Sinalizar cliente sobre alterações no banco
Tenho um sistema em FB 1.5 que ao incluir registros numa das tabelas é necessário avisar a uma aplicação cliente sobre a mudança. Eu sei que isso pode ser feito com eventos, mas isso implicaria que a aplicação cliente deverá ficar logada no banco o tempo todo. Como eu poderia mandar essa informação de outra forma? Pensei numa aplicação simples que ficasse no systray e só avisasse da alteração no banco, daí o usuário se logaria na aplicação principal para checar. Será que isso compensa ou é melhor usar eventos, mesmo implicando em ter que manter a conexão ativa?
Gandalf.nho
Curtidas 0
Respostas
Romulocpd
09/01/2006
Olá,
Acho que a maneiro mais fácil seria criar uma tabela de Log e o programa cliente ficar monitorando, sendo que isso realmente implica em ficar conectado.
Uma solução que eu já vi fazer é tipo o banco gerar um determinado arquivo em uma determinada pasta. Desta forma a aplicação cliente monitora esta pasta e inicia ao o arquivo ser enviado pra lá, sei lá. Há n formas de fazer.
Claro que conectado ao banco seria mt melhor.
Vlw
Acho que a maneiro mais fácil seria criar uma tabela de Log e o programa cliente ficar monitorando, sendo que isso realmente implica em ficar conectado.
Uma solução que eu já vi fazer é tipo o banco gerar um determinado arquivo em uma determinada pasta. Desta forma a aplicação cliente monitora esta pasta e inicia ao o arquivo ser enviado pra lá, sei lá. Há n formas de fazer.
Claro que conectado ao banco seria mt melhor.
Vlw
GOSTEI 0
Raserafim
09/01/2006
tb tenho esta mesma dúvida.
o que queria era carregar os dados em um ClientDataSet para que a aplicação não precise ficar indo ao banco, e só fazer isto quando tiver alguma alteração nesta tabela. aí sim o ClientDataSet recarregaria os dados.
o que queria era carregar os dados em um ClientDataSet para que a aplicação não precise ficar indo ao banco, e só fazer isto quando tiver alguma alteração nesta tabela. aí sim o ClientDataSet recarregaria os dados.
GOSTEI 0
Thomaz_prg
09/01/2006
Bom gandalf.nho, sabendo-se que, a data e hora de atualização do banco de dados é alterado conforme as suas atualizações, você poderia criar esse aplicativo no tray que ficasse verificando a data + hora de atualização do arquivo do banco, e então, se mudar, conectar a aplicação.
GOSTEI 0