Sistema backup

Delphi

12/04/2004

Olá pessoal!

To querendo desenvolver um sistema de backup para mim mesmo! A minha ideia é a seguinte: No programa vou agendar um dia da semana que quero que ele execute o backup. Dai quero que cada vez que eu ligue ou desligue o PC o programa execute, analise se esse dia chegou ou se ate mesmo ja passou e faça o backup das pastas selecionadas para a unidade D: compactando em arquivo zip. Bom, a ideia eu tenho o problema é que eu naun sei como fazer. Não sei como fazer o progrma rodar quando inicia ou deliga o windows e despois terminar sozinho. Não sei como copiar as pastas selecionadas para unidade D: e muito menos como ´zipar´ elas....heheheheh..... Vcs tem ideia de como fazer isso??? To procisando de uma ajudinha...

[]´s
Samuel Gubert

Sgubert

Sgubert

Curtidas 0

Respostas

Nildo

Nildo

12/04/2004

Olá sgubert! Bem vindo ao fórum!
Você pode começar fazendo seu programa simplesmente Copiar o arquivo de um lugar para o outro ´sem zipar´. Depois você implementa isso.
De uma olhada na função CopyFile. Você também deve olhar as funções ´FindFirst, FindNext e FindClose´ para a procura dos arquivos.
Comece pelas partes basicas e vá implementando.

Aposto que uma hora você chega lá!

GOSTEI 0
Sgubert

Sgubert

12/04/2004

Muito obrigado pela dica!
Será de grande ajuda para o inicio do desenvolvimento!!!
Agora só abusando mais um pouco da sua boa vontade......Existe um evento que indique que o computador ira se desligar e/ou acabou de ser iniciado????

[]´s
Samuel gubert

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

12/04/2004

Pra saber se o computador vai desligar é assim:

Coloque essa declaração no Private do form:
procedure WMQueryEndSession (var Msg : TWMQueryEndSession); message WM_QueryEndSession;

E este código depois do [b:299b80bf6d]Implementation[/b:299b80bf6d], em baixo do [b:299b80bf6d]{$R *.DFM}[/b:299b80bf6d]
procedure TFrmPri.WMQueryEndSession (var Msg : TWMQueryEndSession);
begin
   ShowMessage( ´O Computador irá desligar. Pressione OK para prosseguir´ );
   Msg.Result := 1;
end;

Só que para isso seu programa deve estar rodando. E para executar automaticamente seu programa junto com o Windows, coloca um atalho dele no INICIAR do ´Menu Iniciar->Programas´.

GOSTEI 0
Tiocassio

Tiocassio

12/04/2004

Para criar arquivos zip baixe o componente zipforge, muito bom

tem exemplos demo

http://www.componentace.com

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

12/04/2004

Eu não aconselho usar o Zip Forge. Eu fiz um sistema de backup apra minha empresa e testei TODOS os componentes Freeware e Pagos que Zipam arquivos. o Zip Forge me apresentou um resultado muito negativo, acabando com a memória do computador. Chega uma hora que, já zipado muitos arquivos, o computador fica totalmente sem recursos até travar. O que eu uso agora, que na minha opinião é o melhor, é o Delphi Zip (TZipMaster). Não lembro exatamente o endereço pra baixar, mas você pode usar o Google!

GOSTEI 0
POSTAR