Serviços de hospedagem, podemos confiar?

PHP

Java

.NET

Front-end

Infraestrutura

10/07/2015

Seguindo conselhos, abrir esse post para tirar duvidas e gerar questionamentos.

Já vi uns dois posts relacionados a reclamação com os serviços de hospedagens, ai me vem a pergunta, os serviços por aqui prestados possuem alguma garantia?
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

Curtidas 2

Mais Respostas

Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

Pelas reclamações, poucas são as hospedagens confiáveis, é sempre aconselhavel o proprio profissional ter o backup de tudo.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

10/07/2015

Seguindo conselhos, abrir esse post para tirar duvidas e gerar questionamentos.

Já vi uns dois posts relacionados a reclamação com os serviços de hospedagens, ai me vem a pergunta, os serviços por aqui prestados possuem alguma garantia?


Dos grátis não tenha expectativas, pois podem simplesmente cortar o fornecimento do serviços e já era. E normalmente o serviço deixa a desejar.

Dos pagos ainda pode-se ter alguma expectativa, mas sempre tenha um plano para mitigar qualquer contingência.
Afinal qualquer infra de TI esta fadada a ter problemas, desde erro humano, a vírus, ataques Hackers ou pane na estrutura.
A ideia é sempre manter o ambiente replicado de preferência em locais distintos, assim você garante a disponibilidade.
Inclusive redundância do link de dados.
Agora tudo isto gera custos e são soluções corporativas.

Para pequenas empresas o melhor é deixar bem claro para o seu cliente, de preferência por escrito em contrato, de que você não responsável por manter backup de dados.
Depois que entregou o projeto quem deve manter é o cliente.

Para os pobres mortais, mantenha backup´s (locais, nuvens e hd´s externos), inclusive da base de dados.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/07/2015

Só aqui vi uns dois ou três posts reclamando, ou seja, empresas que deixam os cliente praticamente sozinhos.
GOSTEI 0
Fabio Santos

Fabio Santos

10/07/2015

O profissional deve pesquisar bastante, não somente preços, mas opiniões.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/07/2015

O profissional deve pesquisar bastante, não somente preços, mas opiniões.


Uma preocupação a mais para o profissional!
GOSTEI 0
Nathan Aguiar

Nathan Aguiar

10/07/2015

No meu caso o meu seviço era de hospedagem profissional, sequer fui contactado que os sites tinham caido, eu um dia por acaso fui entrar para fazer uns testes no site e percebi que os dois tinham caido, pois ai que percebi que estavam offline.

Nunca confie em um serviço de hospedagem, por melhor que seja.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/07/2015

Desculpa Jothaz não citei o que escreveu, bom é exatamente o caminho a seguir e tentar no maximo cumprir algumas exigencias, deixar tudo guardado, até as pequenas modificações.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/07/2015

No meu caso o meu seviço era de hospedagem profissional, sequer fui contactado que os sites tinham caido, eu um dia por acaso fui entrar para fazer uns testes no site e percebi que os dois tinham caido, pois ai que percebi que estavam offline.

Nunca confie em um serviço de hospedagem, por melhor que seja.


Você faz backup frequentemente então?
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

Nathan, teve problemas com quantas empresas de hospedagem?
GOSTEI 0
Nathan Aguiar

Nathan Aguiar

10/07/2015

Marcelo, eu já tive problema com 3 empresas até hoje, 2 por terem perdido TUDO e 1 por ter perdido o DB, tanto que no outro tópico eu relato sobre a perda de tudo no servidor que eu usava para hospedar um site pessoal e outro empresarial, ainda bem que eu tinha backup...

Fernanda, sim, frenquentemente, dependendo da utilização... No caso da aplicação empresarial eu fazia backup Segunda, Quarta e Sexta e deixava sábado e domingo acumulando para o backup da Segunda pois sabia que não haveria dados novos.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

10/07/2015

Marcelo, eu já tive problema com 3 empresas até hoje, 2 por terem perdido TUDO e 1 por ter perdido o DB, tanto que no outro tópico eu relato sobre a perda de tudo no servidor que eu usava para hospedar um site pessoal e outro empresarial, ainda bem que eu tinha backup...

Fernanda, sim, frenquentemente, dependendo da utilização... No caso da aplicação empresarial eu fazia backup Segunda, Quarta e Sexta e deixava sábado e domingo acumulando para o backup da Segunda pois sabia que não haveria dados novos.


Perder os dados é um problemão, mas ainda pior é perder a credibilidade, afinal como prestador de serviços é o que nos define.

Para a maioria das empresas que conheço um caso como este eles romperiam o contrato com você na hora sem dó nem piedade.
Afinal quando se terceiriza algum serviço você quer excelência e por mais que você ache que não seja sua culpar, a culpa é sua.
E fora o prejuízo financeiro e da imagem que pode causar a empresa.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

Lamentavel, mais do que isso até, não existe nada a respeito juridicamente? Pagar por um serviço sem garantias, é mesmo que dar dinheiro para "nada", mas Marcelo, a hospedagem funciona e tudo mais...é meu amigo, serviço porco é o que posso dizer, pelo visto assim fica facil demais, eu tenho uma empresa de hospedagem e não garanto NADA!!!

me desculpem...
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/07/2015

Nathan, que azar hein, realmente uma prova que devemos ter um plano B, C, D...Z e por nossa conta!
GOSTEI 0
Nathan Aguiar

Nathan Aguiar

10/07/2015

Aham, nem me fala, o que me salva é que meus PCs eles ficam fazendo sempre backup e consegui rodar no meu servidor e redirecionar o dominio para a maquina enquanto eu procuro uma nova hospedagem....
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

Um trabalho que poderia ser poupado, mas é assim mesmo, sempre com um pé atrás!
GOSTEI 0
Nathan Aguiar

Nathan Aguiar

10/07/2015

Acredito que na TI como um todo, não se pode confiar em absolutamente ninguem.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

Geralmente esses problemas com os servidores de hospedagem são ataques?
GOSTEI 0
Nathan Aguiar

Nathan Aguiar

10/07/2015

Comigo, só aconteceram problemas ocasionados com segundo os administradores desses servidores: "O Datacenter pegou fogo", "O DataCenter perdeu os HD's", em suma tudo relacionado ao datacenter, nunca foi me relatado ataque.... mas sim problemas fisicos
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

Problemas esses que na minha visão podem ser evitados, politicas de segurança servem para isso, mas só querem abrir um CNPJ e lucrar.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/07/2015

T.I é assim mas não deveria, cada area deveria ser extremamente responsavel, isso é comum por que permitem e não existem meios para inibir esse tipo de situação, como Jothaz falou, quem se queima é o profissional por uma culpa que não é dele.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

T.I é assim mas não deveria, cada area deveria ser extremamente responsavel, isso é comum por que permitem e não existem meios para inibir esse tipo de situação, como Jothaz falou, quem se queima é o profissional por uma culpa que não é dele.


Pode algo que se instalou por aqui, no Brasil, será que empresas estrangeiras são assim?
GOSTEI 0
Nathan Aguiar

Nathan Aguiar

10/07/2015

Cara, se é só aqui no Brasil eu não sei, só sei que as coisas por aqui são precárias.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

10/07/2015

T.I é assim mas não deveria, cada area deveria ser extremamente responsavel, isso é comum por que permitem e não existem meios para inibir esse tipo de situação, como Jothaz falou, quem se queima é o profissional por uma culpa que não é dele.
T.I é assim mas não deveria, cada area deveria ser extremamente responsavel, isso é comum por que permitem e não existem meios para inibir esse tipo de situação, como Jothaz falou, quem se queima é o profissional por uma culpa que não é dele.


Pode algo que se instalou por aqui, no Brasil, será que empresas estrangeiras são assim?
Cara, se é só aqui no Brasil eu não sei, só sei que as coisas por aqui são precárias.


Nem sempre o problema é só incompetência ou desleixo, realmente o ambiente de infra esta propenso a sofrer todo o tipo de problemas.

Estou trabalhando em um empresa de grade porte que esta em mais de 40 países e tem mais de 200.000 funcionários diretos e terceirizados. Neste caso temos 3 data centers distribuídos com uma solução para replicar tudo neles.
Estes 3 data centers estão distribuídos no Brasil, EUA e Europa e funciona 24/7 com links privados e redundantes. Só com link de dados são gasto uns 5 milhões por mês.
Fora que temos uma equipe enorme só para monitorar a infra, banco de dados e rede.
E mesmo assim tivemos um problema de infra que parou toda a empresa.

Por mais profissional e robusta que seja a estrutura tudo pode sofrer pane por vários motivos.
Vírus, ataques DOS, erro humano e pane mau funcionamento de hardware.

Então nada é 100%. O melhor é criar os sistemas e deixar por conta do cliente a parte de infra, pois assim você se libera e uma responsabilidade.

Sem falar que, isso vale para médias e grandes empresas, normalmente quando se faz um contrato tem clausulas de "glosa", que são descontos ou indenizações ao cliente no caso de você que presta o serviço não executar o serviço completamente ou der prejuízo ao seu cliente.

O Nathan deve agradecer muito ao cliente dele por ter continuado como cliente, coisa que a maioria não faria, nem cobrou nem tipo de "glosa".
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/07/2015

Nesse exemplo que citou Jothaz, da empresa, realmente ter o controle absoluto realmente é complicado, hardware, software e principalmente pessoas.
Uma pergunta, o que é "glosa"?
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

10/07/2015

Basicamente é um desconto no valor a ser pago na prestação de um serviço.
É o seguinte você ser propõe a prestar um serviço a uma empresa e não cumpre plenamente o que se propôs a fazer, então no pagamento é descontado um valor em dinheiro do que iria ser pago a você.
Por exemplo sua empresa vai prestar um serviço de Outsourcing com vários profissionais além do equipamento, só que a equipe vai trabalhar em um prédio do cliente e usar equipamentos (infra) do cliente. Então mensalmente é feita uma "glosa" (desconto) no pagamento de sua fatura pelo uso do equipamento que deveria ser disponibilizado por usa empresa.
Isto poder ser feito quando você se propõe a prestar um serviço 24/7 e não consegue, as horas paradas são descontadas.

Outra coisa que pode acontecer é um desconto por prejuízos causados ao seu cliente. Imagina um Almoxarifado que envia materiais para obras. Se o sistema ou infra para e ele não pode enviar os materiais tem vários prejuízos: os caminhões parados e cobrando, os operários parados (pois pode não materiais para trabalhar), atraso nos cronogramas (as vezes tem multas por atrasos) e por ai vai.

Normalmente tudo isto é definido em contrato e de acordo como o departamento jurídico.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

10/07/2015

Vivendo e aprendendo, nunca tinha ouvido falar do termo. :-)
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

Cara, se é só aqui no Brasil eu não sei, só sei que as coisas por aqui são precárias.


Noto isso, quando serviço é bom é caro!
GOSTEI 0
Fabio Santos

Fabio Santos

10/07/2015

Como fazemos o backup de um site feito com CMS?
GOSTEI 0
Paulo Freire

Paulo Freire

10/07/2015

Eu tenho algumas aplicação em MVC5 no http://www.smarterasp.net/, são aplicações de pesos médios, fazem mais de um ano que ainda não tive problemas.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

Mas mesmo assim faz o backup dele, do banco???
GOSTEI 0
Paulo Freire

Paulo Freire

10/07/2015

Bom a empresa tem mais de 10 anos no ramos de hospedagem pura Microsoft ASP.Net e MSSQLServer, e não obtive relatos de perda de dados(dessa empresa) no google e outros foruns, acho que as coisas lá fora funcionam, sei lá. pois nunca fiz backup não, todavia é bom fazer, tenho 22 bases de dados SQLServer 2014, com quase 3 GB, é bom prevenir. rsrsr
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

É bom cuidar mesmo, 22 bases de dados e quase 3GB, um perigo!!!
GOSTEI 0
Fabio Santos

Fabio Santos

10/07/2015

Cuida Paulo Freire, é muita responsabilidade!
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

10/07/2015

Depende dos profissionais envolvidos por trás das coisas. A grande maioria(90%) nem podemos dizer que sejam "profissionais", pois muitos nem mesmo são da área de TI e acham que entendem de tudo, sendo que a única coisa que sabem fazer é administrar um cPnel/WHM, Plesk e por ai vai.

Tudo o que o cara precisa fazer para configurar o seu servidor ou atender a um cliente está baseado em interface gráfica, em dar cliques com o mouse, digitar informações. Tudo mesmo desde DNS, Firewall, Cotas de discos e outros são criados com ferramentas gráficas.

Já eu como sou da área de TI desde 1997, formado em redes e desenvolvimento, já posso garantir que pelo menos sei o que estou fazendo e até hoje ainda não tiver problemas e nem reclamação de nenhum cliente. Graças a Deus!

Agora também tem a questão de clientes que reclamam, mas que não sabem nem do que estão reclamando. Por exemplo, a grande maioria das pessoa assinam planos de hospedagem, quando a pessoa é webmaster/webdesign ou tem uma empresa de publicidade geralmente assinam planos de revenda para poder ter esse diferencial de oferecer aos seus clientes a hospedagem. Só que muitos não procuram saber com o seu host sobre o tipo de serviço que estão contratando e acabam criando problemas desnecessários. Por quê falo isso:

Quando se contrata planos de hospedagem ou revenda de hospedagem, esses planos são em 99.999999...% dos casos planos compartilhados, ou seja, o seus sites vão estar alocados em um servidor onde existem vários outros sites, ou seja, é absolutamente normal que o desempenho as vezes reduza. Então a pessoa contrata uma hospedagem barata(eu tenho planos que custam R$5,90ao mês), e quer colocar uma loja virtual ou um outro tipo de site com 100 acessos simultâneos por hora. Gente certamente que o servidor não vai permitir, pois os recursos de uma hospedagem compartilhada, como o nome já diz, são divididos entre cada site. Para sites que exigem recursos e/ou tem muitos acessos simultâneos, a pessoa tem que optar por servidores Dedicados, VPS ou Cloud. E cada um desses tem seus prós e contras.

Aproveitando deixo aqui o meu site para quem quiser visitar. E também orefeço parcerias e patrocínios. www.rcgo.com.br
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

10/07/2015

Em resposta aos comentários dos outros colegas e complementando as informações, em relação aos Backups.

Todas as empresas de host, incluindo a minha fazem backups das contas de usuário? A resposta é SIM e NÃO!

Não sei de posso citar nomes, mas como citei o meu próprio site, vou citar nomes de algumas grandes e excelentes empresas: UOL Host, Host Gator, GoDaddy, HostDime, Alog, LimeStone, Softlayer, Rede Host, Amazon... e todas as médias e pequenas, fazem backup das contas em seus servidores de acordo com suas políticas(inclusive eu), só que estes backups não são para os clientes e sim para as empresas caso precisem recuperar ou migrar servidores. Por exemplo: se eu mudar o meu servidor, eu simplesmente migro as contas dos meus clientes para outro através do backup, imagina se tivesse que entrar em contato com cada cliente para pedir backup. Agora se o cliente perde os seus dados essa é outra situação. E sim ele pode entrar em contato com a empresa para saber o que fazer, mas não é obrigação e nem certeza de que consiga seus arquivos com a empresa.

Existem sites de empresas onde afirmam que fazem backup diários etc etc, pode ser que sim ou que não, mas o cliente deve estar ciente que isso não é pra ele e sim para a própria empresa, e não deve se iludir ou acreditar que se um dia ele precisar restaurar os seus arquivos o host vai fornecer os backups. Alguns oferecem apenas uma vez e depois cobram por isso, outros nem mesmo oferecem e outros sempre cobram para entregar ao cliente o backup. Então aconselho a todos que desejam contratar qualquer serviço de internet a ler os termos de utilização e tirar suas dúvidas com a empresa antes de contratar.

Quando contratamos serviços de hospedagem temos que estar cientes que, os nossos arquivos são apenas nossos e cabe a nós zelar por eles. As empresas apenas oferecem a infraestrutura e para garantir que os sites vão estar sempre disponíveis, eles fazem os backups dos servidores. Agora o cliente é quem tem que fazer os seus. Pode parecer estranho, mas é assim que funciona. Tem empresas que cobram um adicional mensal para fazer backup para os clientes, tudo dentro de uma política(backup total, parcial, incremental), mas é sempre bom o cliente também fazer.

Enfim, no meu site tem os termos de serviço e como trabalho em relação aos backups. Garanto que procuro ser diferenciado e oferecer o melhor em termos de serviço, mas a base de tudo é igual em todas as empresas.
GOSTEI 0
Fabio Santos

Fabio Santos

10/07/2015

Boa tarde Ricardo, possui um plano bem em conta! Guardarei o link caso haja necessidade!
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

Ricardo, existe diferença entre servidores Windows e Linux para quem usar o CPanel da hospedagem!
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

10/07/2015

Boa tarde Ricardo, possui um plano bem em conta! Guardarei o link caso haja necessidade!


Boa tarde Fábio. Precisando estou às ordens! E se quiser testar eu libero 30 dias grátis!

Só para informar e reforçar os comentários que fiz, por exemplo o meu plano de hospedagem com valor de R$5,90 mensal assim como demais, são de excelente qualidade, garanto 99.99% de uptime e como deve ter observado no meu site eu garanto a devolução do dinheiro. Resumindo: Eu conheço o serviço que ofereço.

Assinando esse plano(5,90) o cliente pode ficar despreocupado, o seu site vai estar online sem problema algum.

Agora é como falei, plano de hospedagem não é indicado para grandes sites e lojas virtuais que tenham um volume grande de acessos, pois vai exigir recursos do servidor. Eu deixo isso bem claro para os clientes, e ofereço outro tipo de serviço mais adequado. Agora caso o cliente insista em assinar um plano de hospedagem para "botar pra quebrar" no servidor, eu prefiro não vender, pois eu prefiro ter o cliente e não o dinheiro dele.

Não entrem na conversa de empresas que dizem que a hospedagem deles suporta o script X, Y, Z. Pois quando o site começar a ter acessos o servidor vai bloquear e a empresa vai te convidar a mudar para outro serviço(dedicado, vps, cloud) e o cliente acaba sendo "fisgado". Agora se o cliente não aceitar... já ouviu o ditado "porta da rua é a serventia da casa"? já fizeram isso comigo quando eu dependia dos outros para hospedar meu site.

Agora chega, pois vão começar a achar que estou fazendo marketing rsrsrsr
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

10/07/2015

Ricardo, existe diferença entre servidores Windows e Linux para quem usar o CPanel da hospedagem!


Desculpe não entendi. Em que sentido você fala?
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

Faz alguma diferença para o consumidor do serviço, sendo Windows ou Linux? Isso fica explicito?
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

10/07/2015

Deixa eu ver se entendi.

Você fala no sentido de contratar um serviço e o servidor ser Windows ou Linux, correto?

Então, é obrigação da empresa informar na descrição do produto, se o serviço oferecido é em servidor Linux ou Windows. Na prática para o cliente tem diferença no seguinte:

Se o servidor for Linux, não vai rodar ASP. Até existem módulos para Linux que permitem isso, mas não compensa. Já se o servidor for Windows roda praticamente tudo.

Painel de controle para Linux é cPanel (CentOS e CloudLinux) ou Plesk (CentOS) para Windows é apenas o Plesk.

As diferenças para o consumidor são basicamente essas, porém hoje em dia o uso de servidores Linux é bem maior, não apenas pelo fator custo, mas porque a grande maioria das páginas são escritas com PHP, Wordpress, Joomla, Opencart etc. Geralmente só procura por Windows quem tem algo específico para a plataforma.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

Exatamente isso que queria saber!
GOSTEI 1
Carinhalegal

Carinhalegal

10/07/2015

Não podemos, é só!
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

10/07/2015

Não podemos, é só!


Não entendi!
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

Não podemos, é só!


Não entendi!


Oi Ricardo?
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

10/07/2015

Não podemos, é só!


Não entendi!


Oi Ricardo?


Ontem alguém (não me lembro no nome) postou esse comentário "não podemos, é só", então perguntei o que ele queria dizer.
Só que agora não está mais aqui, deve ter sido removido pela moderação, sei lá...
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/07/2015

Ah desculpa então, abraço.
GOSTEI 0
POSTAR