Sobre o Lazarus
Olá Pessoal!
Sempre trabalhei com Delphi 7, estave me preparando para migrar para o Delphi 2010, mas tive a curiosidade de conhecer o Lazarus.
Gostei pelo fato de ter uma IDE até para o MAC OS.
Mas fico meio receoso. Tenho medo de ter problemas.
Alguém poderia me dar umas dicas/orientações quando a questão de compatibilidade, se a metodologia de trabalho com ele é a mesma da do Delphi, se muda muita coisa....
Com relação a componentes, tenho alguns que são pagos, será que são compatíveis...
Agradeço desde já qualquer ajuda.
Sempre trabalhei com Delphi 7, estave me preparando para migrar para o Delphi 2010, mas tive a curiosidade de conhecer o Lazarus.
Gostei pelo fato de ter uma IDE até para o MAC OS.
Mas fico meio receoso. Tenho medo de ter problemas.
Alguém poderia me dar umas dicas/orientações quando a questão de compatibilidade, se a metodologia de trabalho com ele é a mesma da do Delphi, se muda muita coisa....
Com relação a componentes, tenho alguns que são pagos, será que são compatíveis...
Agradeço desde já qualquer ajuda.
Vagner Almeida
Curtidas 0
Respostas
Wilson Junior
09/08/2011
Utilizo o Lazarus para desenvolvimento de softwares embarcados (Linux - ARM), e ele é muitíssimo parecido com o Delphi, muda a questão de nomes de arquivos, possui alguns recursos a mais que o Delphi não tem, mas também posui alguns recursos a menos, mas em termos de desenvolvimento, dá pra se virar legal. Quanto aos componentes pagos, nem todos tem compatibilidade com o Lazarus, isto é um problema, mas se o componente tem o código aberto, é só alterar algumas referências e algumas chamadas de rotinas. Não utilizei relatórios com ele, portanto, nõ tenho o que dizer.
Espero ter colaborado.
Espero ter colaborado.
GOSTEI 0
Vagner Almeida
09/08/2011
Muitíssimo obrigado.
GOSTEI 0