Servidores, o que saber?
olá a todos, sobre servidores web, o que é necessario saber sobre eles e quais? basta saber iniciar, parar e reiniciar, é o mesmo processo quando se faz localmente?
Janaina Mendes
Curtidas 0
Respostas
Ronaldo Lanhellas
14/07/2014
Depende do que você precisa. Se for um servidor linux, não basta você apenas saber iniciar e reiniciar um serviço se você vai precisar analisar problemas que possam ocorrer na sua aplicação.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
14/07/2014
no linux precisa de mais cuidados? citei essa questão de server mais para saber como realmente funciona em ambiente de produção mesmo. geralmente utiliza o Windows ou Linux?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
14/07/2014
Bom, se tratando de Java WEB geralmente é Linux. No Linux com certeza você precisa ter bem mais cuidados do que o Windows, pois você tem "total" domínio do Sistema Operacional e fazer "besteiras" é bem fácil. Se você não tem noção de como usar o Linux, aconselho fortemente que você estude antes de se arriscar a instalar um serviço como Tomcat ou Jboss no mesmo, pois você vai precisar dar manutenção nele e se não souber vai ser uma grande dor de cabeça.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
14/07/2014
mas isso em nivel "local"? em em servidores mesmo, é o desenvolvedor que mexe com isso?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
14/07/2014
Não Janaina Mendes, dependendo do tamanho da empresa, geralmente tem um profissional (Analista de Suporte) responsável por realizar as configurações no servidor, o Analista de Sistemas só acessa o servidor para ver logs relativos a aplicação (na empresa que trabalho é assim).
Em nível local, se você estiver fazendo testes então não há tantos problemas se você fizer "besteiras", afinal são só testes. Não sei se fui claro.
Abraços.
Em nível local, se você estiver fazendo testes então não há tantos problemas se você fizer "besteiras", afinal são só testes. Não sei se fui claro.
Abraços.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
14/07/2014
sim, clarissimo. obrigada.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
14/07/2014
De nada e Boa Sorte com o Linux :D
GOSTEI 0
Janaina Mendes
14/07/2014
é só curiosidade mesmo Ronaldo, ainda não mexo bem com Linux, mas é bom se adiantar.
GOSTEI 0