sistema feito em delphi 7 + mysql 5 + zeos funcionar em rede

Delphi

26/03/2013

bom dia alguem pode me ajudar a configurar meu sistema para rodar em rede,meu zconnection esta localhost... pelo q li na net é melhor criar um arquivo .ini, pois assim nao precisa ficar mudando host no zconection...Bom.eu preciso instalar meu sistema em 3 maquinas, servidor e 2 estacoes....no servidor ja esta rodando...como fazer rodar nas estacoes?..como criar este arquivo.ini? outra coisa as maquinas do cliente nao usa ip...posso usar o nome da maquina?....aguardo a ajuda....
Jose Maria

Jose Maria

Curtidas 0

Respostas

Bruno Leandro

Bruno Leandro

26/03/2013

Para utilizar arquivo INI para configurar as informações de rede voce pode se basear neste artigo adicionando e mudando os parametros conforme o seu banco e sua necessidade

https://www.devmedia.com.br/acessando-o-banco-de-dados-em-rede-atraves-de-arquivos-ini/7738

para configurar o INI voce deve colocar o IP da maquina servidor, nao dos clientes ou seja
se o IP do seu servidor é 192.168.1.1 é essa informação que deve constar no arquivo INI das duas maquinas clientes,

lembrando que nos clientes voce precisara das dlls para acesso ao banco.
GOSTEI 0
Jose Maria

Jose Maria

26/03/2013

eu uso o mysql 5...cara eu sou iniciante..preciso de ajuda..como vou criar este arquivo..como vai ficar este arquivo para que as estacoes consigam acessar o servidor....outra tem que usar IP..ou pode ser apenas o nome do pc? aguardo retorno...
GOSTEI 0
Bruno Leandro

Bruno Leandro

26/03/2013

o arquivo pode ficar assim
[MYSQL]
Banco=nome_banco
Host=192.168.1.1
Porta=5050
Usuario=SYSDBA
Senha=masterkey

para ler voce pode se basear neste exemplo
var
Arquivo_INI: TIniFile;
begin
Arquivo_INI := TIniFile.Create( 'caminho_arquivo.ini' );
with Arquivo_INI do
begin
ZConnection.HostName := ReadString('MYSQL','Host','');
ZConnection.Database := ReadString('MYSQL','Banco','');
ZConnection.User     := ReadString('MYSQL','Usuario','');
ZConnection.Password := ReadString('MYSQL','Senha','');
ZConnection.Port     := StrToInt(ReadString('MYSQL','Porta',''));
end;
end;


GOSTEI 0
POSTAR