Sobre o Kernel

Infraestrutura

10/07/2015

Sobre um assunto que pra mim é um pouco complexo até de entender, para qual necessidade usa-se o Kernel compilado, pre-compilado...sei que em alguns casos é para adicionar configurações, drivers e perifericos...

Existe a necessidade de uma unica maquina possuir dois kernels?
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Curtidas 4

Mais Respostas

Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

10/07/2015

Acompanhando...
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

10/07/2015

Acompanhando...
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

10/07/2015

Na minha infinita ignorância eu diria que basicamente, o Kernel é o coração (ou alma para os românticos) do Linux. E muda de acordo com a distribuição. Você pode re-compilar o Kernel quando você desejar alterá-lo, para por exemplo adaptá-lo/otimizá-lo para seu processador ou utilizar recursos não disponíveis de forma padrão.
Agora as vezes é um trabalho que não vale a pena, pois muitas vezes o ganho em performance é mínimo.

Um kernel pré-compilado serve para máquinas genéricas, nunca irá aproveitar toda a sua máquina. Mas se você compilar ele, vai ter um sob medida ao seu pc.

Agora é algo para usuários avançados e para newbies pode causar uma enorme dor de cabeça e dar uma "merda" enorme.
Então muita cautela e certifique-se de que saiba o que esta fazendo.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/07/2015

O negócio é hardcore mesmo, ontem "aprendi" um pouco sobre assunto, mas foi um ótimo passo a passo, errei no decorrer deles umas 3 vezes até deixa-lo com dois Kernels.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150711-135307.png[/img]
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

10/07/2015

O que seria essas adaptações/otimizações, é em nivel de hardware mesmo? Instalação de perifericos não reconhecidos por exemplo?
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

10/07/2015

O negócio é hardcore mesmo, ontem "aprendi" um pouco sobre assunto, mas foi um ótimo passo a passo, errei no decorrer deles umas 3 vezes até deixa-lo com dois Kernels.

Sem conhecimentos avançados e entender o que esta fazendo é provável que piore a performance do que melhore, então muita cautela.
Neste seu caso você só configurou para ter-se dois Kernel o que é trivial, agora o foda e desejável e alterar o comportamento do Kernel.

O que seria essas adaptações/otimizações, é em nivel de hardware mesmo? Instalação de perifericos não reconhecidos por exemplo?

Seria isto mesmo. Ou se você for um usuário hard agregar novas funcionalidades ou otimizar as já existentes.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/07/2015

Sim, apenas visualizamos as possiveis mudanças que podem ser feitas, isso é algo a mais para estudar, eu achei importante tambem deixar um de "backup" caso não dê certo, essa logica que disse faz sentido? ter dois kernels, um modificado e outro para o caso de problemas e volta-lo?
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

10/07/2015

Desculpa, não entendi a sua respostas, mas acho que não entendeu a minha pergunta, kkkk.
As mudanças são no nivel do hardware ou software ou os dois...desculpas pelos "ou".
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

10/07/2015

Sim, apenas visualizamos as possiveis mudanças que podem ser feitas, isso é algo a mais para estudar, eu achei importante tambem deixar um de "backup" caso não dê certo, essa logica que disse faz sentido? ter dois kernels, um modificado e outro para o caso de problemas e volta-lo?

Qualquer mudança por miníma que seja é lei fazer backup. Em uma mudança estrutural como alterar Kernel não fazer backup é pedir para queimar no fogo do inferno e tomando umas garfadas. Acredito que o melhor é deixar o kernel de origem e não colocar vários, pois pode virar um lambança o que invariavelmente pode comprometer a performance e integridade, mas faça backups e de preferencia utilize máquina virtuais.

Desculpa, não entendi a sua respostas, mas acho que não entendeu a minha pergunta, kkkk.
As mudanças são no nivel do hardware ou software ou os dois...desculpas pelos "ou".

Kernel é software, então subentende-se que este tipo de mudança é feita no código fonte do sistema chamado Kernel ou Core. Alterando-se a programação, código fonte (é preciso se um ótimo programador para poder atuar neste nível) você pode otimizar o seu Linux para o seu hardware, afinal o hardware sem software não serve para nada.
Assim você pode criar drivers, otimizar o Sistema Operacional para utilizar a capacidade de seu processador ao máximo ou mesmo criar outra funcionalidades que nem existam no sistema original, ou modificar as já existentes.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/07/2015

Todo o processo foi feito em uma maquina virtual, já pensando nos possiveis erros e problemas.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

10/07/2015

Então envolver programação, pensava na limitação de configurações pré definidas.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/07/2015

Então envolver programação, pensava na limitação de configurações pré definidas.

Sim, é um mundo complexo, pode ter certeza, na aula eu só ouvia "Rapaz, é melhor mexer com o Windows mesmo.".kkkkkk
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

10/07/2015

Por que realmente não é facil lidar com um sistema operacional de linha de comando, sem falar em outras caraceristicas.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

10/07/2015

Compilar o Kernel é tranquilo, ou quase, pois você pego algo que esta funcionando e compila, até minha vó faz isto. kkk
No final você terá várias versões de várias compilações, mas o conteúdo, funcionalidade e funcionamento do sistema é o mesmo.

Agora alterar o código fonte e alterar as funcionalidades e parâmetro de como o Kernel funciona e compilá-lo ai sim é osso.

Tem de comer muito feijão e dominar várias área de conhecimento para se arriscar.
O primeiro conselho é abandonar de vez a interface visual, usar o Linux e não usar a linha de comando é enganar a si mesmo. kkkk
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/07/2015

O primeiro conselho é abandonar de vez a interface visual, usar o Linux e não usar a linha de comando é enganar a si mesmo.

Concordo contigo, ainda estou longe de dominar linha de comando mas tenho consciência do que falou é verdade!
GOSTEI 0
POSTAR