Sistema interligado com filiais

Delphi

10/05/2007

[quote:3ca4c5ce22=´Moderação´][color=red:3ca4c5ce22]Título editado por Massuda

Por favor, não use apenas letras maiúsculas no título/texto.

No caso de reincidência, seus tópicos poderão vir a ser bloqueados.

Leia as :arrow: [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=6689]Regras de Conduta[/url] do fórum.[/color:3ca4c5ce22][/quote:3ca4c5ce22]
Olá
Como converter um sistema de automação comercial que roda em rede local para o mesmo rodar via internet e interligado com as filiais.

Especificações do sistema atual:
- Linguagem Delphi 7
- BD Firebird 1.5
- Não utiliza StoredProcedures, Views. Apenas Triggers
- Acesso via MDO (Mercury Data Object)
- Não é multiempresa

Ele vai ter que ficar:
- MultiEmpresa
- Acesso remoto (Interligando Matriz e Filial com um banco central)

PS: Tenho 3 meses para realizar a conversão, por isso preciso de uma solução a curto prazo, se tivesse mais tempo, com certeza iria migrar o sistema para MultiCamadas + BSS + etc...

Gostaria de Saber a opinião de vocês sobre algumas questões:
- Estava pensando em mudar o componente de acesso para o ZEUS e o banco para MySql, visto que o Firebird é lento na NET.
- Tambem pensei em utilizar uma VPN, ZeBeDee ou similares.
- Uma outra opção seria, desenvolver um software (Shadow) que roda em background fazendo a comunicação e transmissão de dados para o servidor. Com isso o programa rodaria local com um banco local e o soft (shadow) iria fazer a conexão e transmissão dos dados para o Server BD via NET. Com essa solução eu não iria fazer muitas alterações no Programa que já estar pronto, porém tem algumas dúvidas: Como eu iria fazer o controle de Generetors, já que existiriam nas filias um banco local, e ao cadastrar um cliente e efetuar uma venda para o mesmo, tanto o cliente quanto a venda iriam ganhar códigos(ID) que serão diferentes das filiais e matriz, então quando eu fosse transferir para o BD Central, iriam duplicar registros com o mesmo código.

UFFA,

Vcs podem me ajudar?

Desde já agradeço.
Toda opinião é válida.

Anderson Belém

Anderson Belém

Curtidas 0

Respostas

Titanius

Titanius

10/05/2007

- Estava pensando em mudar o componente de acesso para o ZEUS e o banco para MySql, visto que o Firebird é lento na NET.

Se você estiver pensando em utilizar BSS, prefira pelo Firebird, já que o banco de dados seria meramente um repositório de dados, e o Client do seu programa, não teria acesso direto ao banco, minha opinião pessoal é: Sistemas Web (página e afins) = MySQL... sistemas Desktop , foge do MySQL.

- Tambem pensei em utilizar uma VPN, ZeBeDee ou similares.

São alternativas, mas não a melhor solução...

- Uma outra opção seria, desenvolver um software (Shadow) que roda em background fazendo a comunicação e transmissão de dados para o servidor. Com isso o programa rodaria local com um banco local e o soft (shadow) iria fazer a conexão e transmissão dos dados para o Server BD via NET. Com essa solução eu não iria fazer muitas alterações no Programa que já estar pronto, porém tem algumas dúvidas: Como eu iria fazer o controle de Generetors, já que existiriam nas filias um banco local, e ao cadastrar um cliente e efetuar uma venda para o mesmo, tanto o cliente quanto a venda iriam ganhar códigos(ID) que serão diferentes das filiais e matriz, então quando eu fosse transferir para o BD Central, iriam duplicar registros com o mesmo código.

O Problema disso, é você ter vários bancos em vários locais, a manutenção disso, será um problema muito grande.

[b:582d63c007]Minha opinião[/b:582d63c007]

Comece desde já a mudar seu sistema BSS, com DBExpress + Firebird 2.0, com isso vcê terá rendimentos maiores e com certeza não terá problemas futuros (sendo feito tudo correto).

Espero ter ajudado um pouco, qualquer coisa pergunte aí.

[]s

GOSTEI 0
Ffabiop

Ffabiop

10/05/2007

Aqui na empresa, várias unidades usam o ERP via Windows Terminal Service (WTS), ou seja, uma conexão VPN acessando os Servidores WTS e executando o aplicativo nesse caso de forma local, apenas acessado remotamente. É uma solução para você ter mais tempo de implementar as mudanças.

GOSTEI 0
Anderson Belém

Anderson Belém

10/05/2007

Obrigado Titanius.

Valeu ffabiop.
Servidores WTS

O que seria esses servidores? ffabio vc poderia detalhar um pouco como é isso na sua empresa?

Brigadão a Comunidade.

Continuem mandando, pois creio que o assunto seja de interesse geral.

GOSTEI 0
Ffabiop

Ffabiop

10/05/2007

Detalhar eu não posso, não estou a par da administração do windows server, mas você pode tirar suas dúvidas com um bom adminstrador de redes Windows.

GOSTEI 0
Romulocpd

Romulocpd

10/05/2007

Olá,

Sou gerente de informática de uma grande empresa em Macaé e lá nossas filiais e vendedores externos usam nosso ERP via terminal server também (alguns com o Citrix Metaframe também). É muito melhor o desempenho já que tudo roda local, o cliente somente pega as telas. Como também temos hoje 100 maquinas na rede o terminal ajuda a distribuição de novas versões.

Verifique isso que realmente é muito melhor.
Romulo

GOSTEI 0
Jujan

Jujan

10/05/2007

Cara transforme seu sistema em multicamadas e use e abuse de webservice e BSS não existe nada melhor e com mais perfomance e escalabilidade.

GOSTEI 0
Romulocpd

Romulocpd

10/05/2007

O problema que vejo, que não é tanto assim pois estamos falando de Delphi, é na distribuição de novas versões. Pelo menos no terminal todos estão usando a mesma versão e com isso evito dezenas de problemas diários.

GOSTEI 0
POSTAR