Sistemas em 2 camadas funcionam bem tendo acessos remotos ..

Delphi

23/02/2008

Olá amigos,

Projetos Client x Server (2 camadas), utilizando Delphi7, Firebird 1.5, e o trio de componentes dbExpress, funcionam bem se tiverem acessos de pontos remotos (internet) ?

Obrigado.
Francisco.

Francisco.riva1

Francisco.riva1

Curtidas 0

Respostas

Aasn

Aasn

23/02/2008

Olá camarada,

como seriam esses acessos externos (internet), pelo Terminal Service ? ou direto pelo IP + Porta através de Roteador ?

Tenho clientes que fazem uso dessas duas formas e não têm problemas, mas dependendo do número do conexões simultâneas pode haver perda de performance da rede como um todo.

[]´s
AASN

GOSTEI 0
Francisco.riva1

Francisco.riva1

23/02/2008

Olá AASN,

Os acessos seriam pelo IP + porta, através de roteador.

Quando você diz ´dependendo do número do conexões simultâneas pode haver perda de performance da rede como um todo´ ... quer dizer o número de usuários conectados ao banco independentemente se estão conectados a partir de uma rede local ou remota (internet) ?

Pela sua experiência, quando devo me preocupar (número de conexões simultâneas) ?

Obrigado.
Abraços,
Francisco.

GOSTEI 0
Francisco.riva1

Francisco.riva1

23/02/2008

Up

GOSTEI 0
Aasn

Aasn

23/02/2008

Olá Francisco,

Me refiro ao número de conexões através do Terminal Service, obviamente que com um número muito grande de conexões remotas (em um sistema 2 camadas) cujo software não tenha sido bem projetado para tal demanda, pode sim haver comprometimento do desempenho.
Outros fatores também devem ser levados em consideração, como a banda de internet, capacidade do servidor etc.
O interessante é fazer análises periódicas dos planos de acesso aos dados a fim de otimizá-los.

[]´s
AASN

GOSTEI 0
Francisco.riva1

Francisco.riva1

23/02/2008

Olá AASN,

Pensei que era quantidade de conexões :(

Como a conexão irá ser através do IP então não terei esta preocupação ... mas terei sim com a largura da banda da internet, capacidade do servidor ... como me indicou ...

Agora, não querendo abusar ...

Sempre usei o trio de componentes (dbExpress) para efetuar as manutenções no banco de dados (SQLDataSet->DataSetProvider->ClientDataSet) e consequentemente (CDS.Post->CDS.ApplyUpdates(0)) ...

Com o acesso remoto, sabe se posso continuar fazendo desta forma ou seria importante mudar para o uso Stored Procedures para fazer os Insert, Delete e update no banco ?

Ps. Sei que a maioria das coisas irei ver somente na prática, mas se, com a ajuda dos amigos que já passaram por isso, conseguir eliminar uma parte dos caminhos errados já ajuda bastante ... toda informação será bem vinda.

Obrigado pela Atenção.
Abraços,
Francisco.

GOSTEI 0
Aasn

Aasn

23/02/2008

Olá Francisco,

vc pode continuar trabalhando normalmente como já vem fazendo, porém, processos mais pesados que envolvam um grande volume de dados é recomendado o uso de stored procedures.

Outra dica é parametrizar ao máximo suas consultar para reduzir o tráfego de informações desnecessárias e não esquecer do controle de transações que é fundamental.

[]´s
AASN

GOSTEI 0
Francisco.riva1

Francisco.riva1

23/02/2008

Boa tarde AASN,

Muito obrigado pelas dicas !

(tem umas vídeo aulas do Luciano Pimenta da DevMedia sobre como montar um projeto client x server do zero, vou pegá-las como referência)

Agora é colocar na prática pra ver ´onde é que o bicho pega´ :)

Abraços,
Francisco.

GOSTEI 0
Francisco.riva1

Francisco.riva1

23/02/2008

Olá AASN,

Você usa:

KeepConnection = False

Para liberar largura de banda de internet do lado do servidor ?

Obrigado.
Francisco.

GOSTEI 0
POSTAR