBGrid1 mostro tudo da tabela Produto.db e no DBGrid2 tudo da tabela Vendas.db

Enfim, quando clico 2 vezes no DBGrid1 ele copia o produto escolhido para a DBGrid2 (tabela Vendas.db), sendo que o campo TOTAL da tabela Venda.db seria o total dos valores adicionados na tabela Vendas.db

Ex:

Caneta = R$ 3,00
Lapis = R$ 5,00

Queria que quando copiasse os valores R$ 3,00 e R$ 5,00 para o campo VALOR da tabela Vendas.db ele somasse automaticamente e mostrasse num LABEL qualquer (no caso o valor de R$ 8,00). Se eu removesse um produto, digamos o de R$ 3,00, ficaria no total: R$ 5,00

Estou usando query

Anonymous

Anonymous

Curtidas 0

Respostas

Ildefonso

Ildefonso

10/03/2003

Olá, Nelson.

Você veio do Access?... Isto é uma típica capacidade dele: criar um Edit carregado com uma função de agregação.

Você pode fazer isso no Delphi também, mas a partir de um outro TDataSet no qual você colocaria a função de cálculo, e toda vez que o TDataSet original, a ser calculado, disparasse um evento você atualiza aquela SQL especial.

Outra maneira é, a partir dos eventos disparados, você calcular linha a linha o valor correto.

Bom trabalho. 8)

GOSTEI 0
Anonymous

Anonymous

10/03/2003

Olá, Nelson. Você veio do Access?... Isto é uma típica capacidade dele: criar um Edit carregado com uma função de agregação. Você pode fazer isso no Delphi também, mas a partir de um outro TDataSet no qual você colocaria a função de cálculo, e toda vez que o TDataSet original, a ser calculado, disparasse um evento você atualiza aquela SQL especial. Outra maneira é, a partir dos eventos disparados, você calcular linha a linha o valor correto. Bom trabalho. 8)

Oi amigo, nunca usei access, e jamais em minha vida passou-me pela cabeça heheehe.. eu uso delphi com sql mesmo.. e eh isso que quero, pode ajudar? com o codigo, eu nao sei, por isso estou pedindo ajuda a mais de 1 semana e so um iluminado como vc respondeu, q coisa!! heeeh

um abraço

GOSTEI 0
POSTAR