Sistema com firebird não abre
Desenvolvi um programa que funciona perfeitamente na máquina onde foi desenvolvido, só que quando tento rodar em outra máquina ele abre e fecha. Pelo que percebi ele não conecta no banco de dados firebird e fecha. Copiei todos os arquivos necessários, instalei o Firebird 1.5, mas não abre. Alguém já passou por isso. A única coisa diferente neste computador é que ele tem um sistema para gerenciamento de lan house que também usa o Firebird.
Visualdesigner
Curtidas 0
Respostas
Pezzin
19/12/2006
Atualemente tenho problemas com os programas que usam Interbase. :evil:
Esse seu caso de ter um programa em FB e não funcionar nunca passei.
Esse seu caso de ter um programa em FB e não funcionar nunca passei.
GOSTEI 0
Andersonpgsql
19/12/2006
qual a versão do banco em que o sistema de lam ta? é a mesma versão deste seu outro sistema?
se não for, pode estar ai o problema...outra coisa que componente vc usou? os da paleta interbase(IBX) ou o dbexpres?
se não for, pode estar ai o problema...outra coisa que componente vc usou? os da paleta interbase(IBX) ou o dbexpres?
GOSTEI 0
Visualdesigner
19/12/2006
O bando de dados da lan e o meu sistema são a mesma versão, ambos 1.5. Eu uso do dbExpress
GOSTEI 0
Andersonpgsql
19/12/2006
da alguma mensagem de erro?
talvez vc vai precizar colocar junto a sua aplicação dentro da pasta
C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Borland Shared\DBExpress
um arquivo que esta dentro desta pasta no local do desenvolvimento...é o arquivo ´´dbxconnections.ini´´
C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Borland Shared\DBExpress\dbxconnections.ini
talvez vc vai precizar colocar junto a sua aplicação dentro da pasta
C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Borland Shared\DBExpress
um arquivo que esta dentro desta pasta no local do desenvolvimento...é o arquivo ´´dbxconnections.ini´´
C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Borland Shared\DBExpress\dbxconnections.ini
GOSTEI 0
Visualdesigner
19/12/2006
é amigo, infelizmente não deu certo, já não sei mais o que fazer.
GOSTEI 0
Andersonpgsql
19/12/2006
ve se contem dentro da pasta system32 nessa maquina que não ta abrindo sua aplicação a dll midas.dll se não tiver...pegue a na maquina onde vc desenvolveu sua aplicação e a distribua na outra maquina
ve se pode ser isso
ve se pode ser isso
GOSTEI 0
Visualdesigner
19/12/2006
relamente o programa necessita desse arquivo coloquei esse arquivo, mas ainda não abriu. Pelo que percebi onde possui o delphi instalado funciona, pois coloquei em outra máquina com delphi e deu certo e outra além daquela que não tem delphi não abre
GOSTEI 0
Visualdesigner
19/12/2006
Apaguei as dlls dbexpint.dll e gds32.dll também não funciona, mas aparece a mensagem dizendo que o arquivo não foi encontrado, mas nas outras máquina não aparece nada, simplemente abre e fecha
GOSTEI 0
Massuda
19/12/2006
Geralmente esse problema de ´abre e fecha´ ocorre porque você tem datasets ativos nos forms/data modules quando eles são criados. Nessa situação, se ocorrer um erro no BD devido a configuração incorreta dos componentes de acesso, derruba o programa. Se for seu caso, mude para ativar os datasets depois que você configurar os componentes de acesso adequadamente.
Sobre a configuração dos componentes de acesso... tenho a impressão que você desenvolveu tudo numa única máquina (Delphi, Firebird) mas no caso você precisa configurar esses componentes de acordo com a instalação que foi feita. Por exemplo: o BD pode estar em uma máquina que não é necessariamente a máquina onde o programa está sendo executada.
Finalmente, existem os problemas relacionados a instalar o FB e com a configuração da sua rede.
Sobre a configuração dos componentes de acesso... tenho a impressão que você desenvolveu tudo numa única máquina (Delphi, Firebird) mas no caso você precisa configurar esses componentes de acordo com a instalação que foi feita. Por exemplo: o BD pode estar em uma máquina que não é necessariamente a máquina onde o programa está sendo executada.
Finalmente, existem os problemas relacionados a instalar o FB e com a configuração da sua rede.
GOSTEI 0
Visualdesigner
19/12/2006
Meus ClientDataSets não ficam ativos no form, eles são ativados no momento que vai fazer alguma operação. Na minha aplicação o arquivo FDB pode ser localizar em tempo de execução, pois fica gravado o caminho em arquivo INI. Acredito que depente de alguma arquivo ou configuração que na máquina e não tem na outra.
GOSTEI 0
Macario
19/12/2006
Olá.
Fora os ClientDatasets você olhou o(s) Componente(s) de Conexão?
Outro ponto, que tratamento de erros você utiliza em sua aplicação?
[]´s
Fora os ClientDatasets você olhou o(s) Componente(s) de Conexão?
Outro ponto, que tratamento de erros você utiliza em sua aplicação?
[]´s
GOSTEI 0
Gandalf.nho
19/12/2006
Você está usando o SYSDBA para conectar ao banco?
GOSTEI 0
Visualdesigner
19/12/2006
Sim estou SYSDBA e senha masterkey
GOSTEI 0