Sobre herança de formulários...
Pessoal tenho um formulário(em um pacote) de Cadastro com alguns componentes DataControls nele, quando eu herdo dele gostaria de modificar em alguns DBEdits o DataSource, ele aceita, porém quando eu salvo e reabro o formulário ele reseta as propriedades DataSource para o antigo valor... ps.: ele nem mesmo está associado ao DataModule que continha o antigo DataSource, que está em outro pacote...
Bruno Belchior
Curtidas 0
Respostas
Afb
01/06/2005
Amigo qual o delphi que vc esta usando? Ele ta com update? pq eu trabalho fazendo isso e não tem problema; o que acontece e quando eu volto no formulario pai e faço alguma alteração isso implica que e valida para os formularios filhos alterando tambem eles.... Mais posta ai sua opnião para eu ver melhor o q está acontecendo?
GOSTEI 0
Bruno Belchior
01/06/2005
essa também é minha intenção, mas no formulário pai eu setei uma propriedade para um componente no filho é lógico que a propriedade será igual a do pai ao menos que eu a mude explicitamente, mas quando eu mudo explicitamente o formulário volta a propriedade para o valor do pai... o estranho é que quando mudo o delphi aceita mas quando reabro o projeto ele já voltou...
GOSTEI 0
Thiago Vidal
01/06/2005
vc precisará dar .SetSubComponent(True) em todos os componentes do Form.
Supondo DBEdits nomeados como edNome, edEndereco:
no OnCreate do Form, vc teria que colocar:
Verifique a ajuda do Delphi para o método TComponent.SetSubComponent, lá vc pode encontrar mais explicações sobre o funcionamento deste método, mas basicamente, se ele não for informado como SubComponente, ele não salvará suas propriedades no arquivo DFM.
Supondo DBEdits nomeados como edNome, edEndereco:
no OnCreate do Form, vc teria que colocar:
edNome.SetSubComponent(True); edEndereco.SetSubComponent(True); ...
Verifique a ajuda do Delphi para o método TComponent.SetSubComponent, lá vc pode encontrar mais explicações sobre o funcionamento deste método, mas basicamente, se ele não for informado como SubComponente, ele não salvará suas propriedades no arquivo DFM.
GOSTEI 0