Socket com windows 98
Olá, estou fazendo um aplicativo que utiliza o ServerSocket e ClientSocket, está funcionando normalmente em computadores com o Windows XP, não consigo conectar os computadores que utilizam Windows 98. Tem alguma forma de fazer o Socket rodar no Windows 98?
Rodrigoxcruz
Curtidas 0
Respostas
Massuda
26/08/2005
Pode ser qualquer coisa. Você pode ter usado alguma coisa que só funciona em Win NT/2K/XP, problemas na rede, etc. Você poderia dar mais detalhes?
GOSTEI 0
Rodrigoxcruz
26/08/2005
Estou utilizando um ServerSocket no programa servidor, este programa está rodando num computador com windows XP.
Nos computadores clientes eu fiz um atalho para o programa client esse programa tbm está no computador servidor. Esse programa utiliza um ClientSocket.
Então, quando abro o programa Server no servidor e o Client em algum cliente ele funciona normalmente, aparece no programa servidor q tal máquina conectou ao sistema.
Quando esse client é aberto em um Windows 98 o sistema abre, mas não aparece no programa Server q aquela máquina conectou.
Resumindo:
Eu executo o Server e executo o Client em dois computadores: um com Windows XP e outro com Windows 98. No programa Server (que está em outro XP) aparece que apenas o cliente q usa XP está conectado.
Nos computadores clientes eu fiz um atalho para o programa client esse programa tbm está no computador servidor. Esse programa utiliza um ClientSocket.
Então, quando abro o programa Server no servidor e o Client em algum cliente ele funciona normalmente, aparece no programa servidor q tal máquina conectou ao sistema.
Quando esse client é aberto em um Windows 98 o sistema abre, mas não aparece no programa Server q aquela máquina conectou.
Resumindo:
Eu executo o Server e executo o Client em dois computadores: um com Windows XP e outro com Windows 98. No programa Server (que está em outro XP) aparece que apenas o cliente q usa XP está conectado.
GOSTEI 0
Massuda
26/08/2005
Testes básicos iniciais...Na máquina com Win98 você consegue dar PING na máquina com WinXP? Use o comando PING no prompt do DOS:
PING nome_ou_ip_da_maquina
Na máquina com WinXP tem algum firewall (lembrando que o SP2 instala um firewall)? Se tiver, libere a porta usada pelo seu servidor.
GOSTEI 0
Rodrigoxcruz
26/08/2005
Fiz esses procedimentos e está tudo correto
está pingando o servidor e a porta q estou usando (4321) está liberada no firewall. Mesmo assim não aparece no servidor que o Windows 98 conectou.
está pingando o servidor e a porta q estou usando (4321) está liberada no firewall. Mesmo assim não aparece no servidor que o Windows 98 conectou.
GOSTEI 0
Massuda
26/08/2005
A princípio parece tudo OK. Acho que você poderia experimentar o exemplo que vem com o Delphi (no subdiretório Demos\Internet\Chat dentro da pasta onde o Delphi está instalado) para ver se o problema é do seu programa ou da sua rede.
GOSTEI 0
Rodrigoxcruz
26/08/2005
Assuda, o exemplo do chat pediu pra jogar uma dll lá, eu joguei e agora respondeu, porém, o cliente do XP conecta imediatamente e o do Windows 98 demora cerca de 1 minuto pra aparecer no programa Service. Será q tem alguma forma de ficar rápido?
GOSTEI 0
Massuda
26/08/2005
...pediu pra jogar uma dll lá
Eu não esperava por isso... Apenas curiosidade, qual DLL ele pediu?...o cliente do XP conecta imediatamente e o do Windows 98 demora cerca de 1 minuto...
Não tenho idéia de porque tem essa diferença.GOSTEI 0
Rodrigoxcruz
26/08/2005
A dll é: qtintf90.dll, nem sei se tem alguma coisa haver, mas o windows 98 falou q faltava essa dll. Eu acho q antes o programa ja funcionava, é q eu não esperava quase um minuto pra aparecer no Server. Agora fiquei decepcionado com esse tempo. Fora o ServerSocket e o ClientSocket não tem outra forma de fazer isso?
GOSTEI 0
Rodrigoxcruz
26/08/2005
ah! se possível gostaria de adicioná-lo no msn. Tem algum problema? ou vc mesmo pode me adicionar: ospiratta@hotmail.com
Obrigado
Obrigado
GOSTEI 0
Cassab
26/08/2005
O problema está na versão do Windows 98 .. faça um UPDATE que irá funcionar .. vc precisa do Service Pack 2 ... clique no botao iniciar, e depois em Windows Update.
Tive este problema em várias máquinas, quebrei a cabeça por semandas, até que atualizei 1 .. funcionou .. atualizei todas as outras .. agora, todas estão funcionando normalmente.
Tive este problema em várias máquinas, quebrei a cabeça por semandas, até que atualizei 1 .. funcionou .. atualizei todas as outras .. agora, todas estão funcionando normalmente.
GOSTEI 0