SocketConnection...qual IP definir no Cliente?
Fala pessoal, seguinte: Estou utilizando o SocketConnection na minha aplicação cliente para acessar um servidor remotamente. O problema é que está dando um erro na tentativa de acesso (Windows Socket Error: (10060), on API ´connect´), está tudo correto, o Borland Socket Server está rodando na maquina servidora e tudo......nesse caso gostaria de saber se o IP que deve ser utilizado no Host do SocketConnection é o da minha LAN ou o IP da maquina na internet ?
Tchelllo
Curtidas 0
Respostas
Massuda
27/04/2005
...erro na tentativa de acesso (Windows Socket Error: (10060), on API ´connect´)
10060 significa timeout... geralmente ocorre quando o IP especificado como sendo o do servidor não pode ser localizado....gostaria de saber se o IP que deve ser utilizado no Host do SocketConnection é o da minha LAN ou o IP da maquina na internet ?
Precisa ser um IP ´visível´ para a máquina cliente. Se a máquina cliente está na LAN junto com o servidor, seria mais eficiente usar o IP do servidor na LAN (teste no prompt do DOS usando o comando PING ip_do_servidor). Mesmo o IP estando correto, outras coisas podem impedir a conexão, como por exemplo, um firewall entre a máquina cliente e o servidor.GOSTEI 0
Tchelllo
27/04/2005
Olá Massuda
Vou explicar minha situação pra vc. Aqui na empresa, tenho conexão ADSL configurada em um servidor WinXP, com 2 placas de rede, uma ligada ao modem, e outra ligada ao HUB. No servidor tenho um proxy compartilhando a conexão que chega nesse servidor. Esse servidor tem na placa ligada ao modem, a configuração de IP automática. Já na outra ligada ao HUB, tem um IP fixo, (ex. 192.168.0.1). As demais maquinas da rede seguem a mesma numeração...apenas mudando o final. Na minha rede, tenho outro servidor com Win 2003 Server, nele é que vou instalar o servidor de aplicação. A configuração IP desse server 2003 segue a mesma das demais maquinas (192.168....)....apenas mudando o final...a minha dúvida é a seguinte: como o host do server 2003 não é ´visível´ na internet, só na minha rede local....qual o host que deve colocar no socketconnection para funcionar? ....teria de ser o IP da maquina servidora de internet?....se for, terei que deixá-la como servidora da aplicação?
Vou explicar minha situação pra vc. Aqui na empresa, tenho conexão ADSL configurada em um servidor WinXP, com 2 placas de rede, uma ligada ao modem, e outra ligada ao HUB. No servidor tenho um proxy compartilhando a conexão que chega nesse servidor. Esse servidor tem na placa ligada ao modem, a configuração de IP automática. Já na outra ligada ao HUB, tem um IP fixo, (ex. 192.168.0.1). As demais maquinas da rede seguem a mesma numeração...apenas mudando o final. Na minha rede, tenho outro servidor com Win 2003 Server, nele é que vou instalar o servidor de aplicação. A configuração IP desse server 2003 segue a mesma das demais maquinas (192.168....)....apenas mudando o final...a minha dúvida é a seguinte: como o host do server 2003 não é ´visível´ na internet, só na minha rede local....qual o host que deve colocar no socketconnection para funcionar? ....teria de ser o IP da maquina servidora de internet?....se for, terei que deixá-la como servidora da aplicação?
GOSTEI 0
Massuda
27/04/2005
Eu não entendi se os clientes que vão acessar seu servidor de aplicação estão na internet ou na rede local.
Se seus clientes estiverem na internet, a única forma deles acessarem seu servidor de aplicação é hospedar ele numa máquina visível na internet (pelo que entendi, sua máquina ligada ao modem ADSL).
Como essa máquina usa IP dinâmico, para os clientes na internet obterem seu IP é recomendável utilizar um serviço de DNS dinâmico como o oferecido pelo [url=http://www.no-ip.com/]www.no-ip.com[/url]; nesse caso, você usa o serviço de DNS para converter um endereço do tipo algumacoisa.no-ip.com em um IP.
Na minha rede, tenho outro servidor com Win 2003 Server, nele é que vou instalar o servidor de aplicação. A configuração IP desse server 2003 segue a mesma das demais maquinas (192.168....)....apenas mudando o final...
Nessa situação, apenas os clientes que estiverem na rede local podem acessar o servidor de aplicação (essa máquina não é visível na internet). Portanto, o IP a configurar nos clientes é o dessa máquina, no caso, 192.168...Se seus clientes estiverem na internet, a única forma deles acessarem seu servidor de aplicação é hospedar ele numa máquina visível na internet (pelo que entendi, sua máquina ligada ao modem ADSL).
Como essa máquina usa IP dinâmico, para os clientes na internet obterem seu IP é recomendável utilizar um serviço de DNS dinâmico como o oferecido pelo [url=http://www.no-ip.com/]www.no-ip.com[/url]; nesse caso, você usa o serviço de DNS para converter um endereço do tipo algumacoisa.no-ip.com em um IP.
GOSTEI 0
Tchelllo
27/04/2005
Os clientes são da internet. Nesse caso, não dá certo eu utilizar um servidor como o IIS e no host do SocketConnection definir como configurado no servidor ?
GOSTEI 0
Kapak
27/04/2005
Aproveitando o gancho, estou + na mesma enrascada.
Tenho um ServerSocket numa máquina 10.0.0.1 e vários ClientSocket em máquinas 10.0.0.(2..n). A intranet funciona perfeitamente. Quando o modem está na placa de rede da máquina 10.0.0.1, os Clients de fora se conectam ao ServerSocket pelo IP da internet normalmente.
Acontece que em uma empresa ligaram o modem no Hub e o compartilharam p/ todas as máquinas da intranet. Com isto, a máquina do ServerSocket(10.0.0.1) não consegue enxergar o IP da internet.
Alguém saberia como fazer p/ que o modem que está no Hub enviar esta conexão do Client externo p/ a máquina do ServerSocket ?
Tenho um ServerSocket numa máquina 10.0.0.1 e vários ClientSocket em máquinas 10.0.0.(2..n). A intranet funciona perfeitamente. Quando o modem está na placa de rede da máquina 10.0.0.1, os Clients de fora se conectam ao ServerSocket pelo IP da internet normalmente.
Acontece que em uma empresa ligaram o modem no Hub e o compartilharam p/ todas as máquinas da intranet. Com isto, a máquina do ServerSocket(10.0.0.1) não consegue enxergar o IP da internet.
Alguém saberia como fazer p/ que o modem que está no Hub enviar esta conexão do Client externo p/ a máquina do ServerSocket ?
GOSTEI 0
Massuda
27/04/2005
Os clientes são da internet. Nesse caso, não dá certo eu utilizar um servidor como o IIS e no host do SocketConnection definir como configurado no servidor ?
Não tenho experiência com IIS para poder responder.Sei que o Socket Server utiliza uma porta própria para receber os clientes. O que você pode fazer, é instalar o socket server e seu servidor de aplicação na máquina ligada à internet ou instalar nessa máquina ligada na internet um programa como o [url=http://www.analogx.com/contents/download/network/pmapper.htm]PortMapper[/url] que pode ficar escutando a porta que seria do Socket Server e redirecionar os dados que chegam para a máquina que você está usando atualmente como servidor de aplicação.
Com relação ao IP a ser configurado nos clientes, precisa ser o IP dinâmico do seu modem ADSL e a melhor solução seria usar o DNS dinâmico que citei no meu post anterior.
Precisa verificar se tem firewall ou se o provedor do serviço de ADSL permite que você tenha um servidor ligado na internet (alguns provedores bloqueiam conexões ´entrantes´).
GOSTEI 0
Massuda
27/04/2005
...Acontece que em uma empresa ligaram o modem no Hub e o compartilharam p/ todas as máquinas da intranet...
Não tenho muita experiência com equipamentos de rede para poder responder.GOSTEI 0