sistema em rede

Delphi

11/05/2005

ae galera preciso de seus conselhos ... peguei um sistema em rede pra fazer .... só q eu uso o banco de dados access (porque é o unico q eu sei usar) e rede possui 8 micros, ateh ae tudo bem eu qria saber o seguinte é muito arriscado pra mim fazer issu, vou começar a estudar outros banco de dados pra mim depois substituilos, mas enquanto issu algum problema???

uso a conexao ADO (Jet) bd Access e eu compartilho a pasta no servidor e coloco como caminho por exemplo //servidor/banco/dados.mdb

entenderam???

obrigado

Slack

Slack

Curtidas 0

Respostas

Crash

Crash

11/05/2005

kra.. comeca a estudar outro banco rapido.. usar acess em rede eh mto arriscado!!!!!! para comecar, aprenda interbase.. eh uma ferramenta mto boa, rapida, de graça e simples de utilizar. Voce acha material aqui mesmo no forum ou no site clubedelphi.net.

t+

GOSTEI 0
Saint

Saint

11/05/2005

Depende da aplicação, se for um sistema simples nao há problema nenhum em usar o access, mas eu nao o recomendo.
Interbase nao eh de graca, Firebird sim, mas eu tambem nao recomendo.
Prefiro 100x usar MySQL ou PostgreSQL, esses sao gratuitos e muito bons. A nova versao do Mysql disponibiliza views, stored procedures, etc..coisa que antigamente nao tinha.

Eu recomendo MySQL ou PostgreSQL, esses 2 se assemelham muito mais a oracle e sql server, ja interbase e firebird tem um modo todo especifico de trabalhar que nao me agrada, apesar de ter otimas funcionalidades me sinto ´limitado´ os utilizando.

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

11/05/2005

MySQL não é gratuito para uso comercial. Eu recomendo Firebird 1.5

GOSTEI 0
Crash

Crash

11/05/2005

O Interbase 6.0 eh opensource.. e free. Eh mto estavel e rapido.. eu ja tive problemas com o firebird e ainda naum tive coragem de migrar para ele. E qualquer aplicativo por menor que seje.. deve ser utilizado a ferramenta adequada... usar Access em rede eh mto arriscado. talvez vc nao terá problemas de inicio, mas com o passar do tempo vc vai ter com certeza.

t+

GOSTEI 0
Robsons

Robsons

11/05/2005

Cara tenho um sistema que desenvolvi a muito tempo que esta com
o banco em acces 97 e ADO...
Tem 18 máquinas rodando o sistema...
nunca tive grandes problemas, mas ja que vai começar agora, tente começar bem...

GOSTEI 0
Slack

Slack

11/05/2005

bom obrigado pelas dicas... mas q tipo de risco eu corro por exemplo.. eu preciso fazer esse sistema pra ontem entaum naum da tempo de estudar otro banco pelo menos eu ateh acabar esse sistema.. e tb nao posso colocar um banco de dados no qual não sei trabalhar direito concordam comigo???

por issu estou pensando em começar com access.. deixar uns 2 meses dp migrar para o firebird que eh gratuito no caso.. mas pra mim migrar terei q estar dominando o banco...

obrigado mais um vez galera

GOSTEI 0
Crash

Crash

11/05/2005

Os problemas vem a longo prazo.... quando vc tiver uma tabela com 1000000000 de registros eu quero ver seu sistema rodar sem problemas!!!!

Para aprender interbase ou firebird vc demora no maximo 1 semana e as ferramentas para o banco sao iguais (quase as mesmas funcoes do ADO) porque todos sao derivados dos mesmos objetos.

Mais se vc acha que nao vai ter problemaas... vá em frente com o access mais problemas virao.

t+

GOSTEI 0
Saint

Saint

11/05/2005

O MySQL usa licenca GPL, ou seja..
voce deve te-lo registrado se for usa o bd embutido no sistema, nesse caso eh pago..
mas se voce vender o sistema independente do bd e depois utilizar o mysql como opcao, nao tem problema nenhum..

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

11/05/2005

Para aprender interbase ou firebird vc demora no maximo 1 semana

:shock:

O MySQL usa licenca GPL, ou seja.. voce deve te-lo registrado se for usa o bd embutido no sistema, nesse caso eh pago.. mas se voce vender o sistema independente do bd e depois utilizar o mysql como opcao, nao tem problema nenhum..

Colega,

Há uma grande engano aqui. Fazer uso da licença GPL do MySQL força você a licenciar o seu software sob os mesmos termos desta licença. Para utilizar o MySQL ou qualquer outro software licenciado sob a GPL, o seu software também precisa ser licenciado sob ela, o que quer dizer, basicamente, ser Open Source.

Você não pode fazer uso do MySQL, licenciado sob GPL, em nenhuma aplicação comercial. Esta restrição não é apenas à distribuição do MySQL: Se o seu software comercial pode utilizar o MySQL, mesmo que como opção como você colocou, você precisa pagar a licença comercial do MySQL, se vier a utilizar. O simples fato da sua aplicação ser comercial já o descredencia de utilizar o licenciamento GPL e o fato da sua aplicação comercial utilizá-lo já o obriga à adquirir a licença comercial.

Eventuais dúvidas ou confirmações podem ser realizadas em: http://www.mysql.com/company/legal/licensing/index.html

[b:52b7dad848]O MySQL não é free para uso comercial, de nenhuma espécie.[/b:52b7dad848]

De todos os SGBDs ´famosos´, apenas 4 são 100¬ free e com [b:52b7dad848]utilização[/b:52b7dad848] sem restrições: [b:52b7dad848]Interbase 6.0, Firebird, PostgreSQL e Ingres.[/b:52b7dad848]

Os termos de cada licença variam quando trata-se alterações ao código fonte do próprio SGBD, como no caso do Ingres onde estas (e apenas estas) alterações precisam ser licenciadas sob os mesmos termos de sua própria licença.

Há ainda o MSDE que não tem restrições de uso, mas o código é fechado e tem limitações de recursos se comparado a seu ´pai´, o MS-SQL Server.

T+

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

11/05/2005

...Há ainda o MSDE que não tem restrições de uso, mas o código é fechado e tem limitações de recursos se comparado a seu ´pai´, o MS-SQL Server.
Complementando...

O [url=http://www.microsoft.com/sql/msde/]MSDE[/url] é uma versão ´local´ do SQL Server (a sigla significa ´Microsoft SQL Server Desktop Engine´).

Ele praticamente não tem restrições quanto ao uso. O que evita o abuso é o fato do desempenho dele degradar muito a medida que aumenta o número de usuários simultâneos.

GOSTEI 0
Saint

Saint

11/05/2005

[quote:c394d572c8=´CrasH´]Para aprender interbase ou firebird vc demora no maximo 1 semana

:shock:

O MySQL usa licenca GPL, ou seja.. voce deve te-lo registrado se for usa o bd embutido no sistema, nesse caso eh pago.. mas se voce vender o sistema independente do bd e depois utilizar o mysql como opcao, nao tem problema nenhum..

Colega,

Há uma grande engano aqui. Fazer uso da licença GPL do MySQL força você a licenciar o seu software sob os mesmos termos desta licença. Para utilizar o MySQL ou qualquer outro software licenciado sob a GPL, o seu software também precisa ser licenciado sob ela, o que quer dizer, basicamente, ser Open Source.

Você não pode fazer uso do MySQL, licenciado sob GPL, em nenhuma aplicação comercial. Esta restrição não é apenas à distribuição do MySQL: Se o seu software comercial pode utilizar o MySQL, mesmo que como opção como você colocou, você precisa pagar a licença comercial do MySQL, se vier a utilizar. O simples fato da sua aplicação ser comercial já o descredencia de utilizar o licenciamento GPL e o fato da sua aplicação comercial utilizá-lo já o obriga à adquirir a licença comercial.

Eventuais dúvidas ou confirmações podem ser realizadas em: http://www.mysql.com/company/legal/licensing/index.html

[b:c394d572c8]O MySQL não é free para uso comercial, de nenhuma espécie.[/b:c394d572c8]

De todos os SGBDs ´famosos´, apenas 4 são 100¬ free e com [b:c394d572c8]utilização[/b:c394d572c8] sem restrições: [b:c394d572c8]Interbase 6.0, Firebird, PostgreSQL e Ingres.[/b:c394d572c8]

Os termos de cada licença variam quando trata-se alterações ao código fonte do próprio SGBD, como no caso do Ingres onde estas (e apenas estas) alterações precisam ser licenciadas sob os mesmos termos de sua própria licença.

Há ainda o MSDE que não tem restrições de uso, mas o código é fechado e tem limitações de recursos se comparado a seu ´pai´, o MS-SQL Server.

T+[/quote:c394d572c8]

Velho, o que eu disse foi o seguinte..
se você desenvolve um software X e o vende..o fato deste software ser capaz de trabalhar com o mysql [u:c394d572c8]tamém[/u:c394d572c8] nao obriga que você o licence..

O que nao pode eh voce desenvolver um software que trabalhar apenas com o mysql e nao pagar por isso..Agora se voce vende um software independente e o usuario opta por utilizar o mysql, voce nao tem nada a ver com isso..voce pode fornecer um mdb pro cara e mais tarde o usuario usar mysql..em casos assim o mysql nao eh obrigatorio..
de qualquer forma, na duvida eu recomento utilizar o PostgreSQL e nao Firebird ou Interbase..

GOSTEI 0
Kotho

Kotho

11/05/2005

Pois eu recomendo o Firebird... :?

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

11/05/2005

Velho, o que eu disse foi o seguinte.. se você desenvolve um software X e o vende..o fato deste software ser capaz de trabalhar com o mysql [u:91eff1cf0f]tamém[/u:91eff1cf0f] nao obriga que você o licence.. ....Agora se voce vende um software independente e o usuario opta por utilizar o mysql, voce nao tem nada a ver com isso..voce pode fornecer um mdb pro cara e mais tarde o usuario usar mysql..em casos assim o mysql nao eh obrigatorio..

Não é bem assim...

Se o seu software comercial é [b:91eff1cf0f]capaz[/b:91eff1cf0f] de trabalhar com o MySQL você precisa da licença comercial.
- Nenhum software comercial pode usar outro software (ou biblioteca) licenciado sob a GPL.
- Para ter o direito de usar um software ou biblioteca licenciado sob GPL, seu software precisa ser licenciado sob ela também. Ou seja, ser OpenSource.

É assim que funciona a GPL.

É por este motivo que os SGBDs que são realmente free, não utilizam a GPL e sim seus próprios modelos de licença.

T+

GOSTEI 0
POSTAR