Solucao em firebird

Firebird

17/09/2004

Tenho um arquivo .bat executando em meu cliente, sendo que este bat é executado uma vez por semana
para o backup semanal (tem o diario tambem).

e neste bat utilizo o GFIX -SWEEP
o GFIX -MEND -FULL
e o proprio GBAK -BACKUP

com estes 3 comandos , esta é a melhor opção que tenho ou existem outros comandos
que melhoram ainda mais meu banco de dados?

Alguém sugere outras soluções?

obrigado.

Bruno_solucao

Bruno_solucao

Curtidas 0

Respostas

Fsflorencio

Fsflorencio

17/09/2004

Não gosto muito da idéia de usar como backup o arquivo.gbk, pois já fiquei na mão por não conseguir restaurar o gbk.
Tinha um problema de inconsistência das constraints e não restaurava as constraints, mas os dados pelomenos restauraram. Isto acontece quando se cria um campo novo not null com registrso na tabela e não se atualiza com um valor padrão.

GOSTEI 0
Martins

Martins

17/09/2004

Não gosto muito da idéia de usar como backup o arquivo.gbk, pois já fiquei na mão por não conseguir restaurar o gbk. Tinha um problema de inconsistência das constraints e não restaurava as constraints, mas os dados pelomenos restauraram. Isto acontece quando se cria um campo novo not null com registrso na tabela e não se atualiza com um valor padrão.

Certo colega.... Qual a sua solução? Gravar todo fim de semana a base para um CD-RW? Se for possível, vc poderia nos ajudar pois faço +/- o mesmo q o colega: [b:94c402ac22]bruno_solucao[/b:94c402ac22]
GFIX -SWEEP o GFIX -MEND -FULL e o proprio GBAK -BACKUP

Contamos com a ajuda de todos neste FORUM...

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

17/09/2004

Eu primeiro dou o SWEEP no banco e depois faço o Backup via API do banco (usando os componentes da paleta IBX), por último, uso o Zipmaster para zipar o backup para disquete ou CD-RW

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

17/09/2004

|com estes 3 comandos , esta é a melhor opção que tenho ou existem
|outros comandos que melhoram ainda mais meu banco de dados

Está ok seu procedimento.

Só não utilizaria o ´GFIX -MEND -FULL´ que é um procedimento de preparação de bancos corrompidos e tem de ser executado sem conexões no banco de dados.

E, [b:275148dbb5]dependendo da aplicação[/b:275148dbb5], faria um ´restore´ no banco de dados de tempos em tempo (algo como 6 em 6 meses por exemplo)

|Não gosto muito da idéia de usar como backup o arquivo.gbk, pois já
|fiquei na mão por não conseguir restaurar o gbk.

Vc quer dizer: utilizar o backup on-line do FB -- Esta é a única forma SEGURA de realizar backups no Firebird, além de permitir fazê-lo sem a necessidade de desconectar os usuários (on-line).

|Tinha um problema de inconsistência das constraints e não restaurava
|as constraints, mas os dados pelomenos restauraram

Pra isso vc tem as opções NO_VALIDITY (-N) ... e/ou INACTIVE (-I)

T+

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

17/09/2004

Só pra complementar, já q vc está fazendo um SWEEP, pode ´acelerar´ o processo de backup usando o parâmetro -G (-GARBAGE_COLLECT)

gbak -backup -g {...}

T+

GOSTEI 0
POSTAR