sistema delphi em rede
Boa noite,
Tenho em sao paulo uma rede da telefonica chamada interdados, ela tem uma mpls na central, e um modem dsl
nas filias(dez),formando uma rede vpn, preciso criar um aplicativo em delphi na central que possa ser acessado via tcp-ip pelas filias, neste sistema preciso transportar alguns arquivos dos micros das filias para o micro da central,
seria possivel me ajudarem com alguma dica sobre um projeto assim?
Claudio Souza
Curtidas 0
Respostas
Rodrigo Mourão
10/03/2009
Olá Claudio, Boa Noite !!
Bem, se todas as maquinas estão numa VPN então todos se enxergam, correto ? Sendo assim a tranferência de arquivos é transparente, como se as maquinas estivessem conectadas via cabo de rede. A função de uma VPN é esta mesmo criar um ambiente de rede virtual de forma que as maquinas se entendam como parte de uma mesma rede.
Faça um teste. De uma das filiais tente dar um Ping no IP de uma maquina na matiz se conseguir é por que sua VPN esta configurada corretamente e a cópia dos arquivos será feita com sucesso !!
Se a transferência de arquivo que você se refere é arquivos binários como txt, doc, etc então minha sugestão seria mapear o caminho e fazer a copia direta do arquivo !!!
Agora se vai transferir dados, como cadastros então pode aproveitar a estrutura DataSnap e transmitir DataPacket.
Estamo a disposição.
Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão
Borland Instructor Certified
Coordenador da Consultoria em Delphi
Bem, se todas as maquinas estão numa VPN então todos se enxergam, correto ? Sendo assim a tranferência de arquivos é transparente, como se as maquinas estivessem conectadas via cabo de rede. A função de uma VPN é esta mesmo criar um ambiente de rede virtual de forma que as maquinas se entendam como parte de uma mesma rede.
Faça um teste. De uma das filiais tente dar um Ping no IP de uma maquina na matiz se conseguir é por que sua VPN esta configurada corretamente e a cópia dos arquivos será feita com sucesso !!
Se a transferência de arquivo que você se refere é arquivos binários como txt, doc, etc então minha sugestão seria mapear o caminho e fazer a copia direta do arquivo !!!
Agora se vai transferir dados, como cadastros então pode aproveitar a estrutura DataSnap e transmitir DataPacket.
Estamo a disposição.
Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão
GOSTEI 0
Claudio Souza
10/03/2009
rodrigo, testei pelo ping e as maquinas respondem, mas a copia dos binarios pela vpn ficou mesmo muito lenta, vou verificar a rede para ver se melhora, tenho tambem um banco de dados nas filias , interbase 6.0 , com data snap entao eu poderia transferir os dados para a central?
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
10/03/2009
Extamente Amigo !!
Esqueci de comentar com você sobre lentidão. Realmente conexão com VPN não é o melhor dos mundos principalmente se o link for ruim, bom seria fibra ótica ou via satélite. Rsrsrsrsrs Já usei isso uma vez, dai caí da cama e acordei !!! kkkkkkk. Temos sempre que nos virar com o que temos. Mas somos brasileiros não é, e não desistimos nunca !!!
Bem quanto ao dados para a matriz com DataSanp é viável sim mas seu sistema tem que ser multicamadas. Bem na verdade pelo menos a parte de conexão com banco. Como ele usa pacotes XML a tranferência e bem mais rápidas mesmo assim e bom dar uma otimizada nos selects, para reduzir ao máximo o tráfego.
Abs !!!
Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão
Esqueci de comentar com você sobre lentidão. Realmente conexão com VPN não é o melhor dos mundos principalmente se o link for ruim, bom seria fibra ótica ou via satélite. Rsrsrsrsrs Já usei isso uma vez, dai caí da cama e acordei !!! kkkkkkk. Temos sempre que nos virar com o que temos. Mas somos brasileiros não é, e não desistimos nunca !!!
Bem quanto ao dados para a matriz com DataSanp é viável sim mas seu sistema tem que ser multicamadas. Bem na verdade pelo menos a parte de conexão com banco. Como ele usa pacotes XML a tranferência e bem mais rápidas mesmo assim e bom dar uma otimizada nos selects, para reduzir ao máximo o tráfego.
Abs !!!
Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão
GOSTEI 0
Claudio Souza
10/03/2009
ok Rodrigo vou tentar entao transformar o sistema em mult camadas, obrigado pelo atendimento, aproveitando o contato, parabens pelo curso de aplicação comercial, estou acompanhando o curso e esta otimo,
grato e bom trabalho
claudio
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
10/03/2009
Obrigado Claudio, Abraços !!!
Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão
Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão