Socorro - erro geral. O FB não aceita inclusão...
Galera a minha app é baseada em:
D7 + Dbexpress + ClientDataSet + Fb 1.5 rc5
Tudo funcionava perfeitamente, todos os usuários estavam fazendo os lançamentos, enquanto eu da minha estação, estava fazendo algumas modificações na app.(eu estava conectado ao db verdadeiro on-line)
De repente ao mandar rodar a minha app, a máquina travou e tive q resetar.
Depois disto, as estações não conseguem mais incluir nada no cadastro de carros e nem dar um locate no cadastro de clientes.
No caso do locate ele diz :
Delphi Exception EVariantBadVarTypeError ????
olha como eu faço o locate
if dmcarros.cdclientes.locate(´CLINOME´,EDNOME.TEXT,[])
E no caso da inclusão de carros, ele deixa fazer tudo. confirma os dados
incrementa o generator no banco de dados, mas não grava nada na tabela.
Estou usando a técnica de inserir no clientdataset e no evento after post do mesmo do um applyupdates(-1)
O q pode ser isto?
O mais engraçado q na tabela de movimentos está tudo ok. Eu posso incluir e pesquisar a vontade q nãi dá erro.
Agradeço a ajuda.
D7 + Dbexpress + ClientDataSet + Fb 1.5 rc5
Tudo funcionava perfeitamente, todos os usuários estavam fazendo os lançamentos, enquanto eu da minha estação, estava fazendo algumas modificações na app.(eu estava conectado ao db verdadeiro on-line)
De repente ao mandar rodar a minha app, a máquina travou e tive q resetar.
Depois disto, as estações não conseguem mais incluir nada no cadastro de carros e nem dar um locate no cadastro de clientes.
No caso do locate ele diz :
Delphi Exception EVariantBadVarTypeError ????
olha como eu faço o locate
if dmcarros.cdclientes.locate(´CLINOME´,EDNOME.TEXT,[])
E no caso da inclusão de carros, ele deixa fazer tudo. confirma os dados
incrementa o generator no banco de dados, mas não grava nada na tabela.
Estou usando a técnica de inserir no clientdataset e no evento after post do mesmo do um applyupdates(-1)
O q pode ser isto?
O mais engraçado q na tabela de movimentos está tudo ok. Eu posso incluir e pesquisar a vontade q nãi dá erro.
Agradeço a ajuda.
Aledeol
Curtidas 0
Respostas
Afarias
13/11/2003
é muito provável q vc corrompeu seu banco de dados.
use o GFIX (ou o IBConsole ou outra ferramenta administrativa) para tentar corrigir seu banco (primeiro faça uma cópia do seu arquivo)::
para ver se há erros::
GFIX arquivo.gdb -v -f -user sysdba -password suasenha
para corrigi-los::
GFIX arquivo.gdb -m -i -user sysdba -password suasenha
depois faça um backup (GBAK) e restaure sua base de dados.
para ler mais informações sobre corrupção e correção de bancos interbase, veja alguns artigos e faqs no site::
http://www.firebase.com.br/
T+
use o GFIX (ou o IBConsole ou outra ferramenta administrativa) para tentar corrigir seu banco (primeiro faça uma cópia do seu arquivo)::
para ver se há erros::
GFIX arquivo.gdb -v -f -user sysdba -password suasenha
para corrigi-los::
GFIX arquivo.gdb -m -i -user sysdba -password suasenha
depois faça um backup (GBAK) e restaure sua base de dados.
para ler mais informações sobre corrupção e correção de bancos interbase, veja alguns artigos e faqs no site::
http://www.firebase.com.br/
T+
GOSTEI 0
Aledeol
13/11/2003
Obrigado Afarias,
valeu pela dica, mas realmente perdi os dados e voltei a estaca zero.
valeu pela dica, mas realmente perdi os dados e voltei a estaca zero.
GOSTEI 0
Afarias
13/11/2003
:shock: perdeu os dados??? :?
não conseguiu recuperar de forma nenhuma??? em geral, mesmo nas piores ´catastrofes´ é possível recuperar a maior parte da informação...
bom, é uma pena... espero q tenha visto o artigo sobre corrupção (as causas e como evitar)
Abraço.
não conseguiu recuperar de forma nenhuma??? em geral, mesmo nas piores ´catastrofes´ é possível recuperar a maior parte da informação...
bom, é uma pena... espero q tenha visto o artigo sobre corrupção (as causas e como evitar)
Abraço.
GOSTEI 0