Sistema com Log de Usuários

Delphi

31/01/2006

Olá pessoal tudo bem com vcs?

Antes de tudo, pesquisei sem sucesso sobre o assunto...
Estou desenolvendo um sistema aqui na empresa onde trabalho e por motivos de segurança deverei fazer um log em TXT, ou seja toda operação do usuário dentro do sistema vai ser gravado. Eu não tenho a mínima idéia de como fazer.
Alguém pode me dar uma luz por favor?

Agradeço antecipadamente

[]´s

Edibertoalves

Edibertoalves

Curtidas 0

Respostas

Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

31/01/2006

Colega,

Qual é o banco de dados? Recomendo utilizar XML para que possa utilizar o LOG em rotinas de rollback, ou seja, permita retornar os dados para um estado de uma determinada data/hora e não para simples auditoria.

GOSTEI 0
Macario

Macario

31/01/2006

[quote:e4d2a09bf4=´Aroldo Zanela´]Colega,

Qual é o banco de dados? Recomendo utilizar XML para que possa utilizar o LOG em rotinas de rollback, ou seja, permita retornar os dados para um estado de uma determinada data/hora e não para simples auditoria.[/quote:e4d2a09bf4]

No caso o XML seria usando o ClientDataSet?
Não conheço muito sobre XML, mas os arquivos gerados ficam bem maiores que um txt normal não e?

GOSTEI 0
Netosdr

Netosdr

31/01/2006

Primeiramente esclareça:

- Versão do Delphi que vc usa
- Metodologia de acesso (DBExpress, BDE, etc)
- Banco de dados e versão

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

31/01/2006

[quote:bc851afb0b=´Aroldo Zanela´]Colega, Qual é o banco de dados? Recomendo utilizar XML para que possa utilizar o LOG em rotinas de rollback, ou seja, permita retornar os dados para um estado de uma determinada data/hora e não para simples auditoria.

No caso o XML seria usando o ClientDataSet?
Não conheço muito sobre XML, mas os arquivos gerados ficam bem maiores que um txt normal não e?[/quote:bc851afb0b]
Colega,

Sim, ficam ´gordos´ em face de conterem metadados e dados. Mas é mais ´prático´ para construção desse tipo de solução e facilita a leitura ´crua´. Mas não é necessário o uso de CDS, pois a especificação de XML é muito simples (menos de 30 páginas).

GOSTEI 0
Edibertoalves

Edibertoalves

31/01/2006

Desculpem a todos! Esqueci de mencionar a versão que utilizo

Delphi 7 + FB 1.5
Componentes de Acesso : IBDatabase + IBDataSet + DataSetProvider + ClientDataSet

O que devo proceder?

[]´s

GOSTEI 0
Netosdr

Netosdr

31/01/2006

Caro colega Ediberto,

Aconselho você a registrar o log em uma tabela do banco de dados.
Caso tenha interesse de enviar este log por e-mail crie a rotina que exporta o arquivo e envie.

Se vc criar o log em algum arquivo, poderá ser facilmente apagado ou editado por qualquer pessoa, já no banco de dados não, ok.

Espero ter ajudado.

Abraço.

GOSTEI 0
POSTAR