Software que usa arquivos de extensão GDB, montar rede.

Firebird

28/03/2010

Olá pessoal,   Tenho um software que usa arquivos com extensão gdb, ou seja usa essa base de dados, e para ele funcionar é obrigatorio ter o firebird instalado. Como faço para usar esse software em rede?      Aguardo resposta, meu msn é : brunodecamposbarreto@hotmail.com, se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.     Sem mais.
Bruno Barreto

Bruno Barreto

Curtidas 0

Respostas

Robson Catunda

Robson Catunda

28/03/2010

Extensões .GDB são, na verdade, referentes ao interbase.

Como o firebird herdou muito do interbase, manteve a possibilidade de trabalhar com essa extensão para manter a compatibilidade dos sistemas.

A extensão padrão do firebird é a .FDB, mas pode ser utilizada qualquer outra extensão que vc queira.

Para utilizar o firebird em rede é necessário apenas que vc instale o firebird server na máquina servidora e o firebird client nas demais máquinas da rede.

Mas como é muito comum a utilização de redes ponto-a-ponto, que não utilizam um servidor único, pode-se instalar
o firebird server em todas as máquinas mesmo, dando assim a possibilidade de acessar o firebird localmente qdo as maquinas não estão logadas na rede.

O acesso ao bando de dados é atraves do protocolo tcp/ip.

ip_do_servidor:drive_do_servidor:\caminho\nome_do_banco.extensão

Exemplos:

127.0.0.1:c:\sistemas\vendas\base\vendas.fdb  (Esse exemplo acessa o banco vendas.fdb localmente)

192.168.15.26:c:\sistemas\vendas\base\vendas.fdb  (Esse exemplo acessa o banco vendas.fdb remotamente)
GOSTEI 0
Robson Catunda

Robson Catunda

28/03/2010

Só completando.....

É necessário liberar a porta de acesso do Firebird no firewall da máquina servidora.

Por padrão a porta é a 3050... mas vc pode muda-la se preferir.
GOSTEI 0
Bruno Barreto

Bruno Barreto

28/03/2010

O acesso ao bando de dados é atraves do protocolo tcp/ip.

ip_do_servidor:drive_do_servidor:\caminho\nome_do_banco.extensão

Exemplos:

127.0.0.1:c:\sistemas\vendas\base\vendas.fdb  (Esse exemplo acessa o banco vendas.fdb localmente)

192.168.15.26:c:\sistemas\vendas\base\vendas.fdb  (Esse exemplo acessa o banco vendas.fdb remotamente)
  Olha só onde configuro para por o caminho???, no software não tem a opção, e no firebird não achei.
GOSTEI 0
Bruno Barreto

Bruno Barreto

28/03/2010

Robson se der me adc no msn, brunodecamposbarreto@hotmail.com
GOSTEI 0
Bruno Barreto

Bruno Barreto

28/03/2010

Obrigado, consegui fazer a rede, porém para softwares que usa BD do interbase com arquivos de extensões GDB, o driver em OBDC mais confiavel e sem erros seria um driver do interbase, usando o Firebird com driver do interbase, assim evita alguns erros de sql,  driver usado foi o driver interbase 5.0.     Desde já Agradeço.
GOSTEI 0
POSTAR