Sistema não grava todos os registros

Firebird

15/08/2005

Tenho um sistema usando Firebird 1.5 via IBX. O mesmo roda sem problemas numa pequena rede de 4 máquinas. Recentemente instalei o sistema em outro lugar numa só máquina e o que está acontecendo que uma parte dos registros que o usuário digita não são salvos no banco. Já estive verificando o banco e aparentemente não há nenhum problema com o banco (o gfix não acusa nada e tb tentei backup/restore) e a usuária está acostumada com o sistema (já o usava no lugar onde foi instalado primeiro), tb não aparece nenhuma mensagem de erro. Alguém tem idéia do que pode ser? A máquina em questão roda Windows ME.

Gandalf.nho

Gandalf.nho

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

15/08/2005

Primeiro lugar eu não confiaria nesse Windows ME ... hehehehehe

Olha gandalf, ao q parece vc tem 1 mesmo sistema q funciona corretamente em uma instalação e tem um sério problema em outra -- isso é muito esquisito.

Verifique se as versões do FB usa-das são as mesmas nas 2 instalações. Também acompanhe o usuário no uso do sistema para ver se não está fazendo nada fora do esperado -- e observe se onde está funcionando corretamente realmente está!

Uma boa olhada (revisão) no seu código quanto a controle de erros e transações principalmente é importante.

Ah, e livre-se de WindowsME, é muito ruim! ;-)

T+

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

15/08/2005

Quanto a versão do Firebird é exatamente a mesma (1.5.1), já andei observando a usuária e me pareceu tudo certo (além disso, como falei, ela já conhecia o sistema e sabia usá-lo). Em relação ao código de tratamento de erros e transações é o mesmo que uso em todos os meus sistemas (fica tudo no template de origem dos formulários de cadastro/manutenção) e nunca tinha visto isso acontecer (exceto num caso em rede de outro sistema, quando dois cadastros conflitavam e um dava rollback, mas não é o caso desse agora que está funcionando monousuário). Problemas de chaves duplicadas e campos requeridos o sistema avisa. Quanto ao windows ME, infelizmente não dá para trocar (é OEM). A única coisa que posso pensar é algum tipo de erro na hora do post que provoca um rollback e por alguma razão o sistema não acusa, o problema é que não consigo descobrir esse erro.

GOSTEI 0
Anfm

Anfm

15/08/2005

Não sei como vc trata seu erros, mas tente colocar no evento OnReconciError um show message para ver se está havendo algum erro no momento da gravação.

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

15/08/2005

Não sei como vc trata seu erros, mas tente colocar no evento OnReconciError um show message para ver se está havendo algum erro no momento da gravação.

Obrigada pela ajuda, mas não uso ClientDataSet, eu gravo direto no IBDataset

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

15/08/2005

Ninguém mais sabe?

GOSTEI 0
POSTAR